Zoom indica em Notebook

6 dicas para a bateria do seu notebook durar mais

Para não ficar na mão, saiba como manter a boa duração da bateria do seu notebook.

Bateria do notebook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Muito da praticidade atribuída aos computadores portáteis está na possibilidade de utilizar energia por meio de uma bateria. Dependendo do modelo, a bateria do notebook pode não durar tanto assim, mas já permite que você circule com a máquina por aí sem se preocupar por algumas horas.

Na hora da compra, é importante que você fique de olho na qualidade da bateria do notebook, mas você também precisa ter alguns cuidados.

É por isso que separamos 6 boas dicas para você poupar a energia do notebook que vai te acompanhar por ai. Confira.

Dicas para a bateria do seu notebook durar mais

1. Escureça a tela do seu notebook, pois quanto mais brilhosa ela estiver, maior será o consumo de energia.

2. No seu sistema operacional, defina o plano de energia mais indicada para cada caso. O modo "equilibrado" do Windows, por exemplo, é um meio termo entre performance e economia de energia.

3. Procure não conectar dispositivos móveis a todo o momento, pois eles drenam a bateria do seu notebook.

4. Faça uma limpeza geral nos arquivos do seu notebook, pois quanto mais cheio ele estiver, mais energia será consumida.

5. Sempre que não estiver usando, desligue o Wi-Fi e Bluetooth do seu notebook. Eles consomem muita energia, pois ficam o tempo todo buscando um sinal.

6. Recarregue a bateria do notebook antes de ela esvaziar totalmente: o ideal é que a recarga seja feita quando a "garrafinha" na sua barra de tarefas do note estiver marcando 20% ou 30% de energia.

Cuidados que você deve ter com o seu notebook. E com a bateria também!

Não se esqueça de que um notebook é um produto frágil e exige cuidados. Evite, por exemplo, levar seu notebook dentro da mochila em um dia de verão, principalmente naquelas cidades com altas temperaturas.

Se a bateria do seu notebook é removível, você pode retirá-la para uma limpeza. Com um pano seco, você consegue eliminar toda a poeira acumulada. Assim, você melhora o desempenho da bateria na transmissão de energia.

Entenda um pouco sobre a bateria dos notebooks

Baterias de notebook mais modernas, presentes na maioria dos modelos lançados nos últimos anos, são compostas por íons de lítio, conhecidas como baterias de lítio. Esse tipo de tecnologia tornou as baterias mais leves e sem risco de "viciarem" (quando a bateria fica "acostumada" a carregar apenas uma parte da sua carga total, perdendo capacidade no tempo de uso). Portanto, você pode colocá-la para carregar quando bem entender.

Modelos de notebook para você

Embora os fabricantes deem uma estimativa da duração da bateria do notebook, não é possível obter tanta precisão. Por mais que ela seja nova, poderá acabar variando sua resistência dependendo do tipo de uso que se faz do notebook. Por exemplo, se você costuma usar o notebook apenas para acessar a internet, ler e editar textos, com certeza a bateria durará bem mais.

Já se você utiliza programas mais pesados e sofisticados, como editores de imagem e vídeo, ou se você tem um notebook para jogos, com configurações muito avançadas, a tendência natural é que a sua bateria dure menos mesmo.

Contudo, vale lembrar que há notebooks que foram desenvolvidos já pensando em oferecer uma maior duração da bateria, como acontece no caso dos Ultrabooks, que contam com boa configuração, além de conseguirem suportar um bom tempo longe da tomada. Os Macbooks também são outros notebooks conhecidos pela eficiência da bateria.

 

No geral, independente de qual notebook você usar no dia a dia, sempre é possível preservar a bateria, permitindo que a autonomia seja maior. Assim você pode carregar sua máquina para onde for, sem precisar se preocupar. 

Curtiu nossas dicas? Então continue no Zoom e compare os preços.

A análise foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook