Logo Buscapé
Logo Buscapé

Os iPhones já chegam de fábrica com vários recursos nativos - ou seja, que já vêm instalados no aparelho, e não necessitam que você baixe apps específicos. Alguns recursos do iPhone são muito conhecidos, como a assistente virtual Siri (veja como usar) e o gerenciamento de tempo gasto no celular. Mas, outros, acabam ficando esquecidos pela maioria dos usuários.

E é para te ajudar a aproveitar ao máximo sua experiência com o seu iPhone que o Buscapé preparou uma listinha com recursos que existem no celular da Apple, mas talvez você ainda não conheça.

A maioria deles foi introduzida com o iOS 14, lançado em 2020, enquanto outras são mais antigas. Com a chegada do iOS 16, lançado no início do mês, a Apple lançou mais quatro recursos do iPhone que prometem ajudar ainda mais os usuários na otimização e usabilidade do celular.

Leia também: Quer um iPhone "barato"? Veja aqui!

Recursos do iPhone

Os recursos do iPhone servem para otimizar o uso e oferecer a melhor experiência para os usuários. Cada vez que um sistema operacional é atualizado, ou um novo modelo é lançado, novos recursos do iPhone são introduzidos com o objetivo de aumentar o desempenho do aparelho ou corrigir algumas falhas baseadas na experiência do usuário.

Personalização da tela de bloqueio

É possível personalizar diversas telas de bloqueio do iPhone (Foto: Divulgação)

Com o lançamento do iOS 16, o nosso primeiro item dos recursos do iPhone a ser analisado é a nova personalização da tela de bloqueiro. Podemos dizer que essa função é um pouco inspirada no Apple Watch, já que é possível alterar a fonte do relógio e adicionar alguns widgets por lá. Também é possível personalizar e criar diversas telas bloqueadas.

Para adicionar uma tela bloqueada, a maneira mais simples e fácil é mantendo o dedo pressionado na tela bloqueada atual. Em seguida, você precisa deslizar o dedo para a direita e tocar em “+”, que também está disponível no canto inferior direito. Depois, vá até Ajustes » Imagem de Fundo » Adicionar Nova Imagem de Fundo ou, ainda, tocar no botão de compartilhar enquanto estiver visualizando uma foto (no app Fotos) e selecionar “Imagem de Fundo”.

Após essas etapas, você poderá selecionar alguns atalhos na parte superior, como “Fotos”, “Fotos Aleatórias” e “Emoji”, ou, navegar por algumas opções disponibilizadas pela Apple logo abaixo. O processo seguinte dos nossos recursos do iPhone é personalizar a tela.

Você pode alterar as funções de opções de visualização deslizando o dedo para a esquerda ou para a direita. Também é possível selecionar os quadros onde os widgets estão localizados para escolher o tipo de informação que deseja adicionar.

Uma dessas opções é a temperatura, em que você pode optar pelas parciais mínima e máxima ou apenas pela umidade do tempo, por exemplo.

Texto Ao Vivo

Outro item dos recursos do iPhone que causou boa supresa é o Texto ao Vivo (Live Text), presente no iOS 16. O recurso que faz com que os textos das imagens sejam reconhecidos recebeu melhorias com a nova atualização. Agora funciona com vídeos pausados e recebeu melhorias para converter moedas e traduzir textos de outras línguas.

Para usar ferramenta é muito simples. Primeiro, vá em sua galeria de imagens e abra um vídeo que contenha texto. Em seguida, selecione o vídeo e pause no frame que contenha o texto que você deseja rastrear a mensagem. Selecione o texto que você quer até que uma barra com destaque azul cubra toda o texto do seu interesse.

Em seguida mantenha pressionado até aparecer um menu de opções (Copiar, Selecionar Tudo, Procurar, Traduzir e Partilhar). Além de poder selecionar vídeo da galeria, é possível fazer o mesmo procedimento em outras plataformas, como um vídeo do Safari, por exemplo.

É importante ressaltar duas coisas nesse recursos do iPhone (texto ao vivo). A primeira é que você só pode usar texto ao vivo no vídeo durante a reprodução do vídeo. A segunda é que o texto ao vivo também pode, às vezes ser irreconhecível, dependendo da visibilidade do texto, tamanho da fonte, resolução de vídeo e assim por diante.

Modo Foco

Com o iOS 16, um dos recursos do iPhone é personalizar diversas telas com focos específicos (Foto: Arte/Buscapé)

Outro recurso interessante do recursos do iPhone é que agora é possível adicionar o modo Foco em mais aplicativos, usando filtros específicos para mensagens, e-mails e eventos do Calendário.

Dentro das opções dessa ferramenta de recursos do iPhone o usuário pode fazer os seguintes ajustes: Conexão com a Tela Bloqueada, Sugestões de Tela Bloqueada, Sugestões de páginas na Tela de Início, Filtros de Foco, API de filtro de Foco, Agendamento de Foco e Lista de notificações permitidas e silenciadas.

A partir dessas novas configurações, você pode selecionar as pessoas e os apps dos quais quer receber notificações ou não. Lembra das opções que já dissemos sobre as telas bloqueadas? o Foco no iOS 16 também possibilita vincular um modo a uma tela bloqueada e alternar entre elas para se concentrar em diferentes atividades sem distrações.

Outra opção do modo Foco é sincronizar com outros dispositivos da Apple (Foto: Arte/Buscapé)

Para ativar o Modo Foco e personalizar suas funções, você deve acessar os "Ajustes" do iPhone » "Foco". É possível selecionar as opções: "Não Perturbe", "Sono", "Pessoal" e "Trabalho". Também é possível Sincronizar entre os seus dispositivos.

Pesquisa Visual

Outro recursos do iPhone que podemos destacar em nossa lista é a Pesquisa Visual, algo que já é comum para quem tem aparelhos Android. Com a pesquisa, você consegue separar o objeto do fundo de uma imagem, copiá-lo e colá-lo em apps como Mail ou Mensagens.

O procedimento é muito simples. Selecione na galeria de imagem uma foto. Em seguida, mantenha a tela pressionada sobre o objeto que você quer destacar. Após poucos segundos você verá a opção de copiar. Selecione essa opção e, em seguida, abra um aplicativo de mensagem, como o WhatsApp, por exemplo. Pressione no campo de digitação e, quando aparecer a opção de colar, selecione essa opção. Pronto.

Widgets do iPhone

Exemplos de Widgets no iPhone (Foto: Divulgação/Apple)

Widgets são uma função que, há tempos, existe nos celulares Android (apesar de a Apple já ter usado essa noção no Mac OS X antes de o Iphone ser lançado). Mas o Iphone passou a ter essa funcionalidade a partir do iOS 14 (que está na versão 14.4 no momento).

Eles só estavam disponíveis em versões anteriores do iOS na página "Visualização para Hoje", mas se tornaram similares aos dos Androids, podendo até ficar dispostos na página inicial do celular Apple.

Mas o que são Widgets? Trata-se de uma pequena parte de um app. Ele tem uma interface gráfica com informações que podem ser visualizadas rapidamente pelo usuário, como, por exemplo, com o app "Fotos". Se ele for integrado à tela dos Widgets, as suas fotos aparecem nela (exemplo abaixo).

É possível também, por exemplo, colocar a previsão do tempo como um Widget, e outros apps como Relógio, Calendário, Mapas, Fitness, Fotos, Lembretes, Bolsa, Apple Music, Apple TV, Dicas, Notas, Atalhos, Bateria, Tempo de Uso, Arquivos, Podcasts e Sugestões da Siri.

Fotos como Widgets (Foto: Apple / Divulgação)

Mas, como fazer para adicionar Widgets à visualização? Basta manter um Widget pressionado ou uma área vazia na visualização "Hoje". Para chegar nela, desbloqueie o celular e passe para o lado, chegando na página anterior à primeira tela com aplicativos. Toque no botão Adicionar ("+"). Ele fica no canto superior esquerdo. A partir daí, é só rolar para baixo e selecionar o widget, escolhendo entre três tamanhos. Para finalizar esse processo, basta apertar "Adicionar Widget" e dar o OK.

Para configurar ou editar Widgets já existentes você precisa ficar com ele pressionado, abrindo o menu de ações rápidas. Escolha "Editar Widget". Em seguida, é só fazer as alterações que deseja e aperta fora do Widget. Dá para movê-los e colocar os preferidos em locais mais fáceis de achar. Apenas clique nele e, quando começar a tremer, movê-lo pela tela até onde você deseja posicionar.

Se optar por remover um Widget, é só mantê-lo pressionado e tocar em "Remover Widget". Clicando mais uma vez em "Remover" confirma a remoção, e ele desaparece.

Por fim, dá para criar os próprios conjuntos de Widgets. Para isso, mantenha um app pressionado ou uma área vazia da tela de "Início" ou na visualização "Hoje". Quando perceber que começaram a tremer, é só arrastar um Widget para cima de outro (a capacidade total de empilhamento é de 10).

Monte seu conjunto de Widgets (Foto: Divulgação / Apple)

A partir daí, dê o OK. Se quiser editar seu conjunto, basta mantê-lo pressionado, tocar em "Editar conjunto" e, nesse local, arraste o ícone de grade para reordenar esses Widgets no grupo. Há também a função "Rotação Inteligente", onde o iOS mostra os Widgets relevantes durante seu dia. Se quiser apagar um deles do conjunto, deslize o dedo para a direita e toque em "X".

Biblioteca de Apps

Deslize as telas para a esquerda e você encontrará a Biblioteca (Foto: Apple / Divulgação)

A própria Apple definiu, na época do lançamento do iOS 14, que a Biblioteca de Apps era como "um novo espaço ao final das páginas da Tela de Início que organiza todos os apps automaticamente numa visualização simples e de fácil navegação". Resumindo: é um repositório para todos os seus apps que ajuda na organização e para você visualizar melhor.

Para encontrá-la, basta deslizar o dedo para a esquerda na tela de início. O próprio iPhone categoriza os aplicativos. Por exemplo: aplicativos como Apple TV e Música ficarão juntos no quadrante Entretenimento. Ele entende também quais são as ferramentas mais usadas por você e as reordena automaticamente. Quando é instalado um novo app, ele também é adicionado.

Saiba que é possível mudar o local em que os novos apps são baixados. Para isso, acesse "Ajustes" e, depois, "Tela de Início". Selecione a opção entre "Adicionar à Tela de Início" ou "Apenas à Biblioteca de Apps". Para alterar as notificações exibidas na Biblioteca de Apps, é só selecionar "Mostrar na Biblioteca de Apps".

Para procurar um aplicativo na Biblioteca de Apps, basta acessá-la, tocar na ferramenta de busca, colocar o nome do app que você estpa buscando e tocar em seu ícone para abrir. Se quiser apagar um app da Biblioteca de Apps, faça o mesmo procedimento, mas pressione o ícone dele e toque em "Apagar App". Pressione novamente então o "Apagar" para confirmar.

Biblioteca de Apps tem funcionalidades interessantes (Foto: Divulgação / Apple)

Ah, se você quiser, também dá para encontrar e ocultar páginas na Tela de Início. Dessa forma, você simplifica o visual dela e adiciona de volta quando desejar. É só manter pressionada uma área vazia na Tela de Início, tocar nos pontos próximos à parte inferior dela. E, depois, no círculo sob a página que deseja ocultar. Por fim, dar o OK.

Para exibir uma página, é só repetir o procedimento citado. Em seguida, usar a Biblioteca de Apps para encontrar rapidamente os aplicativos ocultos em páginas diversas. Caso queira mover os apps individuais da Tela de Início para a Biblioteca de Apps, mantenha o app pressionado, toque em "Remover App", depois em "Mover para a Biblioteca de Apps".

Leia também: iPhone grande: confira os melhores modelos em 2022

Escanear com Notas do iPhone

Essencial na organização, o aplicativo nativo Notas do iPhone, desde o lançamento do iOS 11, apresentou novidades como escanear documentos. A partir do iOS 14, contudo, essa função evoluiu, ganhando mais nitidez com a melhora do scanner pela Apple e o recorte automático mais preciso.

Ou seja, o usuário do iPhone não precisa de aplicativos para escanear documentos. Ele pode fazer isso de maneira nativa no próprio aparelho. Basta abrir uma nova anotação no aplicativo Notas, tocar no ícone de câmera e depois em "escanear documentos". A partir daí, é apontar a câmera para o documento e fazer a "foto".

Se o dispositivo estiver no modo Automático, o documento será escaneado automaticamente. Se precisar escanear manualmente, é só tocar no botão do obturador ou em um dos botões de volume. Arraste os cantos para ajustar o escaneamento ao tamanho da página conforme quiser e, na sequência, é só tocar em "Manter Escaneamento". Nesse momento, abrem as opções Salvar ou adicionar outros escaneamentos ao documento.

Escaneie documentos com Notas do Iphone (Foto: Divulgação / Apple)

Picture in Picture

Uma função legal que nem todo usuário de iPhone conhece é o Picture in Picture, ou PiP. Desde o lançamento do iOS 14, é possível continuar vendo um vídeo ou fazendo uma ligação de FaceTime mesmo enquanto você utiliza outro aplicativo. Imagine que você esteja em uma chamada de vídeo com um familiar e precise ver o calendário para consultar sua agenda? É possível com o PiP.

Modo PiP possibilita que o FaceTime continue em ligação usando outros apps (Foto: Arte / Buscapé)

Para isso, é só acessar "Ajustes", ir em "Geral" e, em seguida, acessar a opção PiP, marcando o campo "Iniciar PiP Automaticamente". Ele vem com o aviso: "Ao passar o dedo para cima para ir à tela de Início ou usar outros apps, os vídeos e ligações do FaceTime continuarão automaticamente em PiP".

Para redimensionar a janela PiP,  basta juntar ou separar os dedos, aumentando ou diminuindo o vídeo nela. Também dá para mover a janela Picture in Picture para os cantos: simplesmente arraste para reposicioná-la em qualquer canto de sua tela.

Enviar mensagens de áudio usando a Siri

Siri grava mensagens de áudio para seus contatos (Foto: Wachiwit / Shutterstock.com)

A famosa Siri, assistente virtual da Apple, apresenta várias possibilidades para o usuário do iPhone. Uma que talvez poucas pessoas saibam é que é possível enviar mensagens de áudio para os contatos do iMessage.

Basta dar o comando "E ai, Siri" ou pressionar o botão de ativação (lateral). Em seguida, falar a frase: "Envie uma mensagem de áudio para Fulano (ou seja, o nome do contato salvo na agenda do telefone). Quando a Siri te disser, "Ok, gravando", basta falar o que você deseja. Quando optar por finalizar o áudio, é só parar de falar por alguns instantes, e a gravação para automaticamente.

Veja ofertas de iPhones abaixo:

Ferramentas do Buscapé

Agora que você viu alguns dos melhores recursos do iPhone, que tal se ligar nessas dicas aqui: se você procura um celular no melhor preço, experimente instalar a extensão para navegador do Buscapé. Com ela, você poderá ter acesso ao Cashback e ganhar uma graninha de volta ao comprar determinado produto.

Outra dica legal é o Histórico de Preços. Com ele você fica por dentro da variação de preço de determinado produto, e com isso pode criar um Alerta de Preço para que seja notificado quando o valor chegar no que você está disposto a pagar.

Por fim, o Buscapé ainda tem cupons de desconto para te ajudar a chegar em um preço que você está disposto a pagar.


especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!