Logo Zoom
Logo Zoom

A quarentena mal começou e já estamos inquietos em casa, fazendo chamadas de vídeo e terminando todas as séries possíveis. Praticar exercícios em casa mantém nosso corpo e mente sadios e também pode ser uma forma de preencher o tempo e se prevenir tanto do coronavírus (COVID-19) como de outras doenças, inclusive psicológicas.

Como a recomendação geral é ficar em casa e diversos parques e academias estão temporariamente fechados, listamos produtos e aplicativos para quem já possuía uma rotina de exercícios físicos e para os inciantes. Para direcionar de forma profissional os movimentos, listamos no final alguns aplicativos, plataformas e blogs que estão disponibilizando material didático gratuito durante esse período. Dê um Zoom!

Lembre-se: É importante lembrar que, caso tenhamos contato com outras pessoas nos espaços públicos, as duas principais formas de prevenção do vírus são o uso do álcool em gel e a higienização completa das mãos e braços.

1. Corda de pular e cama elástica

Acessíveis e capazes de serem usadas em espaços pequenos, a corda de pular e a cama elástica são ferramentas para quem quer emagrecer, fortalecer pernas, trabalhar a respiração e fazer exercícios para os glúteos. Apesar de nos lembrar a infância e não parecer prejudicial, não são indicados para quem tem restrições a atividades de impacto ou quem tenha sofrido algum trauma nos joelhos ou articulações.

Se você é iniciante, é importante começar com calma e não se esquecer da respiração e de manter a postura ereta. Você pode praticar ouvindo uma boa música ou vendo um vídeo, caso queira se distrair.

A corda de pular com contador Proaction G190 possui um contador analógico e preço super acessível. O contador é uma boa ferramenta para manter um diário de quantas rotações serão feitas ao longo da quarentena!

Para os praticantes assíduos das aulas de jump, a cama elástica profissional também é uma ótima opção para se exercitar dentro de casa.

2. Bicicleta ergométrica e esteira

Tanto a bicicleta quanto a esteira são excelentes meios para a perda calórica e fortalecimento de diversos músculos. Exercícios aeróbicos nos ajudam a manter uma boa frequência cardíaca e melhoram nosso humor, pois estimulam a liberação da endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Para os fãs das aulas de spinning ou quem estava acostumado a pedalar longas distâncias, ter uma bicicleta ergométrica é uma excelente opção para não perder o ânimo e a resistência já adquirida.  A Bicicleta Ergométrica Vertical Residencial EX 550, da Dream Fitness, está em 3º lugar no nosso ranking, suporta até 100Kg e monitora os batimentos cardíacos.

Quem prefere uma caminhada, a boa é a esteira elétrica ou ergométrica. O preço costuma ser mais elevado comparado com os outros produtos, mas pode valer cada centavo. O modelo da Caloi Residencial Cle 10 Classic Act! 2 possui um diferencial: os amortecedores. Suporta até 100kg, atinge a velocidade máxima de 8km, é dobrável, possui rodas para transporte e inclinação máxima de 6%.

Outro modelo de esteira elétrica residencial é a EP1600, da Polimet. Ela suporta até 110kg, alcança 9km e é dobrável. Não possui inclinação e o preço é mais em conta.

3. Halteres, anilhas e barras

Quem se acostuma com a musculação não consegue abrir mão de levantar peso. Indicado para todos, desde iniciantes até profissionais, ele ajuda a fortalecer os músculos do corpo todo e contribui com exercícios para ganhar massa muscular, de acordo com a forma como é utilizado. Nós indicamos um kit composto por 2 Barras de 40cm cromada + 8 anilhas (12kg) + 2 pares de presilhas. As barras podem ser utilizadas para exercícios de peso livre e suportam até 50kg de anilhas. Perfeito para fortalecer os braços e fazer agachamentos!

Outra opção interessante, pra quem não quer acumular barras de ferro, é o halter. O preço vai variar de acordo com o peso, mas já te adiantamos um para quem não está acostumado com esse tipo de levantamento. O Halter de 2kg de ferro também é uma opção super em conta para iniciar seu pequeno estúdio em casa! Para quem já superou os 2kg, a versão emborrachada, de 3kg, também possui um preço barato e que não irá danificar seu piso caso caia no chão.

4. Pilates e Yoga

O alongamento é um hábito saudável para qualquer atividade, até mesmo para quem está sedentário. Por isso, entre os exercícios para fazer em casa, a Yoga e o Pilates são ótimas escolhas, pois trabalham principalmente a respiração e o alongamento, além do fortalecimento e equilíbrio. A meditação, na yoga também pode ser uma chave para o alívio de estresse e ansiedade.

Os instrumentos são baratos e cabem em qualquer recinto. O tapete da Atrio antiderrapante é perfeito para os movimentos de saudação ao sol, tanto quanto para abdominais. Pode ser enrolado e guardado em pequenos espaços, além de ter várias cores disponíveis.

A bola de ginástica, de 55cm, também é versátil e pode ser tanto para a yoga, pilates ou musculação. Ela ajuda em exercícios de reabilitação e condicionamento físico.

5. Slackline

Essa dica é para quem tem um quintal em casa, com árvores ou pedaços de tocos de madeira para improvisar. Apesar de pouco divulgada na mídia, a prática do slackline é excelente para manter o equilíbrio, a respiração, o fortalecimento do abdômen e dos joelhos. Os equipamentos consistem em uma fita resistente, uma catraca e proteções para árvores.

A fita da Gibbon é uma das melhores no mercado. Segura e com diversos modelos para cada modalidade, a escolha fica à critério do(a) praticante. A de 15m é uma ótima escolha para quem pensa em praticar o esporte mesmo depois da quarentena, pois atinge uma distância considerável.

Bônus: Aplicativos, canais e plataformas de aulas online

Muitas empresas se solidarizaram com o efeito econômico que a reclusão está causando nos brasileiros e estão oferecendo serviços e aulas gratuitas durante o período de quarentena. Na verdade, de que adianta comprarmos esses produtos acima e não termos instruções profissionais sobre o uso e suas manutenções? Pensando nisso, listamos abaixo algumas opções que podem te ajudar a direcionar essa rotina de forma saudável, segura e gratuita:

Ah! Uma dica para romper com o bloqueio da preguiça e “desenferrujar” o corpo é criar um quadro de horários diário, onde possa encaixar os exercícios físicos, o home office, a alimentação e o cuidado da casa, entre outras atividades. Nessas horas, a organização é tudo!

Leia também: