Logo Buscapé
Logo Buscapé

O carregamento rápido do celular é um recurso cada vez mais popular nos smartphones. Com a maior necessidade do uso diário dos aparelhos, os usuários não querem mais ficar dependentes de tomadas o tempo todo. Por isso, as marcas buscaram entender como fazer o celular carregar mais rápido e disponibilizaram tecnologias turbo.

Atualmente, diversas fabricantes, como Samsung, Apple e Motorola, têm seus próprios dispositivos de carregador turbo. Nem todos os telefones usam o mesmo tipo de tecnologia e nem todos os carregadores suportam os diversos padrões. Para entender melhor esse recurso e como fazer o celular carregar mais rápido, continue lendo este artigo.

Se você está com problemas na bateria do seu aparelho, saiba o que fazer para corrigir quando o celular não carrega.

O que é o carregamento rápido do celular?

Para entender o que é o carregamento rápido do celular, é preciso saber que a saída de uma carga é medida em amperagem e voltagem. Amperagem (ou corrente) é a quantidade de eletricidade que passa da bateria para o dispositivo conectado. Já a voltagem (ou tensão), é a força da corrente elétrica. Ao multiplicar volts por amperes, você terá a medida da potência total.

Carregamento rápido: celular, cabo e carregador dever ser compatíveis para funcionar (Foto: Shutterstock)

Para criar um celular com carregador turbo, as fabricantes aumentam a corrente ou variam a voltagem. Desta forma, aumentam a quantidade de energia potencial e alimentam a bateria com mais potência. A maioria dos padrões de carregamento rápido usa a variação dinâmica em vez de aumentar a amperagem. Sabendo disso, considere os seguintes pontos:

  • A maioria das tecnologias de carregamento rápido são compatíveis com portas USB 3.0 em diante. Para dispositivos menores, o USB 3.0 padrão sai em um nível de 5V / 1A.
  • A maioria dos telefones e outros dispositivos são capazes de lidar com 5V / 2.4A.
  • Assim, para carregamento rápido, a tecnologia deve aumentar a voltagem em 5V, 9V, 12V, ou aumentar a amperagem para 3A ou mais.

Além disso, você deve ter em mente que o seu telefone só consumirá a energia para a qual seu circuito de carregamento foi projetado. Portanto, mesmo que você tenha conectado o celular a um adaptador de 5V ou 3A, se ele for capaz de lidar apenas com 5V ou 2.4A, essa será a taxa na qual ele vai ser carregado.

Para que o carregamento rápido funcione, você precisa de um telefone com um circuito de carga capaz de usar um dos padrões de carregamento rápido. O adaptador e cabo também devem estar habilitados para esse mesmo padrão.

Quick Charge foi o primeiro padrão de carregamento rápido disponível (Foto: Shutterstock) 

Quais são os tipos de carregamento rápido?

Qualcomm Quick Charge

Como seus chipsets são muito difundidos do mercado de telefonia móvel, o padrão de carregamento rápido mais comum é o Quick Charge da Qualcomm. Desde o lançamento da primeira versão em 2013, o fabricante não parou de atualizar os modelos de carregador turbo.

O lançamento mais atual, o Quick Charge 5, pode atingir 50% de carga em apenas 5 minutos. Já a carga completa é atingida em aproximadamente 15 minutos em baterias com capacidade de  4.500 mAh. Este recurso torna o carregamento rápido 70% mais eficiente do que a 4ª geração da tecnologia.

Assim como o Quick Charge 4, a versão atual é compatível com cabos USB-C e também com o USB Power Delivery (USB-PD). Outra vantagem é que se tornou ainda mais seguro, pois consegue deixar o celular até 10° C mais frio do que o modelo anterior.

Turbopower da Motorola

O carregador turbo da Motorola também utiliza uma versão do Quick Charge, mas foi pensado de uma forma mais geral. Carregador, bateria e smartphone foram elaborados para o carregamento turbo e melhor funcionamento da tecnologia.

Apesar de estar disponível apenas em smartphones mais atuais, como o Moto G71 e Moto G100, o TurboPower da Motorola pode ser usado em qualquer aparelho. Porém, só vai funcionar plenamento com o carregamento rápido em modelos que suportam a tecnologia.

Além disso, o carregador turbo da Motorola tem controle térmico, que não permite que o celular esquente enquanto está ligado na tomada.

Carregamento rápido do iPhone

A partir do iPhone 8, todos os celulares da Apple são compatíveis com a tecnologia de carregamento rápido. A fabricante esclarece que há uma divisão do processo em duas partes no carregador turbo do iPhone e do iPad.

Até completar 80% da bateria, é feito o carregamento rápido. Depois, a corrente elétrica é diminuída e o aparelho passa a ser carregado de forma mais lenta até chegar aos 100%.

Geralmente, os dispositivos da Apple aceitam de 5V (padrão USB) a, no máximo, 2.1A. O carregador que costumava vir na caixa do iPhone é de 1A, enquanto os do iPad eram de 2.1A. É por isso que este último carrega mais rápido em relação ao iPhone.

No caso do iPhone 12 ou 13, para que o carregador turbo funcione é preciso ter um adaptador de alimentação com 20 W de potência. Além disso, esse modelo oferece acessórios MagSafe, um carregamento rápido que funciona por aproximação, como se fosse um ímã.

Posso trocar o cabo do carregador rápido?

Há diferentes tipos de carregador de celular e é importante que o cabo e o adaptador sejam compatíveis. Eles são pensados para serem usados juntos no smartphone para o qual foram projetados.

Por isso, antes de trocar o cabo do seu carregador turbo, verifique se há compatibilidade entre ele, o adaptador e o aparelho. Caso contrário, é melhor não correr riscos. Vale lembrar que é sempre recomendado utilizar cabos originais para evitar problemas com curto-circuito, por exemplo.

Os tipos de carregadores de celular são diferentes, mas sempre é indicado o uso de acessórios originais da marca (Foto: Shutterstock)

O carregador turbo funciona em qualquer celular?

A tecnologia Quick Charge foi desenvolvida para celulares modernos que possuem baterias capazes de absorver uma maior quantidade de energia em menor tempo.

De modo geral, antes de usar em seu aparelho um dispositivo de carregamento turbo, será necessário verificar a amperagem e a potência que o carregador costuma transferir.

Se for igual ou menor ao que o aparelho suporta, você poderá usar sem problemas. Já se for muito maior, isso poderá diminuir a vida útil da bateria e dos reguladores de energia do celular. Então, é melhor evitar.

Carregamento rápido permite atingir 50% de carga em 5 minutos (Foto: Shutterstock)

Como saber se o meu celular tem carregamento rápido?

É importante saber que nem todos os aparelhos celulares são compatíveis com esse sistema. Quando um smartphone é carregado com algum acessório sem suporte à tecnologia, o aparelho carrega normalmente, mas não na velocidade que o carregamento turbo permite.

Para identificar com precisão se o seu aparelho é compatível com alguma dessas tecnologias, é necessário ter mais informações do fabricante. Atualmente, é possível encontrar celulares de diversas marcas, como Xiaomi, LG e Samsung, e em diferentes faixas de preço com carregamento rápido.

Saiba tudo sobre celulares com tecnologia NFC e como ela facilita pagamentos.

Como ativar o carregamento rápido?

Alguns smartphones permitem que o usuário decida se quer ou não ativar o carregamento rápido. É o caso dos celulares Galaxy, da Samsung, com interface OneUI.

Se quiser usar esse recurso, acesse "Configurações". Em seguida "Assistência do aparelho" ou "Cuidados com o dispositivo" e toque no ícone "Bateria". Então, é só selecionar o modo de carregamento rápido.

Em outros aparelhos Android, pode ser diferente. Mas basta buscar as configurações do dispositivo para encontrar as preferências do uso da bateria.

Seu celular está com carregamento lento e você quer um mais potente? Veja 15 modelos de smartphones com até 5.000 mAh de bateria para comprar.

O que acontece com o carregamento rápido sem fio?

O carregamento sem fio é conveniente, mas pode ser mais lento. A maioria dos carregadores wireless que não possuem ventiladores ou sistemas de resfriamento estão limitados a velocidades de carregamento baixas de 5V / 1A. Dependendo do dispositivo que você possui, o padrão de carregamento rápido pode variar.

Verifique a compatibilidado do seu telefone, então veja se seu adaptador de parede suporta o mesmo padrão. Geralmente, este quesito estará no rótulo do dispositivo. Em seguida, certifique-se de que seu cabo é compatível.

Se você precisar comprar um novo adaptador de parede, cabo ou teclado de carregamento sem fio, anote o padrão compatível. Agora que você conhece um pouco mais sobre como funciona o carregamento rápido para celular, já tem algumas opções para manter sua bateria sempre cheia de maneira fácil.

Quais são os melhores processadores de celular? A resposta está aqui!

Como fazer o celular carregar mais rápido

E quem não tem um smartphone com carregador turbo? Como fazer o celular carregar mais rápido? Não há nada que se compare ao carregador turbo, mas há algumas coisas que podem fazer a bateria carregar em menos tempo:

  • Desligue o celular ou carregue no modo avião: assim, a internet e outras funções vão estar desligadas e poupam a bateria do aparelho;
  • Retire a capa do smartphone: ela aquece o aparelho, tornando o carregamento mais lento;
  • Não use o aparelho enquanto carrega;
  • Não utilizar entradas USB: elas são mais lentas do que a tomada e podem prolongar o tempo de carregamento;
  • Limpe a porta de entrada do carregador: poeira e outras partículas podem impactar o carregamento da bateria.
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!