Logo Zoom
Logo Zoom

O Redmi Note 7 e o Redmi 7 são celulares da Xiaomi que pertencem aos segmentos intermediário e de entrada, respectivamente. Apesar de ambos terem fichas técnicas bastante diferentes, focadas em públicos com necessidades distintas, o nome semelhante  e algumas características em comum – como a câmera dupla traseira e o design –, podem causar confusão em consumidores mais desavisados.

Por isso, nós, aqui no Zoom, montamos esse comparativo de especificações que explica em detalhes o que muda entre o Redmi Note 7 e o Redmi 7. Desse modo, fica fácil escolher o smartphone que mais combina com o seu dia a dia. Vamos lá?!

Leia também: Os Melhores Celulares Xiaomi em 2019

Design: construção empresta ar “premium” aos celulares baratos

O visual é basicamente o mesmo para o Redmi Note 7 e o Redmi 7: corpo bem construído e bordas finas, que proporcionam uma boa pegada, conforto e segurança ao usuário. Na parte traseira temos a câmera dupla na vertical, um leitor de digitais e o logo da Redmi. Na parte frontal os celulares tem uma tela que não ocupa totalmente os espaços e que também conta com um notch (o recorte em formato de gota) para abrigar a câmera frontal.

A parte inferior dos aparelhos conta com entrada USB Tipo-C, microfone e saída de som. Os botões de ligar e volume estão na lateral direita do aparelho A única diferença está na cartela de cores. O Redmi Note 7 tem duas: azul e lilás. Já o Redmi 7 tem três cores: azul, vermelho e preto.

Tela: alta resolução é com o Redmi Note 7

A tela do Redmi Note 7 é ligeiramente maior do que a do “irmão menor”: são 6,3 polegadas contra 6,26 polegadas. Até aí a diferença é quase imperceptível, mas ao analisarmos a resolução que as telas oferecem, a diferença cresce bastante.

Por ser um celular voltado ao público de entrada, o Redmi 7 traz uma tela HD+ com resolução de (1520 x 720 pixels). Já o Redmi Note 7, que é para o público intermediário tem uma resolução Full HD+ de (2340 x 1080 pixels).

O que isso muda na prática? Quanto maior a resolução, melhor será a experiência ao consumir conteúdo multimídia. Isso porque uma tela com resolução maior, terá também mais nitidez. A reprodução de filmes, séries e apps de leitura não será necessariamente ruim no Redmi 7, porém, consumidores mais exigentes terão uma melhor visualização no Redmi Note 7.

Desempenho: Redmi 7 é indicado para tarefas menos exigentes

Essa é mais uma categoria onde fica claro o objetivo de cada aparelho. O Redmi 7 é bem mais modesto em desempenho, a começar pelo seu processador. Esse aparelho traz um Snapdragon 632 octa-core de até 1,8 GHz, que terá um bom desempenho para atividades comuns e aplicativos leves, como os de redes sociais e mensageiros.

Em contrapartida, o Redmi Note 7 vem com um Snapdragon 660 octa-core de até 2,2 GHz. Esse processador dará conta do recado rodando algumas tarefas mais pesadas, como alguns jogos com nível intermediário, por exemplo.

Em memória RAM a diferença também é clara: o Redmi 7 tem duas versões, uma de 2 GB e outra de 3 GB. O Note 7 também conta com duas, uma de 3 GB e outra de 4 GB. Ao compararmos tanto a versão base como a mais potente de cada um, a vantagem será do Note 7. Na prática, ele rodará aplicativos mais pesados e terá um desempenho mais rápido e fluido.

No armazenamento também temos três versões para os dois modelos. No Redmi 7 você pode optar por: 16 GB, 32 GB ou 64 GB. Já no Redmi Note 7 as versões são de: 32 GB, 64 GB ou 128 GB.

No Redmi 7 o armazenamento é bem limitado nas duas primeiras versões. Basta instalar alguns aplicativos, baixar algumas imagens e músicas e a capacidade máxima será atingida facilmente. Somente na versão de 64 GB você terá um respiro maior e não irá se preocupar tanto com espaço.

Câmeras: Redmi Note 7 é a opção para quem se importa com fotos

Ao optar pelo Redmi Note 7, você terá fotos com melhor qualidade, cores mais agradáveis e e possibilidade de ampliação. No Redmi 7 sua opção de fotos será bem reduzida, fazendo apenas fotos mais comuns, sem grandes pretensões. Essa diferença está por conta dos sensores encontrados em cada aparelho.

Nos dois smartphones a câmera traseira é dupla, porém, no Redmi Note 7 há sensores de 48 MP e 5 MP (para Modo Retrato). No Redmi 7, são sensores de 12 MP e de 2 MP, também para ajudar no fundo desfocado.

Na captura de vídeo, ambas entregam uma resolução máxima de 1080p (Full HD) a 60 quadros por segundo. O Redmi Note 7 também sai na frente no que diz respeito às selfies, com sensor frontal de 13 MP (f/2.0). A câmera do Redmi 7 faz fotos com 8 MP (f/2.0)

Sistema operacional igual para as duas versões

O sistema operacional que vem de fábrica tanto em um quanto no outro é o Android 9.0 Pie com a MIUI 10. Essa versão traz algumas novidades como: Modo Noturno, atualização de segurança, fim de problemas na varredura de vírus, solução de problemas de notificação na tela de bloqueio e muito mais.

Bateria: boa autonomia para os dois smartphones

Bateria é um destaque positivo nos dois modelos, que tem a mesma capacidade. Ambos utilizam uma bateria de 4.000 mAh, e aguentam facilmente um dia e meio de uso moderado sem precisar de carga.

Redmi Note 7 ou Redmi 7: qual celular é o ideal para o seu dia a dia?

Essa pergunta pode ser respondida facilmente. Se você quer um celular para um uso simples, seja enviando e respondendo mensagens no WhatsApp, e rodando apps que não exigem muito, o Redmi 7 irá atender às suas necessidades e permitirá economizar bastante, já que, atualmente, custa menos de R$ 1 mil.

Mas se o seu objetivo é ter um celular mais potente, que rode alguns jogos intermediários, que tenha uma tela com boa resolução para uma melhor experiência em consumo multimídia, bastante espaço para armazenar arquivos, e que faça excelentes fotos, a escolha deverá ser pelo Redmi Note 7, que custa pouco mais de R$ 1 mil no comércio eletrônico.

A comparação entre os dois modelos pode parecer um pouco injusta para o Redmi 7, mas basta separar os objetivos deles. Para um celular de entrada o Redmi 7 cumprirá com maestria. Mas quando o objetivo passa para atividades mais pesadas, quem “aguenta o tranco” é o Note 7.

Dê um Zoom e confira as melhores ofertas para os smartphones Redmi Note 7 e Redmi 7:

Leia também: