Entenda antes de comprar em PC / Computador

Qual o melhor sistema operacional para seu computador?

Windows, Mac OS ou Linux. Para o seu computador, qual será o sistema operacional ideal?

Sistema operacional do computador

O sistema operacional, também conhecido pela sigla OS, é um dos elementos mais importantes do seu computador, já que você não conseguiria usar a máquina sem ele. Ele é, na verdade, um programa gigante que oferece uma interface amigável entre você e o computador. Sem ele, você teria que digitar comandos complexos para executar os programas que mais precisa.

O Windows é o sistema operacional mais presente nos computadores, mas há dois outros sistemas que também têm seu espaço no mercado, que são eles: o Mac OS, presente nos modelos da Apple, e o Linux que, assim como o Windows, pode ser encontrado em diferentes marcas de computadores.

Cada sistema operacional possui algumas particularidades. Entenda quais deles se encaixam melhor no uso que você faz do computador:

Computador Windows: compatibilidade com vários programas

Para quem está pesquisando a configuração de PCs, para fazer a melhor escolha no momento da compra, um computador Windows pode ser uma opção bem interessante. O Windows está entre os sistemas mais presentes nos computadores disponíveis no mercado. É indicado para quem gosta de compatibilidade.

Computadores com Windows 8

Com esse sistema, você terá facilidades no dia a dia no trabalho, na edição de documentos do Pacote Office e também com jogos. Saiba mais sobre um computador com Windows:

  • Vantagens: é um sistema consolidado: tem como versão mais atual o Windows 8, presente em um computador Windows 8. Compatível com os mais variados programas, você terá praticidade durante o uso.
  • Desvantagens: o Windows apresenta algumas versões limitadas, como o Windows 7 Starter. Vale lembrar que esse sistema é o mais afetado por vírus, exigindo um maior cuidado enquanto você realiza suas tarefas no PC.

Mac OS: para quem vai comprar um modelo da Apple

Desenvolvido pela Apple, o sistema Mac OS é exclusivo para um computador Mac. Ele é ideal se você gosta de inovação e ainda preza pela segurança, já que o próprio sistema protege a máquina, ao dificultar a instalação de alguns programas que ele identifica como não confiáveis.

  • Vantagens: o Mac OS é um sistema mais resistente a vírus. Quando comparado ao Windows, por exemplo, os modelos da Apple saem na frente, sem dúvidas. Mais um destaque fica por conta do design bem intuitivo e da facilidade de instalar os programas.
  • Desvantagens: agora, se você quer um computador para jogar, o Mac OS não será o mais adequado para isso. Esse sistema tem problemas de compatibilidade com o Flash, programa comum na internet e em jogos.

Computador Linux permite personalização

Mais um sistema operacional para computador é o Linux, um sistema de código aberto e livre. Qualquer pessoa com conhecimento de programação pode modificá-lo. Aliás, o Linux é ideal para quem não pode ou não quer gastar muito com um computador que tenha outro sistema operacional. Como ele é um sistema gratuito, isso provavelmente vai tornar o custo final do computador mais barato.

O seu código aberto e livre faz de um computador Linux uma boa opção para quem se interessa bastante por tecnologia.

  • Vantagens: permite uma enorme variedade de personalização. Outro ponto interessante do Linux é que existem poucos vírus criados para esse sistema. E, por ser gratuito, você ainda pode economizar na hora de comprar uma máquina nova.
  • Desvantagens: sua interface é a mais distinta de todas e, por ser pouco conhecido, pode não ser tão fácil usá-lo logo de início. Além disso, o Linux não é muito indicado para jogos.

 

E aí, pronto para comprar seu novo computador depois de todas essas informações? Aqui no Zoom você pode conferir muitos modelos, de diferentes sistemas operacionais. E aqui ainda há mais produtos de Informática, como notebooks e tablets. Aproveite!

Top 5 em pc / computador