Zoom indica em Ar Condicionado

Ar condicionado portátil é bom?

Veja como o ar condicionado portátil funciona e descubra se ele é bom para sua casa.

Ar condicionado portátil
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Um dos motivos mais comuns para se pensar em comprar um ar condicionado portátil é quando o prédio não permite a instalação de um ar condicionado por conta da fachada ou por regras de condomínio. Prédios antigos ou casas pré-projetadas também podem sofrer essa limitação.

Mas, se você é uma daquelas pessoas que faz de tudo para não entrar no quebra-quebra que uma obra exige, também pode considerar a opção de ter um ar condicionado portátil e dizer não às obras de instalação e buracos na parede.

Nós reunimos alguns detalhes para você descobrir se um ar condicionado portátil é bom para a sua casa. Confira!

Modelos de ar condicionado portátil

Mobilidade é um ponto a favor

O ar condicionado portátil permite mais liberdade e mobilidade para carregar o aparelho do quarto para a sala ou até mesmo para a casa de praia. Essa é uma vantagem, também, para quem mora sozinho e não quer investir em um ar condicionado para cada cômodo.

A desvantagem é que muitos modelos pesam acima de 30kg. Mas, como eles costumam vir com rodinhas, o transporte acaba sendo facilitado.

Mas, como o ar condicionado portátil funciona?

Ar condicionado portátil, ar condicionado split, ou ar condicionado de janela? Se você tem dúvidas sobre qual modelo escolher, vale lembrar que o modelo portátil funciona da mesma maneira que os tradicionais - trocando o ar quente por ar frio - e também pode ser uma boa opção para o seu cômodo.

A única diferença é que, como os condensadores do split e do ar condicionado de janela/parede ficam do lado de fora, o atingimento da temperatura do lado de dentro acaba sendo ainda mais eficiente do que o do ar portátil.

Outro ponto que muita gente não sabe é que, mesmo sendo portátil, este tipo de condicionador de ar exige um tubo extensor para fazer a troca de calor entre o ambiente interno e o externo, que deve ficar posicionado para fora da janela ou da varanda.

Mesmo assim, a instalação do ar condicionado portátil é muito mais simples, sem buracos na parede, e acaba compensando.

Enquanto está em uso, o condicionador de ar portátil acumula água. Geralmente, eles já possuem um reservatório de água próprio, capaz de armazenar até 20 litros, de acordo com o modelo escolhido.

Quando o reservatório de água fica cheio, o aparelho desliga automaticamente para que você possa esvaziá-lo. Uma alternativa para que ele não desligue sozinho é adaptar uma mangueira para levar a água até um ralo ou outro local apropriado.

Escolha o ar condicionado portátil ideal para o seu cômodo

Na hora de escolher o seu ar condicionado portátil é muito importante verificar se a potência em BTUs está de acordo com o tamanho dos ambientes onde você pretende utilizá-lo e se o tubo de exaustão é adequado para os tipos de saída que você vai usar para eliminar o ar quente.

Outro ponto importante é considerar que o ar condicionado portátil é um aparelho tem motor próprio e aquece. Por isso, também precisa ser incluído na hora de calcular a melhor capacidade para o ambiente. Por exemplo, se seu ambiente precisar de um ar de 9.000 BTUs, opte por um de 10.000 BTUs.

Leia também: Como escolher ar condicionado com a capacidade certa?

 

Existem modelos com várias capacidades, inclusive com 12.000 BTUs, como é o caso deste ar condicionado portátil Consul.

E aí, descobriu se, para sua casa, o ar condicionado portátil é bom? Aproveite que aqui no Zoom tem muitos modelos para você comparar preços e faça a melhor escolha!

A análise foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em ar condicionado