Logo Zoom
Logo Zoom

Procurando ajuda para montar uma rotina de skincare para pele oleosa? Então, você veio ao lugar certo. Trouxemos um passo a passo com dicas de produtos indispensáveis para quem precisa dar um up nos cuidados com o rosto e não sabe por onde começar. E ainda contamos com a ajuda de uma especialista no assunto para isso, viu? A dermatologista Betina (@drabetinastefanello) nos ajudou respondendo algumas perguntas pra lá sobre cuidado facial diário.

Nesse post você vai aprender sobre as características desse tipo de pele e entender porque determinados produtos são melhores do que outros, quando falamos em rotina de skincare para pele oleosa. Confira:

Conheça um pouco mais sobre o skincare em peles oleosas aqui (Imagem: Shutterstock)

Quais as características da pele oleosa?

Antes de conhecer a rotina de skincare para pele oleosa que preparamos, vamos saber um pouco mais sobre as características desse tipo de pele?

Às vezes chamada de seborreica, a pele oleosa possui um brilho intenso e sensação de peso, além de poros dilatados, irregulares e tendência à acne. Isso acontece por causa da alta produção de sebo, cuja função natural é nos proteger do ressecamento.

As causas mais comuns geralmente são:

  • Hormônios
  • Alimentação
  • Clima
  • Cosméticos

Mas, felizmente, é possível tratar esse problema com uma rotina de skincare para pele oleosa adequada. Então, vamos as dicas?

E como é a rotina ideal de skincare para a pele oleosa?

Você provavelmente já ouviu por aí que basta um sabonete, tônico e hidratante para cuidar da pele oleosa, né? A especialista admite que, por muito tempo, essa era a teoria defendida por alguns profissionais, mas com o avanço das pesquisas e inovações em produtos, hoje, já se pode ir além.

"Continuamos indicando iniciar o dia com a limpeza, mas nem sempre utilizamos um tônico adstringente na sequência. Hoje, a tecnologia dos produtos nos permite utilizar um antioxidante com poder de melhorar a oleosidade após a limpeza, podendo ou não usar hidratante, e sempre finalizando com o protetor solar", ensina Betina.

À noite, de acordo com a médica, ainda pode ser indicado o uso do creme de tratamento para a oleosidade e/ou um anti-idade com poder antioleosidade também. Legal, né? Uma rotina completa e eficaz!

Para te ajudar, aqui embaixo, a gente detalha melhor esse processo. Veja só!

1. Opte por um gel de limpeza com ação adstringente

O gel de limpeza é a melhor opção para peles oleosas, porque sua composição é feita basicamente de água, ao contrário da maioria dos sabonetes. No caso do gel adstringente, ele ainda minimiza a  oleosidade excessiva sem causar ressecamento.

Uma boa opção para a sua rotina de skincare para pele oleosa é o Bioderma Sébium Gel Moussant, que também é indicado para pele mista e acneica. Este produto controla o brilho e limita a secreção de sebo, além de possuir um cheiro suave e agradável.

Características do Sabonete Liquido Bioderma Sébium Gel Moussant

  • Sem sabão, corantes e parabenos
  • Hipoalergênico
  • Previne a obstrução dos poros

2. Hidratação? Sim! Pele oleosa também deve ser hidratada

Muita gente se engana ao acreditar que hidratar a pele deixa o rosto mais oleoso. Sua rotina de skincare para pele oleosa deve sim incluir um hidratante adequado, pois ele ajudará a controlar o excesso de sebo. No entanto, o ideal é que o produto seja próprio para esse tipo de pele, sem óleos na composição.

Uma boa dica é o Neutrogena Hydro Boost, ideal para quem detesta aquela sensação de "grude" que fica após a aplicação de alguns hidratantes. Ele possui uma textura ultraleve em gel, que garante rápida absorção.

Características do Neutrogena Hydro Boost

  • Hidrata por 48h
  • À base de água
  • Com ácido hialurônico, que estimula a renovação da pele e fortalece sua barreira natural

3. Escolha um sérum com ativos que ajudem a amenizar os problemas da pele oleosa

Se você não sabe para que serve um sérum e qual a função dele numa rotina de skincare para pele oleosa, a gente te explica. A função deste produto é tonificar a pele, além de potencializar e acelerar o resultado dos tratamentos.

Nossa indicação aqui é o sérum Silymarin C F da Skinceuticals, desenvolvido especialmente para peles oleosas e acneicas. Ele tem o intuito de tratar oleosidade e agir como um antioxidante, por isso, sua promessa é prevenir e corrige sinais de envelhecimento, uniformizar o tom da pele e evitar inflamações causadas por excesso de oleosidade. Tudo com apenas 4 a 5 gotas diárias!

Características do Sérum Silymarin C F da Skinceuticals

  • Tem 15% de vitamina C pura e 0,5% do antioxidante Silymarin, com ação específica para peles oleosas;
  • Refina a textura da pele e uniformiza o tom no rosto, tratando as manchas de acne;
  • Reduz a oleosidade em até 76%
  • Garante primeiros resultados em 1 semana de uso.

4. Proteção solar é tarefa para todos os dias (de chuva ou de sol)!

Sua rotina de skincare para pele oleosa não está completa sem um protetor solar para te proteger de manchas e demais efeitos dos raios UV. Mas encontrar um produto que não deixe a pele ainda mais oleosa não é tão simples, por isso nossa dica é o Minesol Oil Control. Além de alta proteção contra os raios UVA e UVB, ele controla e reduz a oleosidade, portanto pode (leia-se deve) - ser usado diariamente.

Características do Minesol Oil Control

  • Desenvolvido especificamente para a pele brasileira
  • Oil-free
  • Fórmula fotoestável para proteção contra queimaduras solares e envelhecimento prematuro da pele (rugas)
  • Não comedogênico: protege sem obstruir os poros

5. Remova a maquiagem com água micelar

O último, mas não menos importante, passo da rotina de skincare para pele oleosa, é a remoção de maquiagem. Após um longo dia, muitas vezes temos preguiça para limpar a pele e retirar a make, mas isso prejudica todo o seu esquema de tratamento. Por isso, o ideal é remover tudo com uma água miscelar própria para o seu tipo de pele.

O Bioderma Sébium H2O é o produto ideal, pois foi desenvolvido especialmente para peles oleosas e acneicas. Ele remove a maquiagem sem ressecar a pele, regula a qualidade do sebo e oferece uma sensação imediata de frescor. Além de ter um perfume super suave.

Características do Bioderma Sébium H2O

  • Pele 95% mais purificada
  • Ação antibacteriana
  • Hipoalergênico
  • Sem enxágue e sem corantes

Agora que você já tem o passo a passo de uma rotina de skincare para pele oleosa, confira algumas dicas para potencializar ainda mais os seus cuidados:

O segredo do sucesso de uma rotina de skincare para pele oleosa

Já aprendeu todo o passo a passo, né? No entanto, fica aqui o grande pulo do gato: segundo Betina, o segredo do sucesso para que a rotina de skincare para pele oleosa dê certo é manter a consistência. Isso significa deixar a preguiça de lado e investir tempo nos cuidados, viu? Mesmo que o ritual seja com apenas um ou dois produtos, é importante que eles sejam usados todos os dias.

"Além da consistência, minha dica é priorizar o uso do sabonete facial para pele oleosa e acneica e do protetor solar antioleosidade. Eles são muito importantes porque vão cumprir a função de retirar a poluição, células mortas e sujeira nos poros, além de evitar os danos solares e prevenir manchas de acne", aconselha a dermatologista.

Agora, para garantir que você saiba a melhor forma de cuidar da pele oleosa no dia a dia, separamos ainda 5 dicas extras aqui embaixo. Anota aí!

5 dicas extras para a sua rotina de skincare para pele oleosa

Cuidados essenciais para ter uma pele bem tratada (Imagem: Shutterstock).

1- Não esprema cravos e espinhas

Cravos e espinhas podem ser um incômodo, mas você não deve espremê-los sob hipótese alguma. Isso porque as bactérias que estão na sua mão ou na própria pele, aumentam a inflamação, podendo causar manchas e formar cicatrizes. Não esqueça, sua rotina de skincare para pele oleosa deve ser uma combinação de produtos específicos e hábitos saudáveis.

2- Lave o rosto 2 vezes ao dia

Para que sua rotina de skincare para peles oleosas funcione bem, o ideal é que você lave o rosto logo pela manhã e à noite, antes de dormir. Lavar mais vezes pode causar efeito rebote, o que fará com que sua pele produza mais sebo para recuperar a oleosidade “perdida”.

3- Não dispense (nunca!) o filtro solar

Esse é um dos cuidados fundamentais para quem tem pele oleosa, pois além de prevenir doenças de pele, o uso de protetor solar evita manchas e auxilia no controle da acne. Não dispense esse produto na sua rotina de skincare para pele oleosa!

4- Invista em uma limpeza de pele

Quando feita regularmente, a limpeza de pele é o componente que fará toda a diferença na sua rotina de skincare para pele oleosa. Isso porque, ao remover as células mortas da camada superficial da pele, ela restaura e equilibra o Ph da epiderme, ajudando a reduzir a produção de sebo.

5- Conheça a sua pele

Apesar das peles oleosas terem majoritariamente as mesmas necessidades, cada perfil é um perfil e as necessidades podem variar de pessoa para pessoa. Por isso, é importante acompanhar como sua pele reage aos produtos que usa, o que funciona ou o que não funciona.

Além, é claro, de observar a alimentação, para identificar como a sua pele responde aos tipos de alimento que você consome diariamente. Dessa forma, sua rotina de skincare para pele oleosa ficará cada vez mais assertiva, gerando resultados ainda mais satisfatórios.