Entenda antes de comprar em Fogão

Qual a diferença entre cooktop elétrico e cooktop por indução?

Cooktop elétrico ou cooktop por indução? Descubra qual modelo atende melhor às suas necessidades.

Cooktop elétrico ou por indução
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Se você pretende comprar um cooktop, mas está em dúvida sobre qual escolher, saiba que as diferenças entre eles se resumem basicamente no tipo de funcionamento e em algumas funções mais avançadas. O cooktop a gás não tem segredo, por isso vamos apresentar aqui o que diferencia o cooktop elétrico do cooktop por indução.

Para começar, ambos funcionam ligados à tomada, não usam gás e não geram chama. Mas, então, qual a diferença entre cooktop elétrico e cooktop por indução? Confira abaixo e descubra qual é o melhor modelo para você:

 

Leia também: Quais são os diferentes tipos de fogão?

Como funciona e quais as vantagens de um cooktop elétrico?

O cooktop elétrico, como o próprio nome diz, funciona com eletricidade, através de uma resistência, que esquenta muito e rapidamente. E esta é uma das vantagens de um cooktop elétrico, que além disso, oferece precisão total no controle de temperatura.

Confira preços de cooktops elétricos

Agora, assim como o cooktop por indução, um cooktop elétrico também consome mais eletricidade que um cooktop a gás. E mesmo não usando gás, o consumo total deles deve ser maior. A vantagem fica por conta do menor tempo de preparo, já que são mais eficientes.

E uma desvantagem do cooktop elétrico com relação ao cooktop por indução é que ele demora mais a esfriar. Vale lembrar ainda que devido à superfície totalmente plana do cooktop elétrico, só podem ser usadas panelas com fundo reto (plano), para não danificá-lo.

Por isso, recomenda-se que as panelas para cooktop elétrico tenham fundo reforçado, como as panelas de aço. Materiais menos resistentes, como vidro ou cerâmica, não devem ser usados no cooktop.

E como funciona e quais as vantagens de um cooktop por indução?

Um cooktop por indução não deixa de ser um tipo de cooktop elétrico, já que também usa eletricidade, e dispensa gás. A grande diferença fica por conta do funcionamento, que é por indução eletromagnética e, por isso, ele é chamado de cooktop por indução.

Veja preços de cooktops por indução

O modelo cria um campo eletromagnético entre a parte interna e inferior da panela: dessa forma, todo o calor gerado vai para o alimento e não ocorre a perda de temperatura para o ambiente.

Isso quer dizer que um cooktop por indução só esquenta se a panela adequada estiver em contato com a zona de cocção (como queimadores dos fogões a gás). E assim que é desligado, ele esfria praticamente de imediato, e automaticamente, o que é uma vantagem do cooktop por indução que, claro, também oferece alto controle de temperatura.

Uma desvantagem de um cooktop por indução é o preço do produto, que ainda é superior aos modelos a gás e aos chamados elétricos.

Quanto às panelas para um cooktop por indução, além de planas, devem ser magnéticas, com fundo de aço, multicamada ou ferro fundido. Para saber se uma panela serve para um cooktop por indução uma dica é usar um imã: se ele grudar na panela, ela está aprovada!

Cooktop elétrico ou por indução: qual o melhor para sua cozinha?

Agora que você já entendeu as principais diferenças entre o cooktop elétrico e o cooktop por indução, escolher o modelo de fogão elétrico mais adequado para você fica muito mais fácil.

Um detalhe deve ser levado em conta: o consumo de energia elétrica. Cooktops elétricos e por indução diminuem seu gasto com o gás, mas aumentam sua conta de luz. Ou seja, você troca de fonte de alimentação, mas no final das contas, é provável que continue gastando quase o mesmo valor.

E lembre-se: o cooktop - elétrico, por indução ou a gás - é ideal para cozinhas planejadas. Para a sua instalação, é importante que os móveis da cozinha estejam bem posicionados e próximos de materiais resistentes ao calor. Verifique sempre o manual do produto e faça a instalação com um profissional.

 

Leia também: Cooktop Electrolux: escolha entre 3 modelos

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em fogão