Logo Zoom
Logo Zoom

Cuidar da saúde como um todo é fundamental, mas você sabe como cuidar da pele do rosto? Assim como o restante do corpo, o rosto também exige cuidados específicos. Nada de usar os mesmos produtos do corpo na pele do rosto, viu? O ideal é fazer o skincare com produtos específicos (e indicados) para o seu tipo de pele, seja ela uma pele seca, oleosa ou mista.

Para te ajudar nessa, pedimos a ajuda da dermatologista Betina Stefanello (@drabetinastefanello), que é especialista no assunto e trouxe algumas dicas para você cuidar da pele do rosto. Veja quais são os cuidados que você deve tomar no seu dia a dia para garantir uma rotina de skincare das boas. Vamos conferir?

Aproveite para conferir 10 dicas para começar a sua rotina de skincare!

Entenda como cuidar da pele do rosto (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Conheça o seu tipo de pele

O primeiro passo para aprender como cuidar da pele do rosto (e iniciar a rotina de skincare) é conhecer o seu tipo de pele. Não adianta ter a pele seca e usar produtos para pele oleosa, não é mesmo? E aqui vai a dica da especialista:

"Antes de tudo, ao descobrir qual é o seu tipo de pele, vale investigar se precisa fazer também um tratamento específico por possuir alguma condição ou doença de pele. Então, uma visita ao dermatologista é sempre bem vinda", aconselha Betina.

Sobre a pele, como adiantamos, ela pode ser de três tipos: seca, oleosa ou mista. Conheça as características de cada uma a seguir.

Pele seca

A pele seca apresenta como característica a incapacidade de reter água no volume necessário. Nela, os poros são pouco visíveis, a luminosidade é baixa e há grande possibilidade de descamação e vermelhidão. Ela pode estar associada a fatores hormonais, como menopausa, problemas na glândula da tireoide, fatores genéticos ou condições ambientais, como clima frio e seco.

Pele oleosa

Enquanto isso, a pele oleosa é aquela que produz mais sebo que o normal, e possui aspecto mais brilhante, espesso e poros dilatados. Ela pode estar associada a fatores hormonais, excesso de sol, dieta não balanceada e rica em gordura e, ainda, à herança genética. Além disso, a pele oleosa é mais propensa a ter cravos e espinhas.

Pele mista

Já a pele mista, como o próprio nome diz, é uma mistura dos dois tipos de pele mencionados acima. Ela conta com aspecto mais oleoso e poros dilatados na zona T (aquela que engloba testa, nariz e queixo). Enquanto isso, ela é mais seca nas bochechas e pontos extremos do rosto.

Agora que você já sabe qual é o seu tipo de pele, o segundo passo é criar uma rotina de skincare. O motivo? A médica lembra: nosso rosto é nosso cartão de visitas!

"É através da pele do rosto que nos comunicamos com o mundo. Ela é a nossa barreira contra agressões diárias, nos protege das impurezas, dos raios de sol e de tantos outros fatores. Nada mais justo do que retribuir essa proteção. Aprender a cuidar da pele e fazer disso uma rotina não é difícil, mas demanda comprometimento e consistência", lembra Betina.

Lave o rosto com um sabonete ou gel (específico!)

Lembre-se sempre de lavar o rosto ao acordar com um sabonete específico para a sua pele. A higienização diária traz como objetivo remover as células mortas que se acumulam na pele durante a noite. Não esqueça de usar (e abusar) da água fria, pois ela ajuda a fechar os poros e evita que a pele fique oleosa ao longo do dia.

Além disso, não lave a pele do rosto em excesso, independentemente se ela for seca, mista ou oleosa. "Use um sabonete facial duas vezes ao dia, normalmente manhã e noite é o mais indicado", indica a especialista, Lavar a pele do rosto em excesso faz com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo, deixando a pele mais oleosa. E você não quer isso, né?

Você também pode optar pelo uso do gel para limpeza para substituir o sabonete. O Cleanance Gel, da Avène, por exemplo, é um ótimo produto para eliminar a oleosidade, regular a produção do sebo e reduzir bactérias causadoras da acne.

Características:

  • Elimina a oleosidade;
  • Regula a produção do sebo;
  • Reduz bactérias causadoras da acne;
  • Limpa, refresca, purifica e reduz o brilho da pele.

Não esqueça de hidratar o rosto

Após higienizar e tonificar a pele, é fundamental que você hidrate o seu rosto. Mesmo que a sua pele seja oleosa, essa etapa é essencial – por isso, não deixe de fazê-la. Quando a pele está devidamente hidratada, sua barreira cutânea é mantida, proporcionando elasticidade. No contrário, a pele acaba ficando mais sensível à radiação ultravioleta e mais exposta aos poluentes, o que favorece o envelhecimento precoce.

