Logo Buscapé
Logo Buscapé

Para quem está em busca de um celular premium da Apple, o iPhone 12 Pro é uma opção a ser considerada. Ele tem praticamente a mesma ficha técnica que a versão superior (iPhone 12 Pro Max), porém, é menor e mais barato.

O iPhone 12 Pro usa o mesmo processador dos outros celulares da linha. Diferentemente do modelo Mini e do convencional, possui um conjunto triplo de câmeras, com sensor de profundidade 3D. Em comparação com o mais avançado dessa geração da Apple (Pro Max), sua tela é menor e a bateria também. Mas nada que seja um empecilho. Abaixo, analisamos suas especificações para te ajudar a descobrir se ele é a escolha certa para você.

Em relação ao iPhone 14 Pro, modelo mais atual do iPhone, ele pode até não ter as configurações mais avançadas do mercado, porém, tem um ótimo custo-benefício.

Design nostálgico

Para quem já conhece os iPhones de modelos antigos, o iPhone 12 Pro não teve mudanças tão significativas em seu design. A empresa manteve a pintura lisa e sem detalhes. A clássica logo da maçã aparece na parte traseira.

Design do iPhone 12 Pro (Foto: Shutterstock.com)

O que pode chamar a atenção, principalmente dos fãs de longa data da empresa, são as laterais achatadas com quinas arredondadas. O visual traz toda a nostalgia do iPhone 4, lançado em 2010 e que foi sucesso de vendas.

Na parte frontal, o iPhone 12 Pro possui bordas finas para as telas. Ele mantém o entalhe retangular para alocar a câmera frontal e seus sensores.

Lateral do iPhone 12 Pro, que lembra o iPhone 4 (Foto: Divulgação/Apple)

Esse modelo também conta com proteção contra água e poeira. O acabamento em vidro e laterais em alumínio a deixa ainda mais resistente, com direito a uma camada de proteção Gorilla Glass na traseira para evitar arranhões.

Infelizmente, o celular da Apple não tem entrada para fones de ouvido, então o usuário precisa recorrer aos fones sem fio ou a um adaptador lightning.

Veja também:

Tela de alta qualidade com Super Retina XDR OLED

O iPhone 12 Pro possui uma tela de 6,1 polegadas. Seu maior destaque é a tecnologia Super Retina XDR OLED. Com ela, o celular entrega imagens com cores mais vívidas, um brilho muito alto e contraste excelente, fatores que são melhorados pelo recurso de HDR10. Ou seja, ótimo para ver filmes, séries e para jogar.

O brilho da tela do iPhone 12 Pro é um dos mais fortes do mundo (NYC Russ / Shutterstock)

A resolução da tela é de 1170 x 2532 pixels. É um pouco maior que o Full HD. Com o recurso True Tone, o celular adapta a tonalidade do painel de acordo com a luminosidade do ambiente. O iPhone 12 Pro possui uma cama anti-oleosidade e impressões digitais. A principal novidade, contudo, é a proteção Ceramic Shield. Sua resistência contra impactos é quatro vezes maior do que a tecnologia adotada em modelos anteriores.

A tela do iPhone 12 Pro não fica devendo à do iPhone 14 Pro, modelo mais atual do iPhone, oferecendo configurações semelhantes. Então até aqui o celular é uma ótima opção para quem deseja dar uma atualizada no aparelho sem gastar tanto quanto com um modelo mais novo.

Falando na linha iPhone 14, temos artigos de análise do iPhone 14 Pro Max e comparações, tanto do iPhone 14 com o Galaxy S22 quanto do iPhone 14 Pro com o Galaxy S22 Plus!

Desempenho incrível com o A14 Bionic

O iPhone 12 Pro tem um desempenho impecável. Ele usa o processador Apple A14 Bionic, feito em 5 nanômetros com 11,8 bilhões de transistores. O componente também entrega uma boa eficiência energética. Isso resulta em mais autonomia de bateria para o usuário.

Esse processador usa uma rede neural para aperfeiçoar o desempenho. Por isso, está 80% mais rápido que o da geração anterior. Além disso, os aceleradores de aprendizado de máquina estão 70% mais rápidos. Isso possibilita 11 trilhões de operações por segundo. Ou seja, navegação fluida e veloz. O celular tem suporte às redes 5G e já chega equipado com o iOS 14. Contudo, está pronto para receber o iOS 15 quando for lançado.

Com o Apple A14 Bionic, o iPhone 12 Pro roda qualquer aplicativo (Hadrian / Shutterstock)

Tanta potência abriu novos caminhos para o iPhone 12 Pro. Ele consegue gravar com o Dolby Vision HDR nativamente. Essa tecnologia proporciona maior brilho, contraste e precisão de cores nas gravações.

O iPhone 12 Pro é vendido em três versões diferentes. São elas: 128 GB, 256 GB e 512 GB de armazenamento interno. Como é de costume nos aparelhos da Apple, nenhuma delas tem slot para cartão de memória. Recomendamos pensar bem antes de fazer a sua escolha se você precisa de muito espaço ou se não é uma questão para você.

Nesse ponto, o iPhone 14 Pro tem a vantagem de oferecer a opção com 1TB de armazenamento. Então, para quem precisa de muito espaço local, ele pode ser uma melhor opção.

O chip Apple A16 Bionic é o mais potente dos celulares da marca, mas isso não quer dizer que o A14 Bionic do iPhone 12 Pro não seja eficiente. Ele segue oferecendo um ótimo desempenho então, a não ser que o usuário queira muito o chip mais recente com o auge da potência, o A14 Bionic segue sendo uma excelente opção.

Para ver mais celulares com diferentes funções, veja nossa lista de celulares com NFC, que permite pagamentos por aproximação e outros recursos

Câmeras de alta qualidade e com muitos recursos

Conjunto de câmeras do iPhone 12 Pro (Foto: Divulgação/Apple)

Talvez o ponto que mais chama atenção no iPhone 12 Pro é o seu conjunto de câmeras, todos de 12 MP. A principal tem abertura f/1.6, dual pixel, foco automático por detecção de fase e estabilização óptica aprimorada. A secundária tem abertura f/2.2 e lente ultra-wide, para um enquadramento maior. A terceira possui abertura f/2.4 e lente teleobjetiva, com zoom óptico de duas vezes.

Além das câmeras, o aparelho também tem um sensor LIDAR, que rapidamente faz um reconhecimento 3D do ambiente, melhorando a precisão do foco em locais com baixa iluminação. Ele faz um recorte quase perfeito no modo retrato e também dá a possibilidade do uso de aplicativos de realidade aumentada.

A Apple destaca a eficiência do Modo Noturno nos iPhones (Foto: Divulgação/Apple)

As fotos em ambientes bem iluminados impressionam. Mas a empresa ressalta o quão bom o celular é com seu modo noturno. As câmeras secundárias também têm acesso à função, com até 27% mais captação de luz que modelos anteriores. Além de fotos ricas em detalhes mesmo nos ambientes escuros, o sensor LIDAR ajuda o iPhone 12 Pro a ter um foco rápido e fazer o recorte do modo retrato também nessas ocasiões.

A tecnologia Deep Fusion analisa várias exposições para aumentar os detalhes em cenários com iluminação comprometida. Já o HDR 3 usa aprendizado de máquina e inteligência artificial para destacar os detalhes do objeto principal da cena, preservando a cor do restante da cena.

Nesse ponto o iPhone 14 Pro de fato fica um pouco à frente do 12. Ele vem com três câmeras traseiras, uma grande-angular de 48 MP, uma ultra-angular de 12 MP e uma teleobjetiva de 12 MP. Além de uma câmera frontal de 12 MP. Assim, para quem deseja investir na parte fotográfica, o modelo mais recente pode ser uma opção melhor.

Leia também:

Gravação de vídeo e câmera frontal

A câmera selfie do iPhone 12 Pro tem Modo Noturno (Foto: Divulgação/Apple)

O iPhone 12 Pro tem uma câmera frontal de 12 MP, com abertura f/2.2, HDR integrado e possibilidade de fazer vídeos na resolução 4K. Ao lado dela, o celular possui um sensor SL 3D, que além de ajudar no recorte das fotos no modo retrato, também dá mais velocidade e segurança para o reconhecimento facial (Face ID).

O Apple RAW Pro é o novo formato profissional para editores. (Foto: Divulgação/Apple)

Mesmo com a opção oferecida pelo iPhone 14 Pro, o iPhone 12 Pro é muito bom para criadores de conteúdo, fazendo gravações na resolução 4K, neste caso com até 60 FPS, com as câmeras traseiras também. Como já citado, o aparelho consegue gravar com o recurso de Dolby Vision HDR, que entrega até 60 vezes mais cores.

Quer mais sugestões de câmeras incríveis? Confira nossa lista de iPhones com as melhores câmeras!

Bateria do iPhone 12 Pro

O iPhone 12 Pro tem suporte ao carregamento turbo. (Foto: Divulgação/Apple)

A Apple informa que o iPhone 12 Pro tem autonomia de até 17 horas de reprodução de vídeo contínua, ou 50 horas de reprodução de áudio. Ele suporta carregamento rápido de até 20W e consegue carregar metade da bateria em apenas 30 minutos.

A Apple terá vários acessórios do MagSafe para o iPhone 12 Pro. (Foto: Divulgação/Apple)

Ele também tem carregamento sem fio MagSafe. A traseira do celular possui um conjunto de ímãs e NFC para identificação de acessórios que funcionam por indução. Podem ser carregadores, capas, capa-carteira, entre outros acessórios que “grudam” no celular pelos ímãs, ativando funções específicas.

Para diminuir a emissão de carbono na atmosfera, a Apple não inclui fone de ouvido e carregador na caixa do iPhone 12 Pro Max. Dessa forma, o usuário só terá o cabo USB como acessório e terá que investir na compra separada do carregador. Ou seja, é preciso ter em mente que talvez você precise investir em um. Caso queira, temos uma lista de melhor fone de ouvido Bluetooth para te ajudar.

De acordo com a Apple, o iPhone 14 Pro oferece até 23 horas de bateria com reprodução de vídeo. É um ótimo tempo de autonomia e, dependendo do valor da cada celular, pode compensar a diferença entre o tempo do iPhone 12 Pro.

Ficha técnica do iPhone 12 Pro

  • Tela: 6,1 polegadas, com tecnologia XDR OLED Retina, HDR10, True Tone, dolby vision, brilho de 1200 Nits e resolução de 1170 x 2532 pixels
  • Processador: Apple A14 Bionic
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmeras traseiras: 12 MP (f/1.6) + 12 MP ultra-wide (f/2.4)  + 12 MP teleobjetiva (f/2.4) com zoom óptico de 2x + sensor de profundidade LIDAR
  • Grava em: 4K @ 60 FPS com Dolby Vision ativado
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Bateria: Até 17 horas de autonomia em reprodução de vídeo contínua
  • Carregamento turbo: Suporta carregadores de até 20W
  • Carregamento sem fio: Sim, com sistema MagSafe
  • Proteção contra água: Sim, com IP68
  • Face ID: Sim
  • Cores disponíveis: prateado, grafite, azul e dourado ouro

iPhone 12 Pro: preço e custo-benefício

Os iPhones no Brasil nunca tiveram preços muito atrativos. Com o iPhone 12 Pro, não é diferente. Ele é vendido aqui por cerca de R$ 8.959 em sua versão de 128 GB, mas pode chegar a R$ 8.899 na versão de 512 GB, com preços do dia 13/01/2023.

Ele é uma excelente opção para os usuários que buscam um dos melhores celular que a Apple tem a oferecer, mas não precisam da tela enorme do iPhone 12 Pro Max. Fora a tela e bateria, o restante da ficha técnica dos dois modelos é igual. Ou seja, se você pode investir alto em um aparelho buscando muita qualidade, o iPhone 12 Pro é para você.

Leia também:

Comparando com o iPhone 14 Pro, ele segue tendo um ótimo custo-benefício. Mesmo que o 14 seja mais novo, o modelo com 128GB pode ser encontrado por 8.199 reais, um pouco mais barato que o de 128GB da linha 12 Pro. Porém, as outras opções com mais armazenamento são mais caras e as diferenças de desempenho entre o 12 Pro e o 14 Pro podem não valer a pena para o usuário, pois não são tão grandes, não valendo o custo-benefício.

Caso esteja em dúvida sobre outras fabricantes, vale ler o nosso conteúdo sobre qual a melhor marca de celular. Temos outro artigo com os melhores celulares de 2023, dos tops aos básicos. Ela traz 37 opções com preços e especificações variadas.

Para saber ainda mais sobre os celulares de 2023, veja os modelos mais esperados do ano e nosso artigo sobre a evolução do iPhone até 2023!

Não esqueça de dar uma olhada na ferramenta de Cashback do Buscapé! Com ela você garante parte do dinheiro de volta após a compra.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!