Zoom indica em Notebook

Como trocar o sistema operacional do notebook?

Parece complicado, mas é simples.

Muitas vezes você compra um notebook mas não se adapta muito ao sistema operacional que já vem instalado. Ou, às vezes, você precisa fazer uma formatação (apagar todos os arquivos, como se você iniciasse do zero o computador) e vai ter que reinstalar o seu sistema operacional. Para todos esses casos, preparamos algumas dicas rápidas sobre como trocar e instalar um novo sistema operacional, seja Windows ou Linux.

Como trocar o sistema operacional do notebookVale lembrar, antes de mais nada, que muitos fabricantes cancelam as garantias dos produtos caso o sistema operacional seja trocado. Então, fique atento às especificações do seu produto, antes de fazer essa troca.

Existem vários sistemas operacionais disponíveis no mercado, cada um com um modelo de instalação diferente.

Nós vamos ensinar o passo a passo de como colocar na sua máquina os dois mais famosos e usados de todos eles: o Linux, e o Windows, da Microsoft, cujas versões mais atuais são XP, Vista ou 7 original (todos com o mesmo procedimento). Antes de começar a fazer qualquer coisa, salve todos os seus arquivos do notebook em alguma mídia externa como Pendrives ou um bom HD externo, pois após a formatação tudo que está no seu HD será apagado.

Como instalar o Windows?

Insira o CD-ROM do Windows, reinicie o computador e aperte qualquer tecla assim que a mensagem para dar iniciar o CD apareça. Caso isso não ocorra, reinicie o computador, aperte DEL ou F8. Espere o programa de SETUP ser carregado. Depois aperte ENTER. Serão oferecidas as seguintes opções: dar ESC para Formatar, apertar a letra "R" para reparar eventuais danos no sistema operacional, e F3, para cancelar a formatação.

Reparar o sistema operacional não é o mesmo que formatar e instalar de novo. O recurso serve só para apagar os arquivos do sistema e substitui-los por novos. Para formatar, aperte ESC. Depois pressione a tecla "D" para apagar a pasta existente.

É recomendável realizar essa ação, pois isso permite ao sistema fazer uma verificação completa do HD e encontrar problemas físicos no disco, antes do novo sistema operacional ser instalado. Aperte ENTER para confirmar e deletar a partição existente. Aperte "L" logo em seguida para, de novo, confirmar que a partição existente será deletada. E perguntado duas vezes porque, a partir deste ponto, todos os dados serão apagados. Aperte a tecla "C" para criar a partição nova.

Agora é possível dar início à formatação propriamente dita. Escolha pela formatação completa e não pela rápida (Quick). A formatação completa vai varrer todo o seu disco (HD) reparando possíveis erros. Após escolher qual sistema, aperte "F" para iniciar a formatação. Demora mais ou menos uma hora para concluir ( uma hora para um HD de 80GB). O computador é reiniciado após a formatação para que se inicie o programa de instalação do Windows. Não faça nada nesse momento.

A instalação do sistema operacional não requer muito conhecimento, que só é solicitado para a configuração do horário e escolha do layout do teclado (que geralmente é o ABNT2, caso do teclado brasileiro).

Como instalar o Linux?

Após iniciar seu computador com o CD do Linux dentro, o menu abre automaticamente. A opção escolhida deve ser a primeira: "Start or install". O Ubuntu será iniciado, e rodará a partir do CD. Para iniciar a instalação, clique no ícone "Install" (Instalar), na área de trabalho.

Vale lembrar que esse método é válido para a versão Ubuntu do Linux. Existem outras variações do sistema, como a Fedora, onde o tutorial de instalação pode ter algumas características diferentes no processo.

Ao contrário do Windows (exceto o Vista Ultimate), as distribuições do sistema operacional Linux suportam vários idiomas para configurar seu sistema. Para instalar em português, selecione "Português do Brasil" na primeira tela. Marque a sua cidade. Depois é hora de escolher o layout do teclado. Se for em português (com o "ç"), selecione "Brazil - Brazil". Um campo de texto na parte de baixo da tela pode ser utilizado para testar as teclas, como acentos. A tela de particionamento costuma ser a mais temida: todos os seus dados podem ser perdidos. Clique em OK para prosseguir.

Depois de iniciado, o processo pode levar minutos ou horas, dependendo do tamanho do seu HD e da quantidade de arquivos que deverão ser movidos. Clique em "instalar" para concluir o processo. O tempo pode variar de acordo com o tamanho do HD e velocidade do computador. Abrirá uma janela quando a instalação do sistema operacional estiver concluída. Você deve reiniciar o computador.

Top 5 em notebook