Entenda antes de comprar em Impressora e Multifuncional

Qual a diferença entre impressora e multifuncional?

Impressora ou multifuncional? Saiba qual a ideal para você ter em casa ou no trabalho.

Impressora ou multifuncional

Antigamente, tudo que uma impressora fazia era imprimir documentos. Essas máquinas não tinham tantas funções assim, o que de certa forma até ajudava na hora de comprar uma impressora, já que elas eram bem semelhantes entre si.

No entanto, com a melhora das tecnologias, funções que eram realizadas por outros produtos puderam ser inseridas em uma só impressora, facilitando e barateando a realização de vários trabalhos em uma mesma plataforma, inclusive para usar em casa.

Impressora ou multifuncional? Escolha

No começo, essa versatilidade tinha um preço alto, mas agora tanto uma impressora simples quanto uma multifuncional são comercializadas por valores próximos, alterando somente as possibilidades que cada equipamento oferece e aumentando as dúvidas na hora de escolher qual comprar.

Mas calma! Se você não sabe se escolhe uma impressora ou uma multifuncional, aqui você vai saber tudo sobre esses modelos. Confira.

Qual escolher: impressora ou multifuncional?

Bom, antes de tudo é importante saber quais as principais diferenças entre as duas opções. Basicamente, a impressora tem como única função imprimir e possui uma estrutura menor que possibilita o encaixe em qualquer móvel da casa.

Já a multifuncional amplia muito o leque de possibilidades de uso, pois, além de imprimir, realiza as funções de scanner, máquina copiadora e, em alguns modelos mais completos, inclui telefone e fax. Todas essas possibilidades acabam por tornar o equipamento um centro de informação e conteúdo com ótimo custo/beneficio.

Saiba mais sobre a impressora multifuncional

O interessante em optar por uma impressora multifuncional é a economia que se ganha em dinheiro e tempo, já que praticamente todas as funções necessárias para impressão e cópia de imagens estão presentes a um toque de botão.

Outro atrativo é poder conectar todas as funções da multifuncional por apenas um cabo, isso gera mais entradas livres no PC, tornando tudo mais fácil. Sem contar que todas as possibilidades do aparelho ficam ligadas a apenas uma tomada, o que gera economia de energia.

Porém, depois de todas essas facilidades, o que uma máquina com tantas opções pode oferecer de desvantagem? Simples, principalmente no quesito de cópia. Usando a multifuncional como uma máquina copiadora, ou ainda para impressão fotográfica, o valor da reprodução compensa somente se o equipamento for utilizado para fazer uma quantidade pequena de material.

Enfim, qual tipo de impressora é o ideal para você?

O mais importante para se tomar uma boa decisão é refletir sobre como a máquina será utilizada. Por que você precisa de uma impressora? Você imprime muito ou pouco no dia a dia? Utiliza imagens escaneadas? Quer também alguns recursos bem úteis, como o presente em uma impressora que imprime fotos? Enfim, todas essas perguntas vão ajudar a fazer uma boa escolha.

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio geralmente não têm necessidade de realizar trabalhos muito elaborados ou graficamente complexos. Sendo assim, impressoras convencionais já são capazes de suprir a demanda.

Outro ponto que vale destacar é que as impressoras, muitas vezes, são mais compactas do que uma multifuncional. Embora existam multifuncionais que quase não ocupam espaço, as impressoras comuns ainda levam vantagem nesse quesito. Com isso, são ideais para ambientes menores, ajudando a otimizar espaço.

Agora, se você tem a necessidade do uso de uma imagem ou até mesmo de realizar a cópia de um documento, a escolha mais prática será uma multifuncional, sem contar o ganho de agilidade no processo. Analisando por esse ponto de vista, a impressora comum acaba por limitar as possibilidades de uso.

Para finalizar, vamos falar sobre preço. É verdade que, na média, a impressora comum sai na frente, como uma máquina que conta com um investimento menor. Mas a multifuncional não fica tão atrás assim, já que é possível encontrar esse tipo de impressora com um valor bem acessível, bem próximo da impressora simples.

Na hora da compra, considere todas essas dicas e escolha, sem complicação, a melhor impressora para você.

Top 5 em impressora e multifuncional