Logo Buscapé
Logo Buscapé

A fé pode expandir o pensamento humano e garantir escolhas mais éticas e corretas de acordo com a vida de cada um. Para alimentar a crença, é preciso acompanhar estudos e testemunhos, sentir como o outro e assimilar ensinamentos na experiência do próximo.

Os livros podem ser ótimos aliados na busca por esse tipo de conhecimento e obras com esse tema podem ser opções incríveis de presente.

Selecionamos 9 livros indispensáveis para a leitura religiosa, seja qual for sua crença.  Dê um Buscapé e confira!

O clássico que explica os elementos da visão cristã: Cristianismo Puro e Simples

Considerado um dos 50 livros mais influentes para o pensamento cristão, o livro de Clive Staples Lewis foi adaptado de uma série de palestras transmitidas pela BBC num programa de rádio entre 1941 e 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. O objetivo das palestras era explicar a fé cristã de uma maneira simples e clara.

O material daria origem ao livro religioso evangélico que consiste em argumentos que justificam a existência de Deus, e como sua influência cria uma noção instintiva de ética e moralidade para o ser humano. Assim, na obra, o autor apresenta os principais elementos da visão cristã e conduz os leitores a temas profundos e complexos.

A diferença entre o tempo de Deus e o tempo dos homens em Kairós - O Tempo de Deus

No livro religioso católico, Padre Marcelo Rossi relata o significado da palavra Kairós — tempo de Deus — e faz um contraponto com Khronos — tempo do homem, ou seja, o nosso tempo cronológico. A palavra grega remete ao termo “momento certo” e o autor a utiliza para explicar a contraposição entre Kairós e Khronos.

O livro é composto por trechos da Bíblia que trazem situações de incompreensão, sofrimento e provação, além de outros exemplos para facilitar o entendimento do leitor. Ao final de cada capítulo, o autor faz uma oração relacionada ao tema abordado. O livro ressalta também a importância da oração para que os leitores se mantenham confiantes no poder de Deus.

Entendendo a concepção de morte em Os Nàgô e a Morte

O livro permeia a morte dentro da cultura Iorubá — descendentes de populações da África Ocidental trazidos para o Brasil, em particular na Bahia, intitulados Nàgô. De forma intelectualizada, Juana Elbein dos Santos, autora que pesquisou efetivamente o assunto, discute também simbolismos do Òrìsà èsù — Orixá Exú, o culto de Bàbá Ègungun e a Ifá.

A obra examina e desenvolve profundamente algumas interpretações sobre a concepção de morte, assim como suas instituições e seus mecanismos ritualísticos dentro das comunidades que se qualificam a si mesmas de Nàgô, denominadas pela etnologia moderna de Iorubá.

Nosso Lar, de Francisco Cândido Xavier: livro psicografado sobre o plano espiritual

O livro psicografado é obra de André Luiz, espírito que conta como foi a descoberta do outro plano espiritual e a forma como esse lugar é organizado: “Após uma doença, o médico André Luiz desperta em um ambiente sombrio e desconhecido. Pouco tempo depois é levado à colônia espiritual Nosso Lar, um lugar que nunca imaginou existir e que, ao mesmo tempo, é tão semelhante à Terra. É nesta região de cura, aprendizado e constante trânsito que André Luiz passa a entender que existe uma realidade à nossa espera após a morte, uma nova forma de viver que representa apenas o início da jornada.”

Esse é o primeiro livro da coleção A vida no mundo espiritual e o espírito André Luiz descreve com clareza suas observações sobre a região espiritual, como por exemplo, onde os espíritos vindos da Terra passam por sua recuperação e educação espiritual antes de poder continuar seus caminhos. A narrativa é vibrante, envolvente e foi psicografada por Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, em 1944.

Conheça 301 relatos mitológicos em Mitologia dos Orixás

O livro é a mais completa coleção de mitos da religião dos orixás. O sociólogo Reginaldo Prandi reuniu 301 relatos mitológicos sobre como são e o que desejam os deuses da mitologia iorubana. É um rico material de cunho cultural em que o olhar clínico do autor fornece embasamento teórico e imparcial para pesquisas aprofundadas sobre o assunto.

Na sociedade dos iorubás é pelo mito que se volta ao passado, se entende o presente e se prevê o futuro. Por isso, cada mito é tratado como um segredo que jamais será desvendado completamente. O livro é ilustrado com fotos coloridas de todos os orixás que se manifestam nas cerimônias do Candomblé no Brasil.

Fé e Paixão, de Aline Barros: trajetória de vida na fé de uma das mais queridas cantoras gospel do Brasil

O livro conta a história de Aline Barros, um dos grandes nomes da música gospel no Brasil. A obra traz a trajetória da cantora desde os primeiros anos no subúrbio do Rio de Janeiro até o seu primeiro contato com a música e o alcance do sucesso.

Fé e paixão é inspirador e tem linguagem simples e cativante, em que Aline coloca os momentos em que se viu tomada pelo amor de Deus e com força para continuar. A obra de Aline promove o amor em família como alicerce de vida e mostra como Deus a motivou em todas as fases e a fez se dedicar aos seus grandes sonhos.

Reflexão sobre a vida como um todo em Por Onde For O Teu Passo, Que Lá Esteja O Teu Coração

Uma obra para repensar a vida. Padre Fábio de Melo, queridinho nas redes sociais por seu bom humor, traz em sua obra uma proposta de reflexão sobre a vida no geral, em todas as áreas: “Uma vida que não é refletida não pode ser bem vivida. Só o debruçar reflexivo sobre nós é capaz de reorientar a coerência, desfazer os equívocos e estabelecer o julgamento que nos coloca diante dos dilemas fundamentais”.

Padre Fábio faz questionamentos para que o leitor reflita sobre o que fala seu próprio coração. A obra traz a compaixão como aspecto mais nobre do ser, em que a pessoa pode descobrir que sua vida pode ser diferente e que é possível reorientar a sua história. O livro é um itinerário para renascer. De acordo com o autor, você não deve esperar que o outro te ofereça o que só você pode se oferecer.

Para se aprofundar no cotidiano religioso do Candomblé em O Candomblé Bem Explicado

O livro é resultado de uma pesquisa de um babalorixá e de sua filha-de-santo que decidiram elucidar conceitos recorrentes no cotidiano religioso do Candomblé. O enfoque dado é para as três nações analisadas: Bantu, Iorubá e Fon.

A obra traz diversas peculiaridades e conceitos simbólicos que explicam o uso de objetos e as diferentes características e funções dos itens que fazem parte dos rituais da religião e que eram poucos explicados até então. O livro informa também mais detalhes da cultura africana e descomplica o vocabulário empregado por quem segue a religião.

Compreendendo o intercâmbio espiritual em O Espírita - na Mediunidade e no Meio Social

O livro aborda diversas questões sobre o homem e sua relação com o meio, além de debater o intercâmbio do ser humano com a espiritualidade. A obra é o mais novo título da autora Therezinha Oliveira, conhecida por suas importantes obras espíritas.

Questões como “Existe receita para a felicidade? O mundo pode ser diferente? Quem saberia encontrar a felicidade num lugar de tanto sofrimento? O que é mediunidade? Missão ou castigo? Todos nós somos médiuns?” são respondidas de maneira objetiva e clara, traços que são sempre observados no estilo de escrita da autora.

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!