Zoom indica em Notebook

6 dicas para a bateria do seu notebook durar mais

Para não ficar na mão, saiba como manter a boa duração da bateria do seu notebook.

Bateria do notebook

Muito da praticidade atribuída aos computadores portáteis está na possibilidade de utilizar energia por meio de uma bateria. Dependendo do modelo, a bateria do notebook pode não durar tanto assim, mas já permite que você circule com a máquina por aí sem se preocupar por algumas horas.

Na hora da compra, é importante que você fique de olho na qualidade da bateria do notebook, mas você também precisa ficar atento a alguns cuidados. Sendo assim, confira aqui algumas dicas para a bateria ter uma maior duração.

Como a bateria do notebook pode ter maior duração?

As baterias de notebook mais modernas presentes na maioria dos modelos lançados nos últimos anos são aquelas compostas por íons de lítio, conhecidas como baterias de lítio. Esse tipo de tecnologia tornou as baterias mais leves e sem risco de "viciarem" (quando a bateria fica "acostumada" a carregar apenas uma parte da sua carga total, perdendo capacidade no tempo de uso). Portanto, você pode colocá-la para carregar quando bem entender.

Embora os fabricantes deem uma estimativa da duração da bateria do notebook, não é possível obter tanta precisão. Por mais que a bateria seja nova, ela poderá acabar variando sua resistência dependendo do tipo de uso que se faz do notebook. Por exemplo, se você tem o costume de acessar a internet em um notebook para internet e redes sociais, ler e editar textos em máquinas mais básicas, com certeza a bateria durará bem mais.

Já se você utiliza programas mais pesados e sofisticados, como editores de imagem e vídeo, ou se você tem um notebook para jogos, com configurações muito avançadas, a tendência natural é que a sua bateria dure menos mesmo.

Contudo, vale lembrar que há notebooks que foram desenvolvidos já pensando em oferecer uma maior duração da bateria, como acontece no caso dos Ultrabooks: eles contam com boa configuração, além de conseguirem suportar um bom tempo longe da tomada.

E por falar em Ultrabooks, um deles é o Asus S46CB, indicado para tarefas mais pesadas, já que ele conta com processador Intel Core i7 e placa de vídeo dedicada. Bom, se você for utilizar para tarefas que necessitam de muito desempenho, como jogos mais elaborados, é normal que a bateria acabe mais rápido. Mas, esse modelo de Ultrabook Asus faz um backup automático dos seus dados assim que a carga da bateria chegar aos 5%. Com isso, a memória do Ultrabook mantém seus arquivos mais seguros.

Mais uma sugestão para você ter uma bateria do notebook com boa duração é o Lenovo Flex, um Ultrabook conversível, para você ter tablet e notebook em um só produto! Para aumentar ainda mais a duração da bateria, esse modelo de Ultrabook Lenovo conta com recurso que administra o seu uso. Com isso, a vida útil da máquina também pode aumentar.

Os Macbooks são outros tipos de notebooks também conhecidos pela eficiência da bateria. Independente de qual máquina você tiver no dia a dia, sempre é possível preservar a bateria do notebook, permitindo que a autonomia seja maior. Veja algumas dicas simples para manter sua resistência em alta:

  • Escureça a tela do seu notebook, pois quanto mais brilhosa ela estiver, maior será o consumo de energia;
  • Escolha a opção de energia mais indicada para cada caso no sistema operacional;
  • Procure não conectar dispositivos móveis a todo o momento;
  • Faça uma limpeza geral nos arquivos do seu notebook, pois quanto mais cheio ele estiver, mais energia será consumida;
  • Não deixe o equipamento exposto ao sol ou ao calor excessivo;
  • Recarregue a bateria do notebook antes de ela esvaziar totalmente: o ideal é que a recarga seja feita quando a "garrafinha" na sua barra de tarefas do note estiver marcando 20% ou 30% de energia.

 

No geral, o fundamental mesmo é que você faça um bom uso da máquina. Não se esqueça de que um notebook é um produto que exige cuidados. Evite, por exemplo, levar seu notebook dentro da mochila em um dia de verão, principalmente naquelas cidades com altas temperaturas.

Se a bateria do seu notebook é removível, você pode retirá-la para uma limpeza. Com um pano seco, você pode eliminar toda a poeira acumulada. Assim você melhora o desempenho da bateria na transmissão de energia. Com esses cuidados básicos e a escolha por uma bateria de qualidade seu notebook pode ter uma vida mais longa.

Top 5 em notebook