Logo Zoom
Logo Zoom

O ácido mandélico é um dos príncipios ativos mais procurados atualmente, pois carrega um potencial gigantesco de tratamento e cuidados com a pele. Mas, se você nunca ouviu falar desse ácido ou ainda tem dúvidas sobre como usar a substância, não se preocupe! A dermatologista Betina Stefanello (@drabetinastefanello, nos ajudou a preparar um conteúdo completo para tirar as suas principais dúvidas sobre o ácido mandélico. Ao final do conteúdo, também damos dicas de alguns dos melhores produtos para você conhecer. Boa leitura!

O que é e quais os benefícios do ácido mandélico?

Quer saber se o ácido mandélico é bom e quais as vantagens de inserir a substância na sua rotina de skincare? Pois fique sabendo que a popularidade do ácido mandélico se deu especialmente por suas propriedades anti-envelhecimento e combate a rugas e linhas de expressão. Mas não é só isso que ele proporciona:

“O ácido mandélico é um alfa-hidroxiácido possui ação hidratante, clareadora, antibacteriana e fungicida, sendo indicado para pele com tendência à acne ou com pequenas manchas escuras. Tem características parecidas com o ácido glicólico, mas, por possuir uma molécula maior, ele tem menor absorção. Então, usamos mais em pacientes com pele oleosa”,

Como o ácido mandélico reduz manchas?

Como um derivado das amêndoas amargas, o ácido mandélico age como um peeling químico que esfolia de forma leve, colaborando para o processo de renovação celular e, consequentemente, clareando manchas de acne e até mesmo melasma.

“Justamente por possuir uma molécula muito maior, ele é menor absorvido. Isso é uma grande vantagem para pacientes que mancham facilmente, pois, nesse caso, teremos uma menor chance de pigmentação inflamatória. Essa é uma vantagem, principalmente para o paciente com a pele negra. Por isso dizemos que o ácido mandélico é o clareador ideal nesse tipo de pele”,

Falando em tirar manchas, que tal conferir 4 produtos e dicas para clarear as axilas?

Quem pode usar ácido mandélico? Saiba os cuidados necessários e contraindicações

Legenda: Ácido mandélico pode ser usado inclusive após tratamentos a laser! (Foto: Shutterstock)

Segundo a Dra. Stefanello, o ácido mandélico é seguro de usar e pode ser utilizado até por quem tem pele sensível. Isso acontece porque ele é uma substância muito mais suave, quando comparada a ativos similares no mercado. Confira o que a médica diz sobre quais tipos de pele podem usar o ácido mandélico:

“O ácido mandélico é ideal para as peles secas e sensíveis, geralmente para pacientes intolerantes a outros ácidos - mas pode ser usado em todos os tipos de pele. Além disso, esse ácido pode ser usado em peles claras e negras, e antes ou depois do peeling ou cirurgia a laser, sendo muito versátil e muito seguro”, explica a especialista.

Mesmo assim, como qualquer tratamento cosmético, existem algumas contraindicações relacionadas ao ácido mandélico. A especialista alerta para que não seja usado durante o dia e destaca que utilizar a substância por tempo prolongado pode causar efeito rebote e surgir novas manchas.

vitar usar ácido mandélico ao mesmo tempo que outros ácidos, nem mesmo durante o tratamento com peeling químico, onde são usados outros ácidos em altas concentrações para descamar a pele, promovendo a regeneração total da pele. Durante este tipo de tratamento é mais indicado usar apenas cremes e loções hidratantes”, afirma, Betina.

De forma prática, veja abaixo quando não usar o ácido mandélico:

  • Gravidez ou amamentação
  • Pele ferida
  • Herpes ativa
  • Após depilação com cera
  • Sensibilidade ao teste
  • Uso de tretinoína
  • Pele bronzeada.

Como usar o ácido mandélico?

Se você chegou até aqui e percebeu que não tem nenhuma contraindicação ao uso da substância na sua pele, provavelmente já quer saber como começar a usar o ácido mandélico e potencializar o seu tratamento e rotina de cuidados, né? Segundo a dermatologista Betina Stefanello, o mais indicado é aplicar diariamente, à noite, sobre a pele do rosto, pescoço e colo, mantendo distância dos olhos.

“Deve lavar o rosto, secar e esperar cerca de 20-30 minutos para aplicar o ácido na pele, para não causar irritação. Para começar a usar deve-se aplicar 2 a 3 vezes por semana no primeiro mês e a partir desse período pode ser usado diariamente”, explica a médica.

Confira as 3 melhores opções de ácido mandélico disponíveis no mercado

Vamos às dicas de ácido mandélico? Agora que você já aprendeu todos os benefícios e sabe como inserir a substância na sua rotina de skincare, está na hora de conferir uma seleção com 3 das mehores opções de ácido mandélico disponíveis no mercado. Continue a leitura e descubra as marcas e principais características de cada sugestão!

1. Peeling Mandelico Adcos

Nossa primeira indicação é o Peeling Mandélico da Atcos. Enriquecido com vitamina C, ele foi formulado com ativos renovadores que atuam na hiperpigmentação, melhorando a textura da pele e fornecendo luminosidade prolongada e imediata. O produto oferece uma esfoliação leve e cicatrizante, fortalecendo a barreira natural da pele e mantendo a hidratação.

Características do Peeling Mandelico Adcos

  • Característica anti-inflamatória
  • Baixo potencial de irritabilidade
  • Com Vitamina C Vetorizada
  • Possui ácido lactobiônico de elevado poder antioxidante
  • Contém vitamina B3 que potencializa a hidratação

2. Ácido Mandélico The Ordinary

Prefere os importados? Conheça o ácido mandélico da The Ordinary! (Imagem: Divulgação/The Ordinary)

O Ácido Mandélico The Ordinary é um produto importado com formulação de 10% de ácido, concentração máxima permitida no Brasil. Além de também oferecer uma esfoliação suave, é um ótimo auxílio para reduzir cravos, o que torna a pele mais lisa. Vale destacar, que ele contém AHA, alfa-hidroxiácidos que ajudam no tratamento de manchas e produção de melanina, mas que também tornam a pele mais sensível ao sol.

Características do Ácido Mandélico The Ordinary

  • Cruelty-free
  • Regula a produção de sebo
  • Minimiza os poros
  • Contém vitamnina B3
  • Vegano
  • Oil-free
  • Sem silicones

3. Ácido Mandélico Principia

O ácido mandélico da Principia garante 99% de redução de manchas (Imagem: Divulgação/Principia)

O Ácido Mandélico Principia é a nossa terceira e última sugestão. O produto tem um custo-benefício mais competitivo. Portanto, é ideal para quem não pode gastar muito no momento, mas ainda quer desfrutar dos benefícios da substância. Ele vem com 10% de concentração de ácido mandélico e 1 % de alfa-arbutin, ativo responsável por regular a pigmentação da pele e uniformizar o tom.

Características do Ácido Mandélico Principia

  • Melhora o melasma em 93%
  • Diminui olheiras e bolsas
  • Controla oleosidade
  • Minimiza os poros
  • Reduz cravos e espinhas
  • Sem parabenos, petrolatos e sulfatos
  • Cruelty-free

Agora que você conheceu as vantagens do ácido mandélico, descubra também os benefícios do ácido salicílico!