Zoom indica em Celular e Smartphone

Qual a diferença entre tela capacitiva e tela resistiva?

Tela capacitiva ou resistiva? Aprenda a escolher a melhor tela para o seu celular.

Tela capacitiva ou resistiva

Depois que os smartphones dominaram o mercado, as opções na hora de comprar um celular são tantas que fica até difícil escolher. A tecnologia avançou e deixou para trás as antigas tendências. E depois que o iPhone entrou no mercado, a Apple "ditou" a regra: smartphone tem que ter uma tela touchscreen. A questão é que nem todas são iguais: elas podem ser resistivas ou capacitivas.Então, saiba qual a melhor para você.

Celulares com tela capacitiva

A tela capacitiva é encontrada em celulares mais modernos, como o iPhone, pioneiro do setor, e o Galaxy S4, mas também está presente em aparelhos de outras marcas, como o Motorola Moto X. E afinal, como elas funcionam?

Basicamente com componentes eletrônicos capazes de armazenar energia. Quando você toca o sensor, a localização do toque no celular é calculada em função da alteração das características elétricas do sensor. Para resumir de maneira simples, um celular com tela capacitiva é bem mais sensível ao toque e é 100% preciso.

Esse tipo de tela para celular geralmente é multitouch, ou seja, ela pode reconhecer múltiplos pontos de interação simultânea, como dois dedos ao mesmo tempo. É por isso que você pode manipular o zoom de fotos, por exemplo, abrindo e fechando os dedos.

Já a tela resistiva está presente em quase todos os celulares touchscreen, porém são mais básicos. Elas detectam o toque graças à junção de duas placas sobrepostas. Quando você toca a tela, inclusive com uma caneta ou objetos sólidos, é gerado um sinal elétrico, conforme a posição do toque, e uma placa encosta na outra.

A precisão da tela resistiva varia entre 75% e 85%. Por isso, você pode ter dificuldade para digitar textos longos ou quando precisar pressionar um pouco mais a tela do celular para ter resposta. Precisam ser calibradas constantemente porque o material se desgasta e isso acarreta uma mudança na tensão de referência. São as mais baratas do mercado.

Algumas pessoas ainda preferem a tela resistiva, que pode ser combinada com as canetas Stylus (aquelas fininhas que vinham com os primeiros modelos de celulares touchscreen). Contudo, a tendência é a presença da tela capacitiva nos smartphones mais modernos. Elas oferecem mais precisão e uma navegação mais fluida, principalmente para jogos e internet.

Qual é a tela do celular? Faça o teste!

Se você quiser descobrir qual é o tipo de tela do celular que você vai comprar, pegue um objeto que não arranhe, como uma tampa de caneta, e toque na tela. Se alguma função do aparelho for acionada, essa tela é resistiva. Agora, se você só conseguir usando os dedos, ela é capacitiva.

Depois de todas essas dicas, fica fácil escolher, sem erros, a melhor tela para seu celular na hora da compra.

Top 5 em celular e smartphone