Logo Buscapé
Logo Buscapé

A presença de plantas dentro de casa, além de trazer um charme para o ambiente, é ótima para a saúde e o bem-estar dos moradores. Isso porque as plantas oferecem melhorias na qualidade de vida. Elas ajudam a relaxar, são umidificadores naturais, minimizam alergias e eliminam toxinas presentes no ar. Se você mora em apartamento e quer começar a cultivar algumas espécies, é preciso conhecer as plantas ideais para ambientes fechados.

Existem plantas que se desenvolvem incrivelmente bem quando colocadas em vasos dentro de casa. Na hora de escolher uma para colocar na sala de estar ou no quarto, é importante sempre levar em consideração a espécie da planta, os cuidados que ela necessita e onde ela melhor se desenvolve. Para você que não entende nada (e quer investir na carreira de "mãe" ou "pai" de planta), preparamos uma lista com 10 espécies de plantas para ter dentro de casa. Dá um Busca e confira!

Leia também: Ferramentas de jardinagem: como montar um kit de jardinagem?

Veja quais plantas para interiores você pode cultivar! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

1. Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é uma planta para casa que precisa ser regada apenas uma vez por semana

A Espada de São Jorge não exige tantos cuidados (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A Espada de São Jorge é uma excelente escolha de planta para casa. Para quem não dispõe de tempo para realizar sua manutenção, ela não exige tantos cuidados. Essa espécie precisa ser regada apenas uma vez por semana no verão, e uma vez a cada 10 dias no inverno. Além disso, ela é um exemplo de planta que pode ser cultivada na sombra, pois mesmo gostando de luz, ela resiste bem à falta dela.

Essa planta carrega uma mitologia de fornecer proteção para o ambiente, afastando o mau olhado e a inveja. Por isso, existe um costume de mantê-la sempre próxima à porta de casa para afastar as energias ruins. Ela é ótima planta para sala de estar, por exemplo. Por fim, ela é comprovadamente uma planta que purifica o ar e filtra poluentes.

2. Samambaia

A Samambaia é uma planta para casa que se adapta a diversos ambientes

A Samambaia é uma ótima planta para ficar suspensa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A Samambaia é uma espécie de planta para casa bastante conhecida. Ela possui uma coloração verde-clara e apresenta folhas longas e pendentes que costumam ser bem volumosas. Por isso, é recomendado mantê-la em vasos suspensos ou no alto de uma parede ou prateleira. Ela é uma planta que se adapta a vários ambientes: internos, externos, úmidos, secos, iluminados ou sem luz.

Por ter essa facilidade de adaptação, a samambaia não exige tantos cuidados. Alguns especialistas, entretanto, não indicam manter a samambaia sob a luz direta do sol ou em ambientes com vento, já que isso pode queimar as folhas mais jovens. Além disso, é recomendado que ela seja regada todos os dias, mas com cuidado, pois ela não pode ficar encharcada.

3. Suculenta

A Suculenta é uma planta para casa que acumula água em suas folhas

A Suculenta precisa de pouco sol para se manter (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

As Suculentas são delicadas e fáceis de se ter em casa, pois demandam poucos cuidados. Elas são originárias de locais secos e com sol forte. Por isso, essa espécie de planta para casa acumula água em suas folhas, tendo, assim, folhas e caules engrossados. Se as folhas começarem a ficar mais finas que o normal, é sinal de que ela não está recebendo a quantidade de luz necessária. O ideal é proporcionar pelo menos quatro horas diretas de sol.

Para cuidar da melhor forma da sua suculenta, você deve ficar atento aos sinais que ela te dá. Se as folhas murcharem, aumente gradativamente a quantidade de água. Mas, se começarem a apodrecer, diminua. Por fim, ela pode ser regada uma vez por semana no verão e de uma a duas vezes por mês no inverno. No entanto, sempre confira antes se a terra está seca, pois se estiver úmida, você não precisa regar.

4. Cactos

Os Cactos são plantas para casa que precisam de muita exposição ao sol

Os Cactos são plantas para casa que não precisam de tanta rega (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os Cactos são plantas para casa simples, versáteis e de poucos cuidados. Assim como a suculenta, eles acumulam água nas suas folhas e raízes e, portanto, não exigem tantas regas. Existem diversos tipos de cactos, mas, no geral, todos são cobertos por farpas e espinhos, tornando fácil o reconhecimento da espécie.

Ideais para aqueles que não possuem tempo ou prática para realizar a manutenção das plantas, os cactos são uma ótima opção de planta para casa, podendo ser grandes ou pequenos. Seu cultivo exige pouca água e muita exposição ao sol. Quanto mais sol receber, mais bonito e robusto ele ficará.

