Logo Zoom
Logo Zoom

Dois smartphones Samsung intermediários, o Galaxy A3 e o Galaxy Gran Prime Duos têm processamento e câmeras praticamente iguais, sendo ambos os celulares bons para .

Mas algumas diferenças como acesso à internet, preço, tela e estética podem pesar na hora de decidir qual smartphone comprar. Para te ajudar a sanar a dúvida, comparamos o Galaxy A3 e o Galaxy Gran Prime Duos. Confira a nossa análise ponto a ponto:

Galaxy A3 e Gran Prime Duos são fluidos na maioria das atividades

Tanto o Galaxy A3 quanto o Galaxy Prime Duos são smartphones quad core com velocidade de 1,2GHz, o que é suficiente para que o aparelho não fique engasgando durante a navegação pela internet, o uso de aplicativos casuais e até de alguns jogos, ou enquanto você assiste a um vídeo online, por exemplo.

E como os dois também têm memória RAM de 1GB, vai dar para realizar mais de uma tarefa por vez sem problemas. Ah, ambos contam ainda com o sistema operacional Android 4.4.

Câmeras são outro ponto em comum entre os aparelhos comparados

Pensados para a geração selfie, o Galaxy A3 e o Galaxy Gran Prime Duos contam com câmera frontal acima da média. Elas são capazes de fotografar com até 5MP de resolução e fazem imagens com um enquadramento mais amplo, ideal para fotos em grupo.

Na parte de trás, os dois celulares têm câmera de 8MP com flash, autofoco, e ainda filmam em Full HD.

Internet 4G e NFC no Galaxy A3

Agora começam a surgir as diferenças entre os aparelhos, e o Samsung Galaxy A3 sai na frente. Para começar, ele acessa a internet por 4G, enquanto o Galaxy Gran Prime Duos só tem 3G.

Mais um detalhe bacana no Galaxy A3 é o NFC, que permite trocar arquivos entre dois aparelhos apenas colocando um bem perto do outro. Aliás, o NFC é aquela tecnologia que faz com que o celular possa ser usado como meio de pagamento quando você o associa a um cartão de crédito.

No quesito tela, Galaxy A3 leva a melhor

Uma diferença entre os aparelhos é a tela. Embora as duas tenham resolução qHD de 960x540 pixels – que não chega a ser HD –, a do Samsung Galaxy A3 é Super AMOLED, enquanto a do Galaxy Gran Prime Duos é TFT.

Deixando de lado as explicações técnicas sobre os materiais, a tela do Galaxy A3 é, basicamente, mais brilhante, tem maior ângulo de visão e cores mais vivas. Além disso, como ele tem 4,5 polegadas, a densidade de pixels acaba sendo maior do que no Samsung Galaxy Gran Prime Duos, que tem 5 polegadas.

Corpo metálico do A3 também é destaque, mas bateria não é removível

O Galaxy A3 faz parte da família A, primeira da Samsung a ter carcaça de metal. O que pode ser ruim é o fato do material não permitir que o aparelho tenha traseira removível; um ponto de atenção para quem gosta de andar com uma bateria a mais para o celular.

Aqui, o Samsung Galaxy Gran Prime Duos pode ser a melhor escolha para quem faz questão de ter um celular com tampa traseira que pode ser removida. No entanto, o aparelho é de plástico e também mais grosso que o Galaxy A3 (8,6mm contra 6,9mm), o que não é exatamente um problema, já que a maioria dos smartphones é de plástico...

Dois chips e cartão de memória ao mesmo tempo? Só no Gran Prime Duos

Outra desvantagem do Galaxy A3 ser uma única peça (unibody) é que ficou pouco espaço para todas as portas. E apesar de ser um celular dual chip assim como o Galaxy Gran Prime Duos, no A3 só estão disponíveis dois slots, e você vai precisar escolher se quer usar dois chips, ou um chip e um cartão de memória – o que não acontece no Gran Prime Duos.

Então qual smartphone é o melhor?

Como deu para perceber, o Samsung Galaxy A3 é o vencedor, pois oferece mais vantagens: tem acabamento metálico, internet 4G e NFC.

Mas se esses itens são dispensáveis no seu dia a dia, o Galaxy Gran Prime Duos atende muito bem, uma vez que oferece praticamente o mesmo desempenho do Galaxy A3 e você ainda por cima economiza uma graninha.

Veja preços do Galaxy A3 e Gran Prime Duos:



Leia também: Melhores celulares custo/benefício