Entenda antes de comprar em Notebook

Como escolher o processador para o seu notebook?

Confira nossas dicas e acerte no processador para notebook.

Processador para notebook

O processador é o cérebro do seu notebook. Para ter desempenho nos processos, é preciso um processador rápido e eficiente. Ele precisa ser rápido para que você consiga desempenhar vários programas ao mesmo tempo sem travar. E precisa ser eficiente em consumo de energia para dar mais mobilidade quando você está fora de casa ou do escritório, item bem importante nos notebooks. Escolher um bom processador para notebook significa também pensar em que tipo de uso você faz dele.

Alguns dos maiores fabricantes de processador para notebook do mundo são Intel e AMD. A Intel é reconhecida por fazer os processadores da família Core i3, i5 e ainda os processadores i7, que oferecem ótima performance. A AMD é mais uma a oferecer processadores com ótimo desempenho, e uma das vantagens é que, geralmente, o custo é menor.

Aqui você vai poder conhecer qual processador para notebook é o ideal para suas tarefas, seja ele um notebook Intel ou notebook AMD. Confira.

Pensando em comprar um notebook Intel?

O processador Intel está presente na maioria dos modelos de notebooks à venda no mercado. Sendo assim, é natural que você acabe optando por uma máquina que venha com esse processador. No entanto, esse é apenas o primeiro passo, pois é preciso também diferenciar as famílias de cada processador para notebook.

Um notebook Core i3 tem um desempenho considerado mais baixo (quando comparado com os processadores Intel Core i5 e i7). Esse processador para notebook é para uso mais simples da máquina, como navegação na Web, envio de e-mails, edição de documentos e planilhas no Office. Como é um processador mais básico, isso pode até contribuir no preço final do produto.

Um notebook com configuração mais básica atende às tarefas do seu dia a dia? Se a resposta for sim, então o Samsung ATIV Book 2 vai agradar. Com processador para notebook Intel Core i3, esse ATIV Book conta com um recurso bem interessante para quem já tem um smartphone Samsung, a partir da versão Android 4.1. Esse recurso, o Side Sync, permite sincronizar o celular e o notebook por meio de um cabo USB ou via Wi-Fi. Com isso, você pode, por exemplo, usar o teclado e o mouse do notebook Samsung para realizar tarefas do smartphone.

Avançando um pouco mais, chegamos no notebook Core i5, que pode ser considerado o processador para notebook intermediário da Intel. Uma máquina que conta com o Core i5 é capaz de jogar games mais leves, e também permite que você assista a filmes e escute músicas sem que o notebook trave. Com esse processador você também vai poder deixar alguns programas abertos ao mesmo tempo.

Caso a sua escolha seja por um processador para notebook com desempenho maior que o Core i3, que tal conhecer um Ultrabook, e que venha com Intel Core i5? O Asus VivoBook é um modelo com esse processador, que oferece também um HD de 500GB. O Ultrabook Asus vem ainda com uma moderna tela touch, para você executar algumas tarefas apenas com o toque dos dedos.

Mas, se você quiser alto desempenho, escolha um notebook Core i7. Com ele, é possível realizar aquelas tarefas pesadas, como jogos com gráficos complexos ou realizar edições de vídeos. Porém, não custa lembrar: o processador para notebook é um item bem importante da máquina, mas para você ter boa performance, a configuração no geral (como memória RAM e placa de vídeo) também precisa acompanhar a eficiência de um processador Core i7.

O Lenovo G400S conta com um processador para notebook, o Intel Core i7, na medida certa para quem não quer perder desempenho durante suas atividades. Se você tem muitos arquivos para armazenar, nesse modelo de notebook Lenovo o seu HD tem 1TB! E um recurso interessante é o OneKey Recovery, para o backup e a recuperação de dados do aparelho.

E como são os notebooks com processador AMD?

O AMD Sempron tem um desempenho mais baixo, e é um processador para notebook indicado caso você precise de uma máquina apenas para tarefas mais básicas, como acessar alguns sites, enviar e-mails e editar documentos. Mas, aqui vale destacar: com o avanço de outros processadores e das próprias tecnologias dos notebooks, o AMD Sempron tornou-se limitado para as aplicações e sistemas operacionais atuais.

Podemos considerar o Athlon X2 e o Turion X2 como processadores intermediários da AMD, sendo o Turion X2 mais eficiente. O processador para notebook Athlon X2 é ideal para acessar a internet e navegar na Web, criar planilhas, visualizar fotos, ouvir músicas, entre outros. É um processador que pode ser considerado uma evolução do Sempron: ele economiza energia e entrega um pouco mais de desempenho.

Já o Turion X2 é um processador para notebook que permite tarefas mais avançadas, como trabalhar com vários programas ao mesmo tempo ou assistir vídeos em HD (alta definição).

Agora, se você está à procura de um processador para notebook ideal para design gráfico, jogos avançados, edição de vídeo e filmes em Full HD, o AMD Phenom II, o mais avançado desses processadores AMD, pode agradar. Ele tem uma performance superior ao Intel Core i5, mas não chega ao desempenho do Core i7.

Para acertar na hora de escolher seu processador para notebook

Mas, há ainda outros fatores que são bem importantes na hora de escolher o processador para notebook, como a velocidade de clock, o número de núcleos e a memória cache.

Dentro de uma mesma família de processadores existem variações, e é neste ponto que você também precisa ficar atento. Por exemplo: se você está pensando em comprar um notebook com processador Intel Core i7, é possível encontrar máquinas com diferentes especificações, ou seja: o processador para notebook pode vir com algumas variações, e isso pode fazer diferença na hora de executar suas tarefas.

A velocidade do clock é a frequência que o processador para notebook é capaz de realizar as atividades. Sendo assim, quanto maior for o clock, mais veloz também será o processador. Mas vale lembrar que quanto maior o clock, maior também a temperatura do processador e, consequentemente, maior o consumo de energia. Outro ponto que você não pode se esquecer é de que a velocidade do clock não é a única responsável pelo bom desempenho do processador.

A memória cache é mais um dos recursos que trabalham na velocidade do processador para notebook. Quanto maior for essa memória, mais ela contribui com o desempenho do processador.

Caso na hora da compra você escolha um notebook Intel, vale também ficar de olho na geração do processador para notebook. Quanto mais atual for a geração, maior a capacidade do processador na realização das tarefas.

Enfim, qual processador é melhor para você?

Para saber qual o melhor processador, antes de tudo você deve pensar quais são as tarefas que você faz no dia a dia com a máquina. Você usa o notebook para tarefas mais pesadas, como para trabalhar com edições de imagens? Então vai ser necessário investir em um processador para notebook mais completo, com mais números de núcleos, memória cache maior e boa velocidade de processamento. Mas, caso você use o notebook para atividades mais simples, como navegar pelas redes sociais e trabalhar com textos e planilhas, um processador com configuração mais simples pode atender bem.

Depois de saber mais sobre cada tipo de processador para notebook fica fácil escolher aquele que garante bom desempenho durante suas tarefas.

Seja na hora de comprar um notebook, produtos de Informática e muitos outros segmentos, compare preços e faça a melhor escolha.

Top 5 em notebook