Zoom indica em Celular e Smartphone

Qual a diferença entre Windows Phone e Windows Mobile?

Entenda a diferença entre os dois sistemas da Microsoft.

Depois da chegada ao Brasil dos primeiros smartphones com o sistema operacional Windows Phone, que se destaca pela leveza e fluidez, muitas pessoas questionaram a diferença entre esse novo sistema da Microsoft e o Windows Mobile.

O Windows Mobile era o sistema operacional da Microsoft para telefones móveis que deixou de ser aprimorado em 2010, quando a empresa lançou um novo sistema bem distinto do anterior: o próprio Windows Phone.

O Windows Mobile era usado em diferentes aparelhos, alguns mais avançados e outros mais convencionais, o que dificultava avaliar a performance de cada versão do sistema. Com isso, a Microsoft não conseguia ter um sistema operacional para telefonia móvel com o mesmo sucesso do seu sistema para PC, o famoso Windows. Enquanto isso, sistemas como o Android, do Google, e o iOS, da Apple, cresciam muito no mercado.

Com isso, a Microsoft lançou o Windows Phone 7, que apresenta um conceito novo em relação ao Mobile. A plataforma apresenta uma loja de aplicativos própria, a Marketplace, repleta de aplicativos que rodam em qualquer aparelho que possua o sistema. Outra diferença é que o Windows Phone exige alguns requisitos de hardware, como tamanho de tela e processador, para proporcionar uma experiência mais agradável. Por isso, o Windows Phone apostou em smartphones mais robustos para lançar o sistema. No Brasil, você encontra o Samsung Omnia W, que já possui o WP integrado e tem uma ótima configuração.

Outros celulares com Windows Phone de sucesso vem da Nokia, com a linha Nokia Lumia. São aparelhos que aposta em ótimas telas touchscreen e câmeras poderosas. Todos já vem com o Windows Phone instalado e também aceitam as atualizações lançadas recentemente pela Microsoft.

O Windows Phone é totalmente voltado para a usabilidade. Sua interface é amigável, rápida e intuitiva. Na tela inicial, você pode adicionar as informações que deseja destacar, como contas de e-mail, aplicativos para redes sociais, mensagens, horas e compromissos. Além disso, por se tratar do sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone já traz aplicativos excelentes para Word, Excel e Outlook, além de integrar o navegador Internet Explorer para a internet.

Hoje, já é praticamente impossível achar aparelhos com Windows Mobile no mercado. A Microsoft já adotou como seu único sistema para celular o Windows Phone. Vale lembrar também que ele traz bem menos aplicativos que seus grandes concorrentes, Android e iOS. Contudo, isso é um problema que será amenizado com o tempo.

Top 5 em celular e smartphone