Logo Buscapé
Logo Buscapé

A série The Legend of Zelda é uma das mais conhecidas da Nintendo, com seu primeiro título lançado há 35 anos, em fevereiro de 1986, para o NES. Desde então, cada console da empresa recebeu pelo menos um título inédito ou para chamar de seu, com The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom pronto pra sair do forno em 12 de maio de 2023.

Até agora, são 20 jogos desde o clássico Nintendinho até o mais recente Switch, passando pelos portáteis Game Boy Advance e 3DS. Em breve, serão 21 jogos!

Neste ranking, apresentaremos os jogos da série, classificando-os do pior para o melhor, com links para ofertas que você pode encontrar aqui no Buscapé. Descubra conosco quais são os melhores jogos de The Legend of Zelda!

20. The Legend of Zelda: Tri Force Heroes

TriForce Heroes transforma a experiência solitária de Zelda em uma aventura cooperativa (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Este jogo foi lançado em 2015 para o Nintendo 3DS e a sua jogabilidade multiplayer foi o seu principal diferencial. Você podia jogar com outras pessoas online ou alternar entre os próprios personagens.

O grande problema dessa versão é quando você alternava entre personagens, o jogo ficava muito lento, porque os outros personagens não agiam sozinhos quando não eram controlados.

19. The Legend of Zelda: Four Swords Adventures

The Legend of Zelda: Four Swords Adventures inovou ao trazer um Zelda multiplayer (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Esse jogo foi originalmente lançado como um complemento da versão e A Link To The Past para o Game Boy Advance, em 2002. Depois, se tornou um jogo próprio, que foi lançado no Game Clube. No final das contas, esse jogo é mais um party game do que um jogo de The Legend of Zelda tradicional.

A segunda aventura de Link foi totalmente diferente da primeira (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Esse jogo foi lançado originalmente em 1988, mas está disponível no serviço Nintendo Switch Online, podendo ser jogado no híbrido da empresa. Apesar de não ter envelhecido tão bem para os dias de hoje, esse jogo já mostrava que a inovação seria uma constante na série, já que esse jogo é completamente diferente do primeiro game.

17. The Legend of Zelda

Inspirado em aventuras em cavernas de Shigeru Miyamoto, o Zelda de 1986 trouxe o conceito de mundo aberto muito antes de GTA (Fonte: Nintendo/Divulgação)

O primeiro jogo da lendária franquia ainda possui muitas semelhanças com as suas sequências e talvez essa seja uma das suas melhores qualdiades. O The Legend of Zelda de 1986 já trazia uma característica que se mantém até hoje na franquia: o mundo aberto.

Além de ter sido um sucesso de crítica, também foi uma sucesso de vendas, considerando que vendeu mais de 6,5 milhões de cópias.

Relançado em 1992, esse jogo é listado como o melhor jogo de videogame já criado para o NES e até hoje é elogiado pelo seu mix de gráficos atemporais, concepção de mundo aberto e complexidade.

Também foi o primeiro jogo de videogame que vinha com uma bateria interna que te possibilitava salvar o progresso sem o uso de códigos.

Após o primeiro relançamento em 1992, esse game ainda foi relançado outras vezes em 2001, 2004 e 2010 em outras plataformas da Nintendo, como o clássico e saudoso Game Boy. Atualmente, o The Legend of Zelda está disponível no catálogo do serviço Nintendo Switch Online.

16. The Legend of Zelda: Spirit Tracks

Spirit Tracks traz o Link cartunizado em uma sequência de histórias só dele (Fonte: Nintendo/Divulgação)

The Legend of Zelda: Spirit Tracks se manteve na mesma estética de Phantom Hourglass e trouxe novidades, como a presença da Zelda durante todo o jogo. Além disso, em vez de viajar de barco, você viaja de trem, com o Link sendo o seu maquinista.

Porém, a maioria das pessoas não gostou da forma de controle de movimento dos personagens que, ao invés de ser pelos botões, era pelo touchscreen do Nintendo DS.

