Logo Buscapé
Logo Buscapé

Falar da representação feminina no universo dos games e toda a sua importância sem mencionar Lara Croft é algo que definitivamente não faria sentido. A protagonista da franquia Tomb Raider, lançada em 1996, permitiu abrir espaço para evidenciar a inteligência, capacidade de superação e estabelecer um debate importante sobre a sexualização e o empoderamento feminino.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) fizemos uma pesquisa sobre personagens icônicas que ajudaram a deixar um legado importante no universo dos games e, por consequência, em diversos outros espaços da cultura! Outra que já temos prontinha, se você quiser ver, é a heroína Jill Valentine, de Resident Evil. Também contamos a história de Ellie, do jogo The Last of Us, um conto de vingança e idealismo.

Conheça mais sobre Lara Croft e saiba por que ela é até hoje um fenômeno!

Lara Croft, de Tomb Raider, é uma das personagens femininas mais importantes de todos os tempos (Fonte: Square Enix)

Como Lara Croft surgiu?

Nascida em 14 de fevereiro (ano desconhecido), a personagem foi criada pela Square Enix. Como características principais, ela é uma mulher extremamente bonita e muito inteligente, sem contar destemida e fã de desafios e aventuras.

Isso pode ser motivo suficiente para que sua profissão na ficção seja a de arqueóloga. Britânica, ainda na sua infância ela precisou lidar com um momento trágico após sobreviver a um acidente de avião e ter que conviver com a dor do desaparecimento de sua mãe em decorrência do episódio. Ela foi criada pelo pai, o arqueólogo Richard Croft (Conde de Abbingdon), que faleceu quando ela completa 18 anos.

Mas, curiosamente, o então ícone de muitas gerações e símbolo sexual não deveria ter recebido o nome de Lara Croft – aliás, a personagem dos games quase nem seria mesmo uma mulher. Isso porque, inicialmente, a franquia havia sido pensada justamente para um homem - e seria ele a lidar com a superação de aventuras e mistérios.

A mudança desse caminho ocorreu porque os criadores passaram a se preocupar com a possibilidade de a personagem ser comparado com outro ícone do cinema: Indiana Jones, que nos anos 80 e 90 fez um enorme sucesso. Foi a partir desse temor que os primeiros rascunhos de Lara Croft surgiram.

Entretanto, a ideia inicial era que ela fosse muito mais assassina, tivesse um figurino militar e ainda cabelos mais curtos – algo que, nitidamente ocorreu de forma totalmente diferente. O receio de que todas essas características remetessem ao nazismo fez os criadores mudarem de estratégia.

Por isso, Lara assumiu um visual de cunho mais erotizado, com um corpo sensual e também traços latinos. Além disso, a ideia era que a personagem fosse batizada como Laura Cruz, mas, após a empresa ter sido negociada para um grupo britânico, o caminho escolhido foi por algo mais “inglês” no final das contas.

Os jogos com Lara Croft

Shadow of the Tomb Raider aposta ainda mais na realidade e humanidade de Lara Croft (Fonte: Crystal Dynamics)

A franquia Tomb Raider tem uma lista de títulos bastante rica e que ajudam a acompanhar também um pouco da evolução da personagem Lara Croft. Outro ponto importante que pode ajudar a compreender melhor a cronologia dos jogos de ação e aventura da heroína é que eles são divididos por gerações. Para ficar mais claro, é algo semelhante às temporadas de séries que costumamos acompanhar hoje em dia.

1ª Geração de Tomb Raider:

  • 1996 - Tomb Raider: Atlantean Scion;
  • 1997 - Tomb Raider Gold: Unfinished Business;
  • 1997 - Tomb Raider II: The Dagger of Xian;
  • 1998 - Tomb Raider II Gold: The Golden Mask;
  • 1998 - Tomb Raider III: Adventures of Lara Croft;
  • 1999 - Tomb Raider Gold: The Lost Artifact;
  • 1999 - Tomb Raider: The Last Revelation;
  • 2000 - Tomb Raider: Chronicles;
  • 2003 - Tomb Raider: The Angel of Darkness.

