Logo Zoom
Logo Zoom

O Galaxy M20 e o Galaxy M30 são dois novos celulares Samsung com lançamento em abril de 2019. Os smartphones pertencem ao segmento intermediário e têm ficha técnica parecida, compartilhando a mesma quantidade de bateria, de memória RAM e o mesmo processador.

No entanto, as diferenças existem – inclusive no preço! E entender o que muda entre os aparelhos é muito importante para saber qual deles tem o melhor custo-benefício para o seu perfil de uso.

E aí, preparado para conhecer o vencedor dessa batalha? Então, veja o nosso comparativo de especificações nas linhas abaixo.

Leia também: Galaxy M10 vs Galaxy M20: entenda a diferença entre os celulares Samsung

1. Tela Super AMOLED só no Galaxy M30

Uma grande mudança do Galaxy M20 para o Galaxy M30 diz respeito à tecnologia usada na tela. Enquanto o M20, mais básico, vem com display PLS TFT, o M30 traz painel Super AMOLED. Na prática, isso quer dizer que o Galaxy M30 deve entregar as cores mais vivas e com contrastes mais intensos.

O tom de preto em tela Super AMOLED também é mais profundo, enquanto no M20 acaba ficando mais acinzentado. A tela do M30 também promete mais economia de energia, o que auxilia na autonomia de bateria do aparelho.

Galaxy M30 tem tela Super AMOLED - Foto: Divulgação/Samsung

No tamanho, as diferenças são mínimas: o display do M30 mede 6,4 polegadas, enquanto no M20 são 6,3 polegadas. Nas duas versões, tanto a resolução quanto o formato são os mesmos: 2340 x 1080 pixels e 19.5:9.

2. Galaxy M20 cabe melhor no bolso, mas é mais pesado

O Samsung Galaxy M30 é um pouco maior que o M20, com 159 mm de altura contra 156,4 do “irmão menor”. No peso, porém, a situação se inverte, o Galaxy M20 tem 186 gramas e o M30 124 gramas.

O material de construção de ambos os celulares é vidro, na parte frontal, e corpo de plástico. As cores também são as mesmas: azul e preto.

Galaxy M20 [foto] e M30 têm corpo em plástico - Foto: Reprodução/Shutterstock

3. Modo Retrato deve ser mais preciso com Galaxy M30

A câmera é o que mais difere entre o Galaxy M20 e o Galaxy M30. Enquanto o M20 conta com câmera traseira dupla, com uma lente grande angular e outra ultra wide, o M30 chega ao mercado com câmera traseira tripla, com as mesmas duas lentes do modelo mais básico e um terceiro sensor específico para profundidade.

A configuração indica que o Galaxy M30 deve lidar melhor com o Modo Retrato, capturando com maior precisão o fundo de uma foto para aplicar o efeito desfocado.

As selfies no M30 são maiores (ele tem um sensor de 16 MP, contra 8 MP do M20). Ou seja, se você costuma editar imagens no Instagram ou qualquer outro app para celular, conseguirá manter um maior nível de detalhes com as fotos feitas pelo Galaxy M30.

A gravação de vídeos é feita em Full HD (1080p) nos dois smartphones.

4. Autonomia de bateria

Apesar de ambos os telefones contarem com a mesma capacidade de bateria (5.000 mAh), o Galaxy M30 entrega a melhor autonomia.

De acordo com as estimativas da Samsung, ele aguenta até 20 horas de uso contínuo de 4G, enquanto o Galaxy M20 chega a 17 horas (em condições ideais).

E o que é igual na ficha técnica?

Tanto o Galaxy M20 quanto o Galaxy M30 contam com sistema operacional Android 8.1 Oreo de fábrica, e receberão o Android 9 Pie. Além disso, eles têm processador octa-core de até 1,8 GHz (o Exynos 7904) e memória RAM de 4 GB. No armazenamento, são 64 GB internos e possibilidade de expansão via microSD de até 512 GB.

Galaxy M20 e M30 saem de fábrica com Android 8.1 Oreo - Foto: Reprodução/Shutterstock

Galaxy M20 vs Galaxy M30: qual celular tem melhor custo-benefício?

Depois de destrinchar todas as características dos dois smartphones intermediários da Samsung, o veredito do Zoom é de que o Galaxy M30 traz um melhor custo-benefício para quem gosta de assistir a vídeos no celular.

Isso porque sua tela Super AMOLED entrega a melhor experiência em cores, e o telefone também conta com maior autonomia de bateria para aguentar mais tempo longe das tomadas. No entanto, se bateria for o seu real foco, vale a pena dar uma olhada no Moto G7 Power da Motorola, que em nossos testes rendeu 40 horas de uso moderado e está com preço mais baixo aqui, no Zoom.

Agora, se você passa bastante tempo em escritório ou em casa, e a autonomia não é algo tão importante, o M20 cumpre sua função. O celular promete boa performance para jogos (com configurações intermediárias) e vai rodar com fluidez os apps do dia a dia. Já a bateria deve aguentar a um dia longe das tomadas sem grandes problemas.

Galaxy M20 entrega bom desempenho para jogos intermediários - Foto: Reprodução/Shutterstock

Veja abaixo o menor preço do mercado para os Galaxy M20 e M30:

Ainda não está decidido?

Se você ainda não encontrou o celular ideal para o seu dia a dia, confira outros artigos que podem te ajudar nessa missão: