Zoom indica em PC / Computador

Intel ou AMD: Qual o melhor processador?

Conheça melhor o desempenho de cada um desses processadores: Intel Core e AMD.

Intel Core i7 ou AMD Phenom II X6
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Na hora de escolher um notebook, é essencial considerar qual seu processador, que é, basicamente, o "cérebro" do aparelho, ou seja, responsável por fazer todas as outras funções caminharem direitinho.

E é claro que os fabricantes dos aparelhos e dos próprios processadores sabem disso, o que deixa a disputa mais acirrada a cada geração lançada. No topo da briga, temos a Intel e a AMD, ambas bem conhecidas por seus componentes para computadores e notebooks e com grande força no mercado.

Antes de falar sobre os processadores, é bom lembrar que muitos outros fatores têm participação no desempenho final de um notebook, como a memória RAM, a placa de vídeo e até a presença de um SSD.

Além disso, se o objetivo for executar tarefas mais simples, como navegar pela internet, trabalhar com programas do Office e baixar e assistir vídeos, uma configuração mais simples pode ser excelente.

Mas como estamos falando do "melhor processador", vamos considerar tarefas mais exigentes, como games e programas pesados, ok?

AMD pode ser o melhor processador em alguns casos

Presente no desenvolvimento de vários componentes de informática, a AMD é a segundo nome a ser lembrado quando falamos de processador, e continua trabalhando para se aproximar da Intel. Sua série de processadores para notebook são os AMD Série A, que já chega à sua sexta geração.

A aposta da AMD é a relação custo/benefício, ou seja, oferecer processadores com desempenho satisfatório, mas que não pesem tanto no bolso do consumidor.

Com isso, a marca pode até não apresentar a melhor performance do mercado, mas chega em um nível excelente para rodar a maior parte dos jogos disponíveis (mesmo alguns mais complexos) e permite até mesmo o trabalho com programas de design e 3D, por exemplo.

Aliás, alguns modelos de processadores AMD podem bater versões não tão evoluídas da Intel, tanto no desempenho, quanto no preço.

Mas a Intel ainda é "O" nome em processadores

Se a AMD foi pelo caminho do custo/benefício, o objetivo da Intel também é bem claro: ela quer se afirmar como a melhor desenvolvedora e fabricantes de processadores do mercado. E para isso ela não economiza, seja em tecnologia ou marketing. E ela espera que seus fãs também não pensem em economia...

Pois é, o custo de um notebook Intel Core (atualmente a melhor linha da marca) costuma ser bem mais alto que o dos concorrentes. Mas isso não parece atrapalhar muito, pois, como é fácil perceber, a maior parte dos notebooks no mercado tem um processador Intel Core como responsável pelo funcionamento.

Como foi dito, um processador AMD pode dar conta de trabalhar com games e até programas gráficos. Mas quando falamos de performance, principalmente em trabalhos gráficos, nada se compara ao resultado das melhores versões do Core i7, processador dos sonhos de qualquer um que queria uma senhora máquina, com ótima velocidade em qualquer trabalho que apareça.

Intel e AMD também em desktops

Claro que a participação dos processadores Intel e AMD não fica restrita aos notebooks. E a lógica de "qual o melhor" também se aplica: a AMD tem excelentes processadores para PCs, com capacidade de rodar jogos e programas gráficos sem problemas. Mas ainda não bate os melhores processadores da Intel.

 

Já sabe o que procura no seu notebook? Aqui no Zoom a gente tem os melhores produtos para você! Pesquise e compare preços.

Top 5 em pc / computador