Zoom indica em Notebook

Qual é o melhor navegador de internet?

Para você navegar na internet da melhor forma possível.

Os navegadores de internet são programas capazes de interpretar os sites, portais e páginas de internet e exibí-los no seu computador. Apesar de todos possuirem o mesmo objetivo, diversas empresas lançam seus próprios navegadores, cada um com suas peculiaredades. Vamos conhecer agora os principais navegadores e suas características.

Cada sistema operacional costuma adotar um navegador de internet como seu padrão, mas nada impede que outros sejam instalados. Os mais expressivos atualmente são o Opera, o Chrome, o Firefox, o Internet Explorer e o Safari.

Browser Opera

Navegador Opera

O Opera, desenvolvido por uma empresa de mesmo nome, apesar de não ser adotado por nenhum sistema operacional como padrão logo após a instalação, é um navegador de internet de grande expressividade. Este navegador pode ser utilizado tanto no Mac, como no Linux ou no Windows. 

Ele agrega várias funções em um só: é obviamente o navegador, mas também é um aplicativo de e-mails (como o Outlook), um gerenciador de downloads, além de possuir uma versão portátil para pequenos dispositivos, como tablets ou smartphones.

 

Browser Google Chrome

Navegador Chrome

O Chrome, mais novo desta geração de navegadores, é a aposta do Google como navegador de internet. Também roda em Mac, Windows e Linux, e implementa diversas inovações quanto à interpretação de sites e vantagens no quesito velocidade.

Possui um visual inovador, com poucos botões à vista e é extremamente usual, no melhor "estilo Google". O programa é muito leve, por isso roda com poucos travamentos mesmo em computadores de configuração básica, sendo esse o seu principal diferencial.

 

Browser Mozilla Firefox

Navegador Firefox

O Firefox, da Mozilla, é o adotado por padrão em sistemas Linux, é um dos navegadores de internet mais utilizados atualmente devido à facilidade de uso. Foi um dos primeiros a disputar espaço com o Internet Explorer, por isso cresceu muito rapidamente.

É um navegador bem versátil que se entende bem com praticamente todos os formatos de páginas e sites, tendo poucas restrições. Disponível para Mac, Windows e Linux.

 

Browser Internet Explorer

Navegador Internet Explorer

O Internet Explorer é o utilizado por padrão em computadores Windows. É o navegador de internet mais conhecido, justamente por já vir instalado no sistema operacional mais vendido e conhecido entre os consumidores.

Até por isso, proporcionalmente, é o navegador mais vulnerável à vírus e um dos mais pesados também. Porém, está disponível apenas para computadores com o Windows instalado.

 

Browser Safari da Apple

Navegador Safari

Safari é o navegador da Apple, portanto é o programa que vem instalado nos Macs, iPads e iPhones. É um navegador com alta velocidade de interpretação de sites e extremamente intuitivo. Além disso, é muito pouco suscetível à vírus, uma das grandes qualidades dos sistemas da Apple.

Seu único porém é a incompatibilidade com o programa flash, que o prejudica de abrir algumas páginas na internet que contenham esse programa. De qualquer forma, a maioria dos sites hoje já abandona gradativamente o flash, principalmente em função do crescimento da Apple.

 

Muitos usuários costumam ter mais de um navegador instalado no computador, o que é uma boa dica. Caso algum aplicativo não abra em determinado navegador, você tem outras opções à mão. Então não fique preso a apenas um deles, baixe (todos são gratuitos) um ou dois navegadores diferentes para diversificar e facilitar o uso da internet no seu notebook ou desktop.

Top 5 em notebook