Logo Zoom
Logo Zoom

O ácido hialurônico está em todo lugar! Em cada propaganda, artigo de beleza, rótulo de produto. Você nunca ouviu falar tanto dessa substância – e talvez nunca tivesse ouvido até pouco tempo. Mas, por que o ácido hialurônico se tornou sucesso repentino e componente indispensável dos produtos de skincare e até de cabelo?

Vamos te explicar exatamente o que é o ácido hialurônico, para que ele serve, que benefícios ele pode trazer para a sua pele e como usá-lo. Com a colaboração da dermatologista Betina Stefanello (@drabetinastefanello), ainda vamos indicar produtos com ácido hialurônico em que vale a pena investir. Aproveitamento máximo sem cair na lábia da indústria da beleza! Confira:

O ácido hialurônico é uma substância viscosa presente nos tecidos colágenos do nosso corpo (Foto: Shutterstock)

O que é o ácido hialurônico?

Ao contrário dos ácidos prescritos para tratar a acne ou fazer peeling químico, que têm ação descamativa, o ácido hialurônico é uma molécula que existe naturalmente no nosso organismo. Ele está presente especialmente nas fibras colágenas que compõem alguns dos tecidos do corpo. Como sabemos, o colágeno confere firmeza, flexibilidade e resistência aos tecidos onde está presente.

"Estávamos habituados a utilizar o ácido hialurônico como preenchedor em sulcos e áreas do rosto que precisavam de reposição de volume, mas, nos últimos anos, os laboratórios conseguiram fragmentar essa molécula em diferentes tamanhos e, por isso, o ácido hialurônico virou febre", explica Betina.

Hoje em dia, é possível aplicar o ácido hialurônico em formato de gel ou cremes e, assim, "preencher" as rugas mais finas, bem superficiais, e dar um aspecto mais hidratado à pele. Além disso, existe o ácido hialurônico via oral, que também entrega turgor e hidratação à cutis. "A tecnologia está aí para nos ajudar e complementar os tratamentos antienvelhecimento", completa a dermatologista.

Para que serve o ácido hialurônico?

Assim como o colágeno, o ácido hialurônico possui a função de sustentar a pele, preenchendo sulcos e mantendo a hidratação, o que dá o aspecto viçoso. Por isso, o ácido hialurônico é usado em cosméticos ou em pequenos procedimentos cirúrgicos para amenizar rugas, marcas de expressão e imperfeições, como olheiras profundas.

A substância também é usada para preencher e dar volume a algumas áreas, como lábios, maçãs do rosto e até nariz. Por ser um componente natural da pele, ele costuma ser bem aceito pelo organismo quando ministrado por profissionais. Essa é a razão pela qual é tão indicado por dermatologistas, tanto para hidratação superficial como para procedimentos estéticos.

"O ácido hialurônico injetável é utilizado para repor volume e sustentação da face, principalmente quando a molécula tem alta concentração. Ele preenche sulcos, áreas convexas (olheiras, têmporas) e áreas especiais (nariz, lábios) quando a concentração é intermediária. E também preenche rugas e fornece hidratação injetável quando a concentração é muito baixa, e o produto super fluido", afirma Betina.

Ela completa, diferenciando o ácido hialurônico injetável dos produtos que contêm ácido hialurônico na composição: "Os produtos tópicos têm a função de dar um aspecto mais hidratado e de 'preencher' o craquelado do rosto, rugas muito finas e melhorar o aspecto de ressecamento da pele, dando viço e revitalização".

Quando usar o ácido hialurônico?

Peles maduras se beneficiam do uso de ácido hialurônico (Foto: Shutterstock)

O ácido hialurônico é indicado para hidratar peles de diferentes tipos, das secas às oleosas, e de diferentes faixas etárias, das mais jovens às mais maduras. A substância é manipulada e combinada a outros componentes para se adequar a cada perfil de usuários.

Já no âmbito dos procedimentos estéticos, ele geralmente é usado para rejuvenescer ou realçar traços do rosto. Um nariz mais simétrico, lábios mais volumosos, marcas de expressão mais amenas: tudo isso pode ser feito com aplicações de ácido hialurônico.

"O ácido hialurônico é indicado para qualquer um que tenha indicação de preenchimento superficial da pele, rugas finas ou hidratação, independente do tipo de pele, pois o ácido hialurônico fragmentado consegue penetrar desde as camadas mais superficiais até as camadas mais profundas", alega a dermatologista.

Cuidados ao usar o ácido hialurônico

Justamente por ser uma substância muito versátil, o ácido hialurônico deve ser usado com responsabilidade e sob indicação profissional. Muita gente acha que, por ser um componente natural da pele, o ácido hialurônico pode ser incorporado a qualquer produto ou aplicado indiscriminadamente. Só que a falta de informação pode ter consequências graves.

Atenção também à quantidade usada: o excesso de ácido hialurônico pode chegar ao extremo de necrosar os tecidos. Atingir artérias durante a aplicação também pode causar problemas graves como cegueira e AVC. Por isso, é fundamental que procedimentos invasivos com ácido hialurônico sejam feitos por um médico dermatologista.

"O maior cuidado é com o veículo escolhido para o uso do ácido hialurônico, pois ele tem que ser compatível com o tipo de pele do paciente. Lembrando que devemos dar preferência para géis e séruns em pacientes com pele oleosa, e cremes para peles secas e maduras", ressalta Betina.

Como usar o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico compõe cremes, séruns e até itens de maquiagem (Foto: Shutterstock)

Você pode usar o ácido hialurônico por meio de cremes, séruns e outros cosméticos, que terão concentrações variadas da substância de acordo com a proposta do produto. Tratamentos dermatológicos intensos terão uma concentração maior, já que o objetivo é que a substância penetre nas camadas mais profundas da pele.

Já itens de maquiagem que têm o componente não oferecem um tratamento intenso, uma vez que o propósito da maquiagem é cobrir a superfície da pele. Nesses cosméticos, o ácido hialurônico mantém a superfície da pele hidratada, impedindo que a maquiagem craquele, por exemplo.

Mas se você está interessada em procedimentos estéticos com ácido hialurônico, procure um dermatologista. Só um profissional poderá recomendar e executar o tratamento mais adequado para você.

"Numa rotina de skincare, ele pode ser utilizado pela manhã ou à noite. Se for utilizado de manhã, ele seguirá na ordem após a limpeza, o tônico e o antioxidante, mas antes do protetor solar. E, se utilizado à noite, ele poderá vir antes do tratamento de pele, caso estejamos falando de ácido, ou de um hidratante ou de um rejuvenescedor mais espesso. Para pacientes que possuam uma rotina mais otimizada e compacta, poderá ser usado como único produto à noite", diz a dermatologista.

Quais as diferenças entre ácido hialurônico, vitamina C e retinol?

Os três são ativos anti-idade potentes e amplamente presentes nas fórmulas de produtos dermatológicos e podem ser combinados para produzir resultados.

  • A vitamina C é um antioxidante que atua como fotoprotetor. Ela estimula a síntese do colágeno, e por isso tem ação cicatrizante. Também é clareadora,  já que inibe a enzima responsável pela produção da melanina.
  • O retinol é o ácido retinoico, derivado da vitamina A. É o agente rejuvenescedor mais consolidado na indústria da beleza. Ele promove a renovação das células e estimula a formação de colágeno,. O resultado é uma pele mais lisa, homogênea e com menos manchas. Se a sua pele é sensível, não use essa substância sem orientação, porque ela pode ser bastante irritante.
  • O ácido hialurônico é um hidratante natural, que atrai moléculas de água para as fibras colágenas, mantendo-as saudáveis por mais tempo. Vale destacar que a vitamina C e o retinol também estimulam a produção de ácido hialurônico pelo organismo. Por isso o uso desses produtos já é interessante a partir dos 25 anos, idade em que a produção natural de ácido hialurônico começa a decair.