15. The Legend of Zelda: The Minish Cap

O primeiro The Legend of Zelda original para portáteis trouxe o Toon Link de Wind Waker em uma nova história (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Lançado para o Game Boy Advance, em 2004, esse é um jogo Zelda tradicional que trouxe a possibilidade de explorar um mundo paralelo, com uma versão miniatura do Link. Além de rodar muito bem , esse game, segundo os fãs, tem um dos visuais mais bonitos da franquia.

14. The Legend of Zelda: Link’s Awakening

Link's Awakening foi o primeiro Zelda a ser lançado para um portátil e ganhou um remake para o Nintendo Switch (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Foi o primeiro jogo Zelda a ser lançado para console portátil. No seu lançamento para o Game Boy, em 1993, esse game ainda era totalmente monocromático e possui uma das histórias mais diferentes da franquia.

Para começar, a Zelda não aparece e personagens de outras séries da Nintendo aparecem como o Yoshi, do Mario, e o Kirby, de Pokémon, mas como easter eggs, sem ter relevância na história. Fora que o próprio diretor do jogo considera que esse game é quase uma paródia de Zelda.

Apesar disso, cinco anos após o seu lançamento, esse jogo Zelda foi relançado em versão colorida, no Game Boy Color, chamada "Link's Awakening DX". Em 2019, outro remake desse game foi lançado, dessa vez para o Nintendo Switch.

13. The Legend of Zelda: Phantom Hourglass

Phantom Hourglass continua a história de Wind Waker e se passa pouco após a derrota de Ganon no game (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Esse jogo foi lançado como a sequência de The Wind Waker pode ser considerado um híbrido de 2D e 3D. Nesse game, Link precisa explorar o Temple of the Ocean King para Tetra.

A maior diferença desse game para os outros jogos da franquia é que aqui o controle do personagem é feito por caneta, na tela do Nintendo DS.

12. The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

The Legend of Zelda: A Link Between Worlds continua a história do clássico game de Super Nintendo (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Esse jogo foi o primeiro Zelda criado originalmente para o Nintendo 3DS e é considerado como um dos melhores já lançados para esse console portátil. Esse jogo Zelda continua a linha do tempo de A Link To The Past e se passa, inclusive, no mesmo mapa. Além disso,

A Link Between Worlds trouxe uma história totalmente nova, com novas dungeons e novos enigmas. Esse jogo Zelda é considerado por muitos como o mellhor game da franquia nessa categoria. Veja algumas ofertas dele!

11. The Legend of Zelda: Oracle of Seasons/Oracle of Ages

Com história conectada e um terceiro final, a série Oracle foi resultado de uma parceria inédita entre Nintendo e Capcom (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Esse dois jogos funcionam como um só, já que contam a mesma história. Nesse jogo Zelda lançado para Game Boy Color, em 2001, o jogador precisa jogar os dois jogos para conseguir entender a linha do tempo do game.

Junto com o Four Swords, eles são os únicos jogos da franquia que não foram desenvolvidos pela Nintendo, e sim pela Capcom.

10. The Legend of Zelda: The Skyward Sword

Apesar de não ser tão aclamado, The Legend of Zelda: Skyward Sword trouxe elementos que serviram como base para o seu aclamado sucessor (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Esse game foi o segundo título lançado para o Nintendo Wii da franquia e possui boas mecânicas de movimento e combate, que são focadas no ataque e bloqueio com espada e escudo. Sua história se passa no início da cronologia do The Legend of Zelda e detalha as origens da icônica Master Sword.

Um detalhe curioso sobre a estética do game é que ela foi inspirada nas obras de pintores impressionistas, como Monet. Outro ponto que vale considerar é que o game recebeu uma remasterização HD para o Nintendo Switch.

Apesar de ser considerado uma remasterização gráfica, controles e alguns trechos foram simplificados, já que o original recebeu críticas por conta do seu controle de movimento. Confira ofertas da versão atual do jogo aqui no Busca!

9. The Legend of Zelda: A Link to The Past

Um clássico atemporal, A Link to the Past ainda é o favorito no coração de muitos fãs (Foto: Divulgação/Nintendo)

Considerado um marco não só na história da Nintendo, mas como na história do mercado de videogames, o The Legend of Zelda: A Link to the Past é considerado até hoje como um dos melhores jogos de todos os tempos.

Lançado em 1991 para o Super Nintendo, esse jogo Zelda se concentra na jornada do Link para salvar a terra de Hyrule e impedir a volta do Ganon. Esse game usa a perspectiva de cima para baixo, semelhante ao jogo original, e deixou para trás os elementos de side-scrolling do The Legend of Zelda II: The Adventure of Link.

Além disso, A Link to the Past introduziu elementos para a série que ainda são comuns hoje em dia, tais como o conceito de um mundo alternativo ou paralelo, a Master Sword, bem como novas armas e itens.

O sucesso foi tanto, que esse jogo Zelda foi relançado em 2002, para o Game Boy Advance, no Wii em 2007, no Wii U em 2014 e foi adicionado no Nintendo Switch Online em 2018.

8. Hyrule Warriors

Criado através de uma parceria entre a Nintendo e a Tecmo Koei para o Nintendo Wii U, esse jogo Zelda é um spin-off da franquia baseado no jogo Dynasty Warriors. Nesse jogo de guerra, é possível controlar diversos personagens da franquia (inclusive os vilões!) e atravessar campos de batalha lutando com centenas de inimigos!

Apesar de lançado no pouco popular Wii U, o jogo teve uma versão definitiva no Nintendo Switch. Confira as ofertas em Hyrule Warriors aqui no Busca!

7. The Legend of Zelda: Majora’s Mask

The Legend of Zelda: Majora's Mask inovou ao trazer uma temática voltada ao horror, ao invés de aventuras épicas (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Esse jogo Zelda foi lançado originalmente nos anos 2000 para o Nintendo 64 e é uma continuação direta do clássico The Legend of Zelda: Ocarina Of Time. A diferença desse jogo para os demais é que ele não se passa em Hyrule e sim em Termina, um mundo paralelo.

Nele, Link tem três dias para impedir que a lua colida com o planeta, provocando o apocalipse, após ser tirada da sua órbita pelo mascarado Skull Kid, portador da máscara de Majora que empresta seu nome ao título.

6. The Legend of Zelda: Link's Awakening

Esse jogo Zelda é um remake do jogo lançado em 1993, com o mesmo nome, e foi lançado em 2019 para Nintendo Switch. Este game mantém aspectos originais do jogo homônimo, ao mesmo tempo que apresenta uma estética que mescla o retrô e o moderno, com o desenho dos personagens parecidos com brinquedos.

A história desse jogo Zelda se passa na Ilha Koholint, onde o Link fica depois que seu navio é atingido por uma tempestada. Assim como em outros jogos da série, Link atravessa um mundo aberto com calabouços espalhados pelo mapa.

Ao contrário de outros jogos com perspectiva de cima-baixo da série, o Link's Awakening permite que o jogador salte sobre obstáculos e plataforma e também possui seçẽs de plataforma de rolagem lateral.

5. The Legend of Zelda: The Twilight Princess

The Legend of Zelda: Twiight Princess resgata alguns conceitos de Zeldas passados, como a sombriedade de Majora's Mask e os dois mundos de A Link to the Past (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Lançado em 2006 para o Nintendo GameCube e o Wii, The Legend of Zelda: Twilight Princess tem sua história focada em Link, que tenta impedir que Hyrule seja tomada por um mundo paralelo corrompido conhecido como Twilight Realm.

Esse jogo se passa, aproximadamente, 100 anos depois de Ocarina of Time e Majora's Mask.

4. Hyrule Warriors: Age of Calamity

Depois do sucesso do Hyrule Warriors original, a Nintendo trouxe a continuação do game em 2017 e que se passa anos antes de Breath of the Wild e serve como uma espécie de história paralela.

A história desse jogo Zelda se passa durante uma guerra e o cavaleiro Link precisa enfrentar as forças das trevas cara a cara. Os jogadores poderão se tornar Link, Zelda, Daruk, Mipha, Revali e Urbosa.

A promessa da Nintendo para esse game é que ele teria uma história densa que retraria os acontecimentos, relações e momentos dramáticos da Grande Calamidade em detalhes. A estética de Breath of the Wild se manteve nesse game.

