Zoom indica em Celular e Smartphone

Qual o melhor processador para celular?

Descubra qual o melhor processador para celular, e não perca o desempenho!

Qual o melhor processador para celular
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Nem todo mundo sabe, mas em um celular, um processador bom, sozinho, não faz milagre. Para saber se um smartphone roda com fluidez é preciso observar um conjunto de especificações, que incluem o sistema operacional e as modificações que a marca fez nele, a quantidade de memória RAM (quanto mais, melhor), a Unidade de Processamento Gráfico (GPU) e, claro, o processador.

Quanto ao processador do celular, especificamente, o primeiro ponto a ser levado em consideração é o uso que você pretende fazer do aparelho. Investir em um smartphone octa core pode ser um desperdício para quem só vai navegar pela internet e fazer ligações, por exemplo.

Para saber qual o melhor processador para celular, entenda o que é núcleo, velocidade, veja algumas das nossas dicas e recomendações!

Os núcleos e velocidade do processador

Os processadores dos celulares costumam ter de um a oito núcleos. Eles são responsáveis por dividir as tarefas, e isso quer dizer que quanto mais núcleos, melhor, pois o aparelho ficará mais veloz e será capaz de abrir mais aplicativos ao mesmo tempo, por exemplo. Hoje em dia, é mais comum os smartphones terem pelo menos dois núcleos.

A velocidade do processador do celular também é muito importante para determinar a fluidez do aparelho. A quantidade de clocks é medida em gigahertz (GHz) e representa o número de cálculos que o processador consegue fazer. Ou seja, com 2,5GHz o aparelho fica muito mais veloz do que com 1GHz.

As principais marcas de processador de celular

Entre os processadores de celular mais conhecidos estão os das famílias Exynos (Samsung), AX (Apple), Tegra (NVIDIA), Snapdragon (Qualcomm) e Atom (Intel).

As marcas são reconhecidas por sua qualidade, mas há diversos modelos de processador de celular em cada uma das chamadas "famílias". Isso quer dizer que uma marca fabrica desde processadores mais simples até os mais potentes. Para saber qual o melhor processador para celular, confira algumas indicações:

Celulares dual core: dos básicos aos intermediários

Esta é a quantidade de núcleos mais encontrada em smartphones mais simples e até alguns com bom custo/benefício. Um celular dual core geralmente é um modelo que atende bem a quem quer executar tarefas do dia a dia, como navegar pela internet, assistir a vídeos ou usar aplicativos mais leves, como os de bate papo. Porém, também é possível encontrar smartphones mais poderosos com esse processador, como o iPhone 5S.

Se é mesmo um aparelho dual core que você quer, opte pelos modelos com processador de celular com 1,2GHz e 1GB de RAM pelo menos. Mas se você está atrás de mais potência, invista em um smartphone com 1,7GHz ou mais e uns 2GB de RAM.

Para você ter uma ideia de como o processador de celular, sozinho, não é de nada mesmo, o Moto X 1ª Geração e o seu irmão mais novo, o Moto E 1ª Geração, são dual core. E, claro, o desempenho do primeiro é mais elevado, com mais velocidade (1,7GHz contra 1,2GHz) e memória RAM (2GB, ante 1GB). Os dois celulares citados usam processadores da Qualcomm, mas o Moto X usa o Snapdragon S4, que é superior ao Snapdragon 200 que vem no Moto E.

Outro modelo bacana de celular dual core é o LG L70. Seu processador tem velocidade de 1,2GHz e sua memória RAM é de 1GB. Ele é um aparelho mais em conta e que aguenta as principais atividades diárias. Além disso, ele acessa a internet por 3G e Wi-Fi, tem câmeras frontal e traseira, e é um celular dual chip.

Quer ainda mais núcleos? Então escolha um celular quad core

Com mais núcleos para dividir as tarefas, a tendência é que o aparelho fique ainda mais rápido. Dois exemplos de celulares com processador quad core são o Moto Maxx e o Galaxy Win 2 Duos, este custando menos da metade do preço do primeiro.

Aqui, vale a mesma explicação do tópico anterior: os dois podem até ter a mesma quantidade de núcleos, mas outros fatores influenciam para que o Moto Maxx seja mais veloz.

Na hora de comprar um celular quad core, prefira os que tenham, no mínimo, velocidade de 1,2GHz e 1GB de RAM.

Um bom exemplo de aparelho com processador para celular quad core é o Galaxy Gran Prime Duos. Ele faz sucesso aqui no Zoom por não custa muito e oferecer fluidez com seu processador quad core de 1,2GHz e RAM de 1GB. Isso sem falar que ele é um smartphone com TV digital, tem 3G, filma em Full HD e tem câmera frontal de 5MP, para fazer selfies de qualidade.

6 e até 8 núcleos! Smartphones com processadores poderosos

Não existem muitos modelos com seis núcleos, ou seja, um celular hexa core. Um exemplo é o LG G4, que tem velocidade de 1,8GHz e 3GB de RAM, para que você possa realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Já os processadores de oito núcleos dividem a opinião dos fabricantes. Enquanto uns se esforçam para lançar novos modelos, outros veem neles uma perda de tempo e preferem aprimorar os processadores com menos núcleos.

Em meio a esse impasse sobre o celular octa core, um dos modelos com oito núcleos que saíram do papel foi o Galaxy S6, que alia clock de 2,1GHz a 3GB de RAM e outras boas configurações para dar conta de tarefas pesadas sem engasgos. Ele ainda é um smartphone com 4G, tem câmera traseira de 16MP e frontal de 5MP.

 

Agora que você já sabe qual o melhor processador para celular para o seu próximo aparelho, conheça outros produtos no Zoom e compare os preços para economizar em todas as compras.

Top 5 em celular e smartphone