2ª Geração de Tomb Raider:

  • 2006 - Lara Croft Tomb Raider: Legend;
  • Lara Croft Tomb Raider: Anniversary;
  • 2007 - Lara Croft Tomb Raider: The Action Adventure;
  • 2008 - Tomb Raider: Underworld;
  • 2009 - Tomb Raider Underworld: Beneath the Ashes;
  • 2009 - Tomb Raider Underworld: Lara's Shadow.

3ª Geração de Tomb Raider:

Jogos mais recentes de Tomb Raider:

Há ainda os títulos que são considerados como os melhores jogos para PS4, PS5, Xbox e também os jogos para PC:

A evolução de Lara Croft

Só 540 polígonos! O primeiro jogo de Lara Croft dava à personagem um visual totalmente pontiagudo e afastava definitivamente o visual conceitual que conhecemos posteriormente. Além disso, a representação da clássica trança que a personagem usa não podia ser vista nos primeiros títulos. O detalhamento visual da personagem ficou cada vez mais realista nos títulos mais recentes da franquia, evidenciando de forma mais qualitativa seus traços não somente físicos, como uma personalidade mais marcante e intensa.

O destaque fica evidente, principalmente, a partir do jogo de 2013, onde as mudanças drásticas ajudaram a enfatizar uma mulher realmente mais forte – isso também teve o apoio de um visual muito mais realista e com menos apelo sexual.

Lara Croft, no início, tinha um visual muito 'quadradão' por causa da tecnologia da época (Fonte: Isabel Marlasca / Buscapé)
Nas suas aparições mais recentes em games, Lara Croft sofreu reboot e se tornou muito mais realista, além de ter menos apelo sexual e usar roupas mais práticas (Fonte: Isabel Marlasca / Buscapé)

A fama no cinema e a cultura pop e Lara Croft

Angelina Jolie interpretou Lara Croft em Lara Croft - Tomb Raider (2001) e Tomb Raider – A Origem da Vida (2003) (Fonte: Reprodução/internet)

Quando pensamos em Lara Croft nos cinemas, automaticamente pensamos em Angelina Jolie! A atriz foi a interprete da personagem por duas vezes: Lara Croft - Tomb Raider (2001) e Tomb Raider – A Origem da Vida (2003). Embora o sucesso tivesse sido tamanho, a atriz não protagonizou a heroína em um terceiro título da franquia.

Anos mais tarde, a missão foi dada a outra atriz de peso, Alicia Vikander, em Tomb Raider: A Origem (2018). A MGM já confirmou uma continuação para o filme com a atriz, porém, a data de lançamento foi alterada recentemente por conta da pandemia da Covid-19.

Alicia Vikander assumiu o papel de Lara Croft em Tomb Raider: A Origem (2018) (Fonte: Square Enix)

Por outro lado, temos também a cultura pop que ajuda a trilhar os caminhos da personagem que marcou história no mundo dos games e no cinema. Mesmo depois de tantos anos, Lara Croft segue como uma escolha marcante não somente para eventos de cosplay como também para o movimento fanart (que é o trabalho de artistas amadores para a realização de interpretações artísticas de personagens ou personalidades).

Os cosplays com a personagem Lara Croft são frequentes em eventos do gênero. (Fonte: arrideo / Shutterstock.com)

Tudo isso, sem contar a elevada gama de produtos associados ao nome da personagem. Isso inclui, por exemplo, bonecos Funko, livros e biografias, pôster e quadros decorativos de Tomb Raider, camisetas dos filmes e muito mais!

Referência da personagem em 2005, estampada em um selo francês (Fonte: Shutterstock)

O que o futuro guarda para a personagem?

Segundo a Crystal Dynamics, existe a ideia de unificar todas as linhas do tempo - não apenas os originais como também o reboot. Mas, por enquanto, não há nada confirmado sobre os caminhos que a personagem poderá percorrer acerca de um possível jogo da série.

Por outro lado, celebrar toda a força, personalidade e inteligência de Lara Croft poderá ser possível nos cinemas em Tomb Raider 2. Ainda não se sabe ao certo a data exatamente para que o filme finalmente chegue ao público e os fãs precisarão lidar com uma boa dose de ansiedade até lá.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!