5. Cróton

O Cróton é uma planta para casa que exige poucos cuidados e se adapta ao clima tropical

O Cróton chama atenção pelas cores exóticas (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os Crótons são conhecidos pelas suas folhas grandes e coloridas, podendo apresentar tons de verde, vermelho, amarelo, roxo ou rosa e tamanhos variados. É uma planta para casa muito utilizada no paisagismo no Brasil devido a sua beleza, facilidade nos cuidados e fácil adaptação ao nosso clima tropical.

É importante ressaltar que sua folhagem depende da exposição ao sol. Por isso, é bom posicioná-la próxima a uma janela. Ela não se adapta bem em locais com ar condicionado e, portanto, é preciso evitar ambientes assim. Por fim, sua terra precisa estar sempre úmida, mas não encharcada. Sua rega pode ser feita diariamente ou a cada dois dias, com quantidades menores de água.

6. Begônia

A Begônia é a planta para casa ideal para decorações mais delicadas

A Begônia é uma boa planta para sala de estar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

As Begônias são plantas para casa ideais para quem gosta de decorações mais delicadas. A melhor opção para cultivá-las é em vasos pequenos que podem ser colocados em cima da mesa. Vale lembrar que elas precisam estar longe de salas com ar-condicionado ou locais com pouca luz. Por serem muito sensíveis, elas não suportam mudanças bruscas de clima, nem excesso de água.

Para que elas permaneçam saudáveis, é importante que sua rega seja feita a cada quatro dias, diretamente na terra, mantendo as raízes sempre úmidas. Mas, lembre-se de não molhar as folhagens e as flores. Nos dias de calor intenso, essa espécie precisa de mais água.

7. Zamioculca

A Zamioculca é uma espécie de planta para casa que não precisa de sol

A Zamioculca é uma espécie que precisa de pouca água (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A Zamioculca se destaca pelo brilho intenso de sua folhagem e é uma ótima opção para corredores e locais com baixa luminosidade natural. Seus cuidados são simples. Ela possui baixa necessidade de água e sua rega deve acontecer de uma a duas vezes por semana, evitando sempre deixar a planta encharcada.

O solo deve ser mantido com uma certa umidade. O acúmulo excessivo de água pode ocasionar o amarelamento das folhas e o apodrecimento das raízes dessa espécie de planta para casa.

8. Aglaonema

A Aglaonema é uma planta para casa ideal para ambientes com meia-sombra

A Aglaonema é uma planta para cultivar em ambientes fechados e sem luz (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A Aglaonema é bastante comum em países tropicais e uma das melhores plantas para se cultivar em ambientes sem muita luz. Ela não exige tantos cuidados e se mantém saudável por bastante tempo, sendo uma ótima opção de planta para cultivar dentro de casa.

O ideal é que ela seja regada de duas a três vezes por semana, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar. Também é necessário pulverizar a água nas folhas de vez em quando, para que elas se mantenham hidratadas. Quanto ao sol, sua exposição deve ser moderada, pois essa é uma espécie que não tolera sol direto.

9. Asplênio

O Asplênio é uma planta para casa ideal para loais com luz difusa ou indireta

O Asplênio deve ser colocado em luz indireta (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Asplênio é uma espécie de planta para casa considerada “prima” da samambaia, tendo seu melhor crescimento em troncos de árvores, pedras ou outros apoios. Ele possui folhas longas, inteiras e brilhantes. Essa espécie gosta de calor e umidade, mas não resiste ao sol direto nas folhas, nem ao frio.

O ideal é mantê-lo em local com luz difusa ou indireta. Seu solo precisa estar sempre úmido, mas nunca encharcado. É importante evitar molhar a planta por cima e no centro, pois água em abundância nessa área pode gerar o apodrecimento e inibir o crescimento de folhas novas.

10. Clorofito

O Clorofito é uma espécie de planta para casa ideal para cidades mais quentes

O Clorofito é uma planta ótima para decorar a casa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Clorofito é uma planta ornamental perfeita para decorações. Ela purifica o ar em ambientes domésticos, eliminando substâncias ruins. Portanto, essa espécie está na lista de ótimas opções de plantas para quarto. Ela é ideal para quem mora em cidades mais quentes e não exige tanta luz para crescer.

Essa espécie de planta para casa precisa ser regada pelo menos duas vezes por semana nos meses mais quentes, e de duas a três vezes por mês nos meses mais frios. A vantagem dela é que, conforme o crescimento, as mudas podem ser tiradas, dando início a uma nova.

Resumo

Confira o resumo que preparamos com a quantidade de água e de luz que cada espécie precisa

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!