Zoom indica em Celular e Smartphone

4 maneiras de transferir arquivos entre seu celular e o computador

Saiba como conectar o celular no PC e passar seus arquivos para o computador.

Transferir arquivos do celular para PC
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

São tantas as funcionalidades, que alguns smartphones são como computadores para levar no bolso. Adiantar estudos ou trabalhos no celular é bem comum, fora tirar várias fotos, ouvir músicas, fazer vídeos... Mas é bem capaz de chegar aquele momento em que você quer ver tudo na tela grande ou precisa passar um trabalho para o PC ou notebook.

E podemos contar com diversas formas de fazer isso. As mais comuns são: o encaminhamento por e-mail, Bluetooth e o armazenamento em nuvem, que permite que você acesse qualquer tipo de conteúdo, por meio de aplicativos, tanto no smartphone quanto no computador.

Fomos além desses e separamos algumas tecnologias que auxiliam não só no compartilhamento de planilhas, apresentações, fotos e vídeos, como também na exibição deles em uma tela maior. Confira:

DLNA: para quem não quer saber de cabos

Uma transferência simples e sem cabos, é isso que promete a tecnologia DLNA. Estabelecida pela Sony, foi logo aderida por marcas como LG, Nokia, Samsung, entre várias outras.

A ideia é que arquivos sejam passados entre dispositivos sem usar fios, desde que estejam conectados em uma mesma rede Wi-Fi e relativamente próximos. Mas é essencial que os dois tenham a certificação necessária, por isso, se você ficou interessado em adquirir algum modelo de celular com DNLA, lembre-se de procurar o selo indicativo em sua embalagem e garantir que o seu PC ou notebook também tenha essa tecnologia.

Aqui no Zoom você encontra vários modelos de celulares que contam com DLNA, e um deles é o celular Microsof Lumia 640XL. Ele vai oferecer boa navegação por sites e apps do sistema operacional Windows com boa velocidade (graças ao processador quad core), além de ter ótimas câmeras, com 13MP na principal e 5MP na câmera frontal. Pronto, com este celular Microsoft suas selfies podem ter ótima qualidade, e vão ser passadas com facilidade para o seu notebook ou PC.

NFC: transfere arquivos e transforma seu celular em uma carteira

Em um primeiro momento, a tecnologia NFC foi pensada para agilizar pagamentos em alguns estabelecimentos comerciais, como cinemas, teatros e lojas. Ao contrário do DNLA, que não exige tanta proximidade, para o NFC ser reconhecido é preciso que os aparelhos se encostem ou estejam bem próximos.

Além de serem usados para realizar compras em alguns lugares do mundo, celulares com NFC ainda reconhecem códigos visuais, conhecidos como tags, que podem ter mais conteúdo sobre um determinado assunto ou trazer um comando, como iniciar uma lista de reprodução dentro do seu smartphone. Mas seu uso mais popular é mesmo o compartilhamento de arquivos entre outros celulares e computadores.

Você pode experimentar o NFC com o smartphone Sony Xperia M2 Aqua, um modelo com bom custo/benefício, que apostou em uma configuração mais simples, mas sem abrir mão de ótimas características, como o processador quad core e a internet 4G. E nada de sair correndo na chuva, ou se arrepender de pular na piscina: este celular Sony é à prova d'água, e aguenta até 30 minutos em uma profundidade de até 1,5m.

MHL: o conteúdo do seu smartphone em alta definição

Voltado para a interação entre dispositivos móveis e aparelhos com tela HD, celulares com MHL estão conquistando espaço, e essa tecnologia já pode ser vista em alguns smartphones. O MHL garante qualidade de áudio e imagem ao transferir vídeos e fotos, por exemplo, para o seu computador ou notebook com tela de alta definição.

E quem curte alta qualidade de imagem, seja no computador ou no celular, vai gostar muito da tela de 5,5" do smartphone LG G3, que tem resolução de 2560x1440. Também chamada de Quad HD, ela é ainda maior que a Full HD, e vai garantir que você tenha ótima imagens ao ver vídeos ou abrir games no celular. Aliás, nada neste celular LG é pouco: ele acessa a rede 4G, o processador é um quad core, são 2GB de memória RAM, 16GB de armazenamento e câmera principal de 13MP que faz vídeos em 4K.

USB 3.0: transferências 10 vezes mais rápidas

Mas se você prefere o bom e “velho” cabo USB, a tecnologia SuperSpeed USB, ou USB 3.0, garante dar conta da transmissão de arquivos que a conexão comum já não atendia mais, como vídeos em alta definição.
Sua taxa de transferência é 10 vezes mais rápida, graças aos fios a mais dentro do seu cabo, que trazem mais velocidade ao processo. É importante lembrar que a entrada do computador e o cabo que será utilizado precisam ser compatíveis com o USB 3.0.

Um celular com recursos bem completos, e que não deixou de fora o USB 3.0 (mas atenção: o cabo precisa ser comprado separadamente), é o Samsung Galaxy S5. Com esse smartphone, você vai ter funções bem modernas para aproveitar. Quer tirar uma foto para publicar nas redes sociais? O Galaxy S5 tem uma câmera de 16MP e também filma em 4K. E para você ter alto desempenho, o modelo de celular Samsung é mais um que vem com processador quad core e 2GB de RAM, e internet 4G, claro!

Com todas essas dicas, deu para perceber que há muitas maneiras de transferir vários dos seus arquivos do celular para o PC. É legal também lembrar que algumas dessas conexões também são compatíveis com vários modelos de TV Full HD ou mesmo TVs 4K, uma ótima maneira de ver todo o conteúdo do seu celular em uma tela grande, com altíssima qualidade de imagem.

 

Quer conhecer outros produtos? Então continue no Zoom e compare preços, para mandar bem na hora da compra!

Top 5 em celular e smartphone