Confira a nossa lista dos melhores produtos que contêm retinol!

Melhores produtos com ácido hialurônico

O ácido hialurônico mantém sua função hidratante, mas a formulação do cosmético vai determinar para que tipo de pele, faixa etária ou objetivo ele é mais indicado. Listamos alguns dos melhores produtos com ácido hialurônico disponíveis no mercado. Com certeza você vai descobrir algum que atenda as suas necessidades.

Hidratante facial Neutrogena Hydro Boost Water Gel

Sim, a pele oleosa também precisa ser hidratada, especialmente para evitar o efeito rebote. O Hydro Boost Water Gel oferece 48h de hidratação intensa com ácido hialurônico. Sua textura em gel é de rápida absorção e não obstrui os poros. Além disso, estimula a renovação da pele, aumentando a firmeza ao longo do tempo de uso

Características:

  • Textura ultraleve
  • Oil-free
  • Estimula a renovação e a firmeza da pele
  • Especialmente indicado para pele oleosa

Hidratante facial Vichy Minéral 89

Composto por ácido hialurônico e 89% de água vulcânica, esse tem o propósito de preencher linhas finas, devolvendo o brilho e estimulando a regeneração celular, e aumentar a firmeza da pele. Além disso, ele tem textura leve e rápida absorção.

Características:

  • Fortalece a pele
  • Hidrata profundamente
  • Rápida absorção
  • Especialmente indicado para peles maduras

Se você tem a pele madura, saiba o que usar na sua rotina de skincare.

Creme para os olhos La Roche-Posay Hyalu B5

Na composição de cremes para a área dos olhos, o ácido hialurônico tem função antienvelhecimento, reparadora e preenchedora. Ele evita ou ameniza as rugas que se formam nos cantos dos olhos e a fragilização da pele das olheiras e das pálpebras.

Esse produto ainda tem alta concentração de vitamina B5, que acelera a reparação e reforça a barreira cutânea, e extrato de linhaça, que estimula a síntese de colágeno.

Características:

  • Textura leve de fácil absorção
  • Hidrata profundamente
  • Previne e suaviza linhas finas
  • Estimula a produção de colágeno

Veja alguns dos melhores cremes para olheiras disponíveis no mercado!

Sérum anti-idade Adcos Hyalu 6

Esse sérum combina 4 tipos de ácido hialurônico e 2 bioestimuladores. O produto recupera a firmeza e o contorno facial, reduz rugas, repõe o volume das áreas do rosto e aumenta a elasticidade da pele. Além disso, o Hyalu 6 Adcos estimula a produção natural de colágeno em 152% e aumenta a produção de ácido hialurônico em 98%. Tem ação antipoluição e antiestresse.

Características:

  • Recupera a firmeza, a elasticidade e o contorno facial
  • Ação preenchedora
  • Estimula a produção natural de colágeno e de ácido hialurônico
  • Efeito antipoluição e antiestresse

Protetor solar facial La Roche-Posay Anthelios AE-Pigmentation

A proteção solar também é fundamental para manter a pele saudável e com um aspecto jovem. Além de prevenir os danos causados pelas radiações UVA e UVB, esse protetor tem ação anti-idade e clareadora. Com ácido hialurônico na composição, ele ajuda a preencher linhas finas e rugas. Disponível nas versões com e sem cor.

Características:

  • Alto fator de proteção solar
  • Textura leve oil-free, que não obstrui os poros
  • Ação anti-idade
  • Cleareia manchas e preenche linhas finas

Já selecionou um produto com ácido hialurônico para fazer parte do seu kit? Agora, explore 5 matches perfeitos de produtos de skincare que vão transformar a sua rotina.