Zoom indica em Celular

Como expandir a memória do celular?

Os cartões de memória dão mais espaço para você guardar o que quiser.

Cartão de memória para celularHoje, os celulares estão ficando cada vez mais parecidos com os computadores em matéria de poder de processamento e gráficos.

Com seus componentes miniaturizados, eles são peças incríveis de comunicação, entretenimento e trabalho. Mas pra tudo isso funcionar, assim como os PCs, precisam de espaço para guardar informações.

Os dados dos cartões de memória para celular guardam arquivos de música, fotos e vídeos, principalmente. Mas eles também podem armazenar informações de contato, arquivos de configuração e pastas de sistema do celular.

Se você tiver curiosidade, dá para acessar o cartão de memória do celular pelo computador, transferir outros tipos de arquivos e transformá-lo em uma espécie de pen drive, por exemplo.

Os aparelhos normalmente possuem uma pequena memória interna. Uma grande exceção é o iPhone, que possui uma grande capacidade de armazenamento, com alguns gigabytes de memória interna, mas que não possibilita expansão dessa memória. Normalmente, os celulares com leitor de cartão de memória, variam em formato e, claro, preço. Confira os principais.

SD

Esse é um dos formatos de cartões de memória para celular desenvolvido em 1999 pela Sandisk, Toshiba e Matsushita para concorrer com os cartões desenvolvidos pela Sony, o Memory Stick. O cartão SD é um padrão comum de ser encontrado não só em celulares, mas em diversos tipos de eletrônicos, como câmeras digitais. São cartões do tamanho de um polegar e em formato retangular. É comum encontrar cartões de até 2GB, mas podem armazenar até 4GB de dados. São os cartões mais baratos do mercado.

SDHC

Essa é uma variação do cartão SD com mais capacidade de armazenamento de dados. HC significa High Capacity (Alta Capacidade). Esse cartão de memória para celular atualmente comporta de 4GB a 32GB de dados.

Micro SD / Mini SDHC / Micro SDHC

Variações miniaturizadas do cartão SD. O pequeno cartão de memória para celular possui três formatos diferentes: Micro SD, Mini SDHC e Micro SDHC, com o mesmo princípio de armazenamento dos cartões SD e SDHC padrões. Os cartões Micro SDHC são extremamente populares e são compatíveis com uma grande variedade de celulares. Atualmente armazenam até 16 GB de dados. Normalmente é preciso de um adaptador para leitura por computadores com entrada compatível. Esse adaptador tem o formato de um cartão SD, com uma entrada na base para inserção.

Memory Stick Micro M2

A Sony possui seu próprio padrão de cartões de armazenamento, denominado Memory Stick. Nos celulares Sony Ericsson mais recentes, é comum encontrar o formato Memory Stick Micro M2. De tamanho parecido aos cartões Micro SDHC, conseguem guardar até 32 GB de dados. Mas é comum encontrar variações que giram entre 1, 2, 4, 8 e 16 GB de capacidade.

Top 5 em celular