Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Qual a melhor internet móvel: 3G, Wi-Fi ou EDGE?

Internet para celular: descubra qual a melhor para você ter no seu aparelho.

Melhor internet móvel

Hoje em dia, quando a gente fala de internet para celular, quase todos os modelos já permitem navegar por sites, redes sociais, entre outros. Dependendo do modelo e da velocidade de internet que você estiver utilizando, é possível realizar desde tarefas simples, como conferir e-mails, até assistir a vídeos e visitar seus sites favoritos.

Mas, com tantos modelos de celulares e diferentes conexões de acesso à internet, como a 3G e a 4G, você realmente sabe qual a melhor internet móvel para ter no seu próximo celular? Aqui você vai poder conferir várias dicas e fazer a escolha certa no momento da compra. Confira.

Internet para celular: entenda as diferentes conexões

Os primeiros aparelhos eram os celulares WAP, um tipo de internet para celular adaptada para os modelos mais antigos. A velocidade é muito lenta para os padrões atuais, e por isso as páginas otimizadas para WAP eram muito simples, com pouco texto e quase nenhuma imagem. Mesmo assim poderiam demorar a carregar.

A situação melhorou com o surgimento do celular EDGE, que já permite visitar algumas páginas da Web e realizar ações mais simples, como ler e-mails, mas não espere fazer muito mais do que isso. Se você tem um aparelho no dia a dia para ver vídeos, publicar fotos nas redes sociais, conversar com amigos, jogar... certamente a rede EDGE não será a melhor internet móvel para você.

Existe também o celular Wi-Fi, que pode acessar a internet através de redes sem fio que estejam disponíveis. Mas, não se esqueça: nesse tipo de internet para celular, você depende da disponibilidade de uma rede, que muitas vezes é fechada e você precisa pagar por isso.

É verdade que um celular sem o 3G (ou mesmo o 4G) terá uma limitação, mas quem sabe ter um celular Wi-Fi (sem o 3G, no caso) já não é a melhor internet móvel para você? Sim, porque se você tem a rede Wi-Fi em casa e não fica navegando em vários sites quando está na rua, a internet para celular Wi-Fi já pode ser suficiente.

A vantagem também é que muitos desses celulares contam com bom custo/benefício, como o caso do Nokia Asha 500. Ah, e apesar de ele ter apenas o Wi-Fi e a rede 2G, ele permite acessar Facebook e Twitter.

Mais um tipo de internet para celular é a conexão 3G. O celular 3G, que tem esse nome por ser a terceira geração de telecomunicação móvel, é ideal para baixar e usar aplicativos, visitar sites mais elaborados ou participar de redes sociais em smartphones.

Aqui no Brasil ela ainda pode ser considerada a melhor internet móvel, isso pelo fato de estar presente em grande número de celulares. Como opção não falta, vamos dar uma sugestão para você: o Galaxy S4 Mini Duos. Ele é um smartphone dual chip e vem com boa configuração, como o processador dual core de 1.7GHz.

Há um tipo mais atual de internet para celular chamado LTE, presente nos celulares 4G, mais velozes para você navegar pela internet. Smartphones e tablets mais modernos possuem suporte a essa tecnologia.

Seria então a conexão 4G a melhor internet móvel? Teoricamente sim, afinal de contas ela é a conexão mais veloz atualmente; ideal para quem não quer perder tempo e realmente usa bastante a internet do celular no dia a dia. Contudo, é uma conexão que ainda está se consolidando pelo país, e é preciso saber se já tem cobertura 4G na cidade onde você vive.

Quando os smartphones 4G surgiram, eles vieram com um valor mais elevado. A vantagem é que, nos dias de hoje, você já encontra modelos com bom custo/benefício, como o caso do LG Optimus F5. Ele tem uma tela de 4.3 polegadas, que permite boa visualização de conteúdos, e vem com Android, sendo uma boa opção para quem já está familiarizado com esse sitema operacional.

Saiba mais sobre a internet móvel

Você pode usar a internet móvel em velocidade bem alta via Wi-Fi em vários smartphones. Isso garante o compartilhamento da mesma conexão de internet em seu PC com o celular, além de economizar na franquia de seu plano 3G ou 4G. Considerando isso, a conexão Wi-Fi pode ser vista como a melhor internet móvel.

A desvantagem é que, diferentemente dos outros tipos de internet para celular oferecidos pelas operadoras que permitem a conexão de praticamente qualquer lugar, o Wi-Fi fica restrito a um ambiente específico, como uma casa, escritório ou estabelecimento comercial.

Em contrapartida, a internet para celular 3G ou ainda a 4G permite que você acesse vários sites nos mais diferentes lugares, mas é preciso ter um plano da sua operadora.

Com todas essas informações, fica mais fácil saber qual é a melhor internet móvel para você ter no seu próximo celular.

Top 5 em celular e smartphone