Em hipótese alguma use cremes do corpo na pele do rosto. Procure sempre hidratantes apropriados para o rosto (e para o seu tipo de pele). O hidratante facial Minéral 89, da Vichy, é um ótimo exemplo de produto para todos os tipos de pele.

Características:

  • Ideal para todos os tipos de pele;
  • Hidrata, ilumina e preenche a pele;
  • Fortalece a pele, deixando-a mais resistente.

Se a sua pele for sensível, acalme-a com água termal

Para quem tem a pele sensível, uma ótima solução é fazer uso da água termal para acalmá-la. Indicada para todos os tipos de pele, a água termal é composta por diversos minerais, como ferro, potássio, cálcio, entre outros. Ela repõe os sais minerais do corpo e ameniza irritações, inflamações e a sensibilidade da pele.

Além disso, a água termal protege a pele das agressões diárias e tem ação antioxidante e refrescante. Por isso, invista no produto sem medo! Inclusive, a água termal da Avène pode ser uma boa aposta.

Características:

  • Rica em minerais;
  • Acalma, fortifica e reequilibra.

Use protetor solar com FPS alto!

Muito se engana quem pensa que protetor solar é para usar apenas na hora de ir à praia ou piscina. É fundamental usar protetor solar diariamente, inclusive dentro de casa, pois as luzes irradiadas de computadores e lâmpadas também agridem a pele. Além disso, o uso do filtro previne o envelhecimento precoce da pele, flacidez, surgimento de rugas e linhas de expressão, manchas, pintas e sardas.

Mas, lembre-se de escolher sempre o produto ideal para o seu tipo de pele. Se a sua pele for oleosa, use filtros fluidos e oil-free. Se tiver pele seca, opte por um protetor solar em creme ou loções. Neste caso, o protetor solar da La Roche-Posay, Anthelios Hydraox, pode ser uma boa escolha.

Características:

  • FPS 60;
  • Ação anti-idade;
  • Textura fluida e toque seco.

Aposte em séruns anti-idade e/ou antioxidantes

Para quem não sabe, o sérum auxilia na tonificação e hidratação da pele. Em formato líquido e livre de óleos, ele tem rápida penetração na pele e é prático de usar. O produto remove células mortas e regenera as fibras de colágeno e elastina, amenizando a presença de rugas. Além disso, ele também ajuda no aumento da imunidade da pele.

"Pela manhã você pode optar por antioxidante e após protetor solar, mas a noite não esqueça do hidratante e produto para tratamento, se for o seu caso", reforça a médica.

Os séruns antioxidantes, por exemplo, são ricos em vitamina C, evitam o envelhecimento, eliminam manchas escuras e ainda estimulam a produção de colágeno. Enquanto isso, os séruns anti-idade, como o Retinol B3, da La Rose-Posay, são conhecidos por prevenir ou amenizar quaisquer linhas de expressão.

Características:

  • Uniformiza e restaura a pele, promovendo firmeza;
  • Reduz rugas acentuadas;
  • Combate o fotoenvelhecimento.

Nunca (em hipótese alguma!) durma de maquiagem

Sabe quando você volta cansado de uma festa e cogita dormir sem tirar a maquiagem? Pois bem, descarte completamente essa ideia da sua vida. Dormir de maquiagem obstrui os poros, impede a respiração das células cutâneas e ainda prejudica a renovação celular da pele do rosto. Se você acha que acabou por aí, está enganado! Não remover a maquiagem antes de dormir pode ressecar e irritar o rosto. Nada legal, certo?

Por isso, nunca se esqueça de remover completamente toda a maquiagem. Lave bem o rosto e utilize a água micelar para retirar os resquícios e impurezas que não saíram com a lavagem com água e sabonete. O Bioderma Sébium H2O é um dos mais procurados por quem tem pele oleosa.

Características:

  • Limpa as impurezas, oleosidade e partículas de poluição;
  • Remove a maquiagem;
  • Purifica e preserva o equilíbrio natural da pele.

Beba água, se alimente bem e tenha uma boa noite de sono

Por fim, mas não menos importante, alguns hábitos diários podem influenciar na hora de ter uma pele bonita, sendo boas práticas de como cuidar da pele do rosto. Para começar, beba bastante água, pois a água ajuda a aumentar a elasticidade da pele e atrasa os sinais de envelhecimento.

Outro ponto importante é ter uma alimentação balanceada, já que uma dieta rica em nutrientes faz total diferença no aspecto da pele. Quando consumimos alimentos gordurosos em excesso, a pele fica propensa a inflamações e, consequentemente, ao surgimento de acne.

Vale lembrar que uma boa noite de sono também é fundamental para a saúde da pele do rosto. Isso ajuda na renovação celular, no ciclo de melatonina, que impede o envelhecimento precoce da pele, e fortalece o sistema imunológico. Não dormir bem pode gerar olheiras ou o envelhecimento mais rápido das células cutâneas.

Já ouviu falar em escova facial? Confira os melhores modelos para comprar em 2021!