Logo Buscapé
Logo Buscapé

Os consoles da Sony são um marco importante na indústria dos jogos, principalmente pela sua galeria de jogos ao longo dos anos e também pela introdução de um novo tipo de mídia para lançamento dos jogos. O nome PlayStation, é hoje, uma das principais marcas na indústria dos games.

Com franquias icônicas e também grandes parcerias para o lançamento de jogos, o primeiro console da Sony chegou em 1994. Desde então, suas várias gerações conquistaram não só o público, mas também os desenvolvedores.

Caso você seja fã dos consoles da Microsoft, você também pode ler a nossa linha do tempo do Xbox. Abaixo, comentamos sobre a linha do tempo do PlayStation, indo desde o clássico PS1 até o mais recente PlayStation 5.

PlayStation (1994)

O primeiro console da Sony quase não foi lançado, já que era para ser uma colaboração com a Nintendo, que acabou dando errado (Imagem: Shutterstock)

O primeiro console da Sony quase não aconteceu. O motivo? O conceito inicial do PlayStation era de ser uma parceria em conjunto com a Nintendo, criando um dispositivo que, ao aclopar ao Super Nintendo, permitiria que o console tivesse suporte ao CD.

Com o tempo, a Nintendo acabou cancelando o projeto, o que não impediu a Sony de continuar com a ideia de um console que usasse o CD como mídia para os jogos. Assim, nasceu o PlayStation.

Jogos como Gran Turismo, Metal Gear Solid e Final Fantasy foram lançados para o videogame. Vale destacar que a parceria com a Square e com a Enix, que se fundiram em 2002, começou com Final Fantasy VII e Dragon Quest VII.

Na época, o revolucionário Final Fantasy VII só foi possível graças ao CD, e ainda assim tinha três discos em sua caixa. Com o sucesso dos jogos das duas franquias, o console da Sony virou o novo queridinho dos fãs dos RPGs japoneses, tirando esse posto do Super Nintendo.

Uma versão menor do console, lançada com o nome de PS One, foi lançada junto do PlayStation 2. Essa versão recebeu o ''One'' no nome, justamente para não ser confundido com o novo console.

PlayStation 2 (2000)

O PlayStation 2 é até hoje um dos consoles mais populares da história (Imagem: Shutterstock)

Um dos consoles mais importantes da história, o PlayStation 2 vendeu 155 milhões de unidades, e seu último jogo foi o Pro Evolution Soccer 2014. O console chegou a ficar esgotado quando lançou em outubro de 2000 nos Estados Unidos, onde pessoas recorriam ao site de leilões eBay, chegando a pagar mil dólares no produto.

Para começar a citar a vasta e icônica galeria do console, temos o queridinho GTA: San Andreas, além de Resident Evil 4, God of War I e II, Bully, Need for Speed: Underground 1 e 2, Shadow of the Colossus, Def Jam: Fight for NY, Final Fantasy X e XII, Spider-Man 2, Persona 4, Metal Gear Solid 3: Snake Eater e muitos outros.

O console continuou sendo fabricado até dezembro de 2012, quando foi encerrada a sua fabricação no Japão. Com dois modelos, o clássico e o Slim, o console foi um marco na história dos videogames.

PlayStation 3 (2006)

O PlayStation 3 sofreu com problemas no seu lançamento, e com isso teve um começo complicado (Imagem: Shutterstock)

O terceiro console da Sony teve um lançamento complicado, com vários problemas como a ''luz amarela da morte'' e também o bug do ano bissexto. O preço do console também não ajudava muito, custando quase 600 dólares o modelo com 60GB. Com o Xbox 360 sendo mais barato e a falta de jogos no lançamento, o PS3 teve problemas no mercado.

Com o tempo, a Sony reduziu o preço, lançou novas versões e o console conseguiu ter um retorno na sétima geração de consoles. Com jogos como Demon's Souls, The Last of Us, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, God of War 3 e Persona 5, o console recebeu bons games em sua trajetória, que conseguiram ''levantar'' o PS3 após seu começo caótico.

PlayStation 4 (2013)

A E3 de 2013 tem dois lados de uma mesma história. De um lado, o sucesso da conferência da Sony e seu PlayStation 4 e a controvérsia envolvendo o Xbox One. Caso você não tenha acompanhado, ou não se lembre, o Xbox One em seu lançamento necessitava de internet para se manter ativo como um console, e não existia a possibilidade de usar mídias usadas no console a não ser comprando em lojas oficiais.

Mas qual o motivo de falarmos sobre isso? Bem, essa situação fez com que o Xbox One ganhasse a desconfiança dos usuários, além de seu preço elevado graças ao Kinect incluso. Isso culminou na conferência da Sony, que rendeu momentos memoráveis como o vídeo acima. Com o tempo, a Microsoft reconquistou a confiança dos fãs, mas o estrago inicial já tinha sido feito.

Com um começo controverso da concorrência, o console deslanchou, vendendo mais de um milhão de cópias nas primeiras 24 horas. O PS4 também possui três versões disponíveis, o PlayStation 4 Pro, a versão base e a versão Slim. Com a versão com maior diferença sendo a versão Pro, que roda jogos em 4k.

Além disso, jogos como Marvel's Spider-Man, The Last of Us Part II, God of War (2018), Bloodborne, Horizon: Zero Dawn, Ghost of Tsushima, Death Stranding e os mais recentes God of War: Ragnarök e Horizon Forbidden West tornaram o console um sucesso de vendas, com 117 milhões de unidades vendidas, segundo o levantamento feito em março de 2022.

PlayStation 5

O console atual da Sony ainda está nos seus estágios iniciais. Lançado em 2020, ele está construindo sua galeria de jogos, contando com títulos que chegam também para o PS4. Com um potente SSD e saída de vídeo de até 8K, o console possui a tecnologia Ray Tracing, permitindo melhores gráficos e perfomance na hora de rodar os jogos. Você pode conferir nosso review do console para tirar suas principais dúvidas.

Com duas versões, uma digital e uma com suporte de mídia física, o PS5 já conta com grandes títulos como God of War: Ragnarök, o remake de Demon's Souls, Horizon Forbidden West, Marvel's Spider-Man: Miles Morales, entre outros. Alguns nomes ainda estão para sair, porém são bem promissores, como a sequência de Spider-Man e Marvel's Wolverine.

Consoles portáteis

O PSP e o PSVita tentaram ser a entrada da Sony no mundo dos portáteis, mas bateram na trave graças aos sucesso da família DS da Nintendo. (Imagem: Shutterstock)

A Sony também tentou engrenar no mercado portátil, com o PSP e o PSVita. Apesar de serem bons consoles e possuírem excelentes jogos como Persona 4 Golden e God Of War: Ghost of Sparta, a principal concorrência eram os consoles de bolso da Nintendo.

Com poucos jogos marcantes e bem espaçados, os dois portáteis não conseguiram fazer frente ao Nintendo DS e ao Nintendo 3DS. Fica difícil de ganhar da franquia Pokémon, Zelda e Mario nos portáteis, mas a Sony tentou.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!