3. The Legend of Zelda: The Wind Waker

Wind Waker polemizou ao trazer um visual mais infantil, mas ainda assim encantou e é um dos melhores The Legend of Zelda até hoje (Fonte: Nintendo/Divulgação)

O décimo título da franquia foi lançado exclusivamente para Game Cube no ano de 2002 e foi remasterizado em 2013 para o Wii U. A história desse jogo Zelda segue Link enquanto ele explora um arquipélago no meio do oceano enquanto procura sua irmã, que foi sequestrada por Ganon.

A jogabilidade desse game é em terceira pessoa, bem parecida com a de Ocarina of Time, e os jogadores podem usar uma espada, escudo ou outros itens durante o combate. Assim como outros jogos da série, calabouços podem ser explorados ao mesmo tempo que quebra-cabeças precisam ser resolvidos.

Esse jogo é um dos mais aclamados pela crítica. Os elogios principais são aos visuais, jogabilidade, história e projeto do jogo. O jogo foi um sucesso tão grande que teve duas sequências: The Legend of Zelda: Phantom Hourglass e The Legend of Zelda: Spirit Tracks.

2. The Legend of Zelda: Breath of The Wild

The Legend of Zelda: Breath of the Wild revolucionou a franquia da mesma maneira que Ocarina of Time fez em 1998 (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Esse jogo é um dos mais aclamados da franquia e ganhou o prêmio de Game Of the Year em 2017, seu ano de lançamento. A história desse jogo segue Link, que acorda 100 anos depois de ter caído no sono em uma Hyrule completamente devastada. Assim, ele precisa recuperar suas memórias e derrotar Ganon.

Mais uma vez somos apresentados a um mundo aberto na qual os jogadores podem jogar livremente, completando diferentes missões e resolvendo quebra-cabeças.

O mundo desse jogo foi projetado para recompensar a exploração e experimentação, com o desenrolar da história sendo feito de forma totalmente não-linear. Além disso, a atenção aos detalhes e a profundidade do mundo aberto foram uma das razões para esse jogo ter ganhado o prêmio de Game of The Year no seu ano de lançamento.

Breath of the Wild é considerado um dos melhores jogos eletrônicos de todos os tempos, tendo ganhado vários prêmios e vendido mais de 20 milhões de cópias mundiamente.

1. The Legend of Zelda:  Ocarina of Time

O jogo que revolucionou The Legend of Zelda e o trouxe para o universo 3D (Fonte: Nintendo/Divulgação)

Considerado por muitos como o melhor jogo da série, esse título foi lançado em 1998 para Nintendo 64 e foi o primeiro da série a ter gráficos em 3D. Esse jogo introduziu novos recursos como o sistema de bloqueio de alvo e botões sensíveis ao contexro, que depois se tornaram comuns em jogos de aventura 3D.

Nesse jogo, o jogador viaja no tempo para derrotar Ganondorf e pode controlar as versões criança e adulta de Link. Além disso, o jogador precisa aprender a tocar várias músicas na ocarina para progredir.

Ocarina of Time recebeu muitos elogios da crítica e dos fãs, além de ter ganhado muitos prêmios pelo seu visual, som, jogabilidade, trilha sonora e escrita.

Confira tudo que sabemos sobre The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Previsto para ser lançado em maio de 2023, The Legend of Zelda:Tears of the Kingdom será a continuação direta do Breath of the Wild, lançado em 2017.

Se quiser saber mais detalhes sobre esse game, nossos especialistas elaboraram esse artigo com tudo que já sabemos até o momento sobre o novo jogo:

Confira abaixo também nossas ofertas no Nintendo Switch e se prepare para a chegada do novo Zelda!

O Cashback do Buscapé pode te ajudar a economizar!

Sabia que o Buscapé tem uma ferramenta de cashback para te ajudar a economizar? Corre para fazer o login na sua conta aqui no site e ativar a opção de cashback nas lojas cadastradas.

Dessa forma, parte do dinheiro gasto em compras volta para a sua conta. Depois é só fazer o pix para transferir os valores para sua conta bancária e aproveitar!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!