Entenda antes de comprar em Fogão

Como comprar o primeiro cooktop?

Saiba como comprar um cooktop e tenha na sua cozinha o produto ideal para preparar suas refeições.

Comprar cooktop

Com o formato de uma bandeja, os cooktops são modelos de fogões sem forno que podem ser instalados em qualquer superfície plana como, por exemplo, a bancada da sua cozinha. Funcionam a gás, energia elétrica ou indução. Alguns modelos – chamados "dominó" – permitem a instalação de vários módulos, ampliando o número de bocas disponíveis.

Compare preços de cooktops

A beleza é um dos principais atrativos desse tipo de fogão, que concede maior sofisticação à cozinha. Sua grande vantagem é a praticidade. E se você está pensando em comprar um cooktop, olha só estas dicas que preparamos para você:

Ao instalar o cooktop, o espaço abaixo da bancada não é perdido como acontece quando fogões tradicionais ou fogões de embutir são utilizados. Além disso, como não possuem forno, os cooktops eliminam a necessidade de se abaixar sempre que algum alimento estiver assando. Basta instalar um forno em uma altura mais confortável.

Esta disposição de forno e fogão é normalmente observada nos programas de culinária transmitidos na TV: cooktop na bancada e forno mais elevado. Outra vantagem é que cooktops e fornos elétricos oferecem mais opções de programação do que o fogão comum.

De acordo com o modelo, existem distâncias limite entre o seu cooktop e a base do móvel. Não deixe de consultar o manual, pois o cooktop não pode encostar na base do móvel nem no forno, quando este for instalado logo abaixo. Outra saída legal é fazer sua cozinha no formato ilha (com o fogão cooktop no meio da cozinha).

Cooktop a gás, com energia elétrica ou por indução?

cooktop a gás, que funciona com gás encanado ou de botijão, é o mais vendido, por ser adequado a diversos tipos de panelas, como cerâmica e aço inox. Já o cooktop elétrico dispensa o uso de gás. O que é uma vantagem, pois não há risco de vazamento de gás. A desvantagem desse cooktop é que ele não funciona em caso de falta de energia.

A instalação de um ou outro modelo de cooktop requer a presença de um técnico especializado. Não se esqueça de utilizar somente as mangueiras regulamentas pelo INMETRO (para os modelos a gás) e as tomadas no novo padrão, com três pinos, no caso do cooktop elétrico.

O mais moderno é o cooktop por indução, ou seja, a superfície só aquece quando há contato direto com as panelas. O calor é gerado por ondas eletromagnéticas, por isso, este tipo de cooktop necessita de panelas especiais, com base magnética. Seu sistema aquece e cozinha os alimentos com maior rapidez e é a opção mais segura, pois esfria logo que a panela magnética é retirada da superfície. Com isso, oferece menos risco para famílias que têm crianças.

Qual cooktop escolher?

Na hora da compra, leve em consideração todos esses detalhes. Lembre-se também de que, quanto maior for a quantidade de queimadores do cooktop, melhor será para quem precisa cozinhar vários pratos ao mesmo tempo. Caso você more sozinho, um modelo de 1 boca ou ainda um cooktop 2 bocas já será suficiente.

Top 5 em fogão