Entenda antes de comprar em Ar Condicionado

Como instalar um ar condicionado?

A instalação do ar condicionado vai ficar mais prática com essas dicas.

Instalar ar condicionado

Nada melhor do que um condicionador de ar para encarar tantas variações climáticas. Mas para que ele funcione corretamente e não traga dores de cabeça, é necessário levar em conta alguns fatores na hora de instalar o ar condicionado.

Qual ar condicionado escolher?

Sendo assim, você precisa considerar a quantidade de pessoas que vivem no local, as dimensões do cômodo onde você vai realizar a instalação do ar condicionado, a incidência de luz solar no local, além da presença ou não de equipamentos eletrônicos no ambiente.

É de extrema importância também que um técnico acompanhe esse processo de instalação, principalmente se for um ar condicionado split, composto por duas partes que precisam ser encaixadas separadamente. O profissional saberá indicar a você, no momento de instalar o ar condicionado, qual a melhor altura ou a posição em que o aparelho deverá ficar.

Além disso, é também mais garantido deixar por conta de um especialista a conexão dos cabos, o que reduz os riscos para os moradores da casa.

Onde instalar o ar condicionado?

De um modo geral, o ar que sai do aparelho nunca deve ser liberado direto nas pessoas, portanto, ao instalar o ar condicionado no quarto, ele deve ficar sobre a cabeceira. Já na sala, acima do sofá. Na sala de jantar, o equipamento não pode ser colocado em local muito próximo à mesa.

Também é importante lembrar que você não deve instalar o ar condicionado logo acima de aparelhos eletrônicos, como televisores ou aparelhos de som, pois eles podem ser danificados pela água que eventualmente saia do equipamento.

Os aparelhos de ar condicionado devem ser posicionados de modo que fiquem distantes da parede e do teto, indicações que variam de acordo com o modelo do produto e que podem ser verificadas no manual. É interessante também que a instalação do ar condicionado seja em um espaço de fácil acesso, permitindo que a limpeza e troca do filtro sejam simples e práticas.

Outra dica é em relação à direção do aparelho: especialistas explicam que, ao instalar o ar condicionado, o aparelho deve ser colocado sempre em paredes voltadas para o leste ou para o sul, áreas onde os raios solares não incidem com tanta força. Com relação aos aparelhos de ar condicionado split, é recomendável que a parte instalada do lado de fora não receba muita luz do sol.

É importante ainda que tanto a parte interna quanto a externa não estejam voltadas para locais fechados ou estreitos, como corredores e garagens, o que pode causar danos ao ar condicionado.

Qual condicionador de ar comprar?

Se você optar por um ar condicionado de janela para o seu ambiente, há modelos que já vêm com um painel que dispensa moldura. Isso facilita no momento da instalação do ar condicionado, além de deixar a decoração do ambiente mais leve.

Outra opção, e que pode ser bem útil para quem não quer complicação, é o ar condicionado portátil. Esse tipo de condicionador de ar é interessante para quem não pode instalar um ar condicionado, já que, por exemplo, vive de aluguel ou mora em um prédio mais antigo. O ar condicionado portátil tem a vantagem de evitar aquele quebra-quebra, além de não ser necessário obras de instalação e buracos na parede.

Então, viu como instalar o ar condicionado pode ser prático? Aproveite essas dicas, mas não deixe de chamar o técnico para realizar a instalação. Assim você evita problemas e garante um ambiente com clima agradável durante o ano todo.

Top 5 em ar condicionado