Logo Buscapé
Logo Buscapé

Está pensando em se refrescar nesse verão, mas não sabe como escolher a piscina ideal? Além de fazer a alegria da criançada (e dos adultos), a piscina inflável e de armação é prática, fácil de instalar e não requer manutenção. Seja a piscina infantil ou não, pequena ou grande, de 1.000 litros ou 5.ooo litros, retangular ou redonda, é importante estar atento na hora de fazer a melhor compra. Pensando nisso, montamos um Guia de Compras de piscinas infláveis e de armação.

No nosso Guia de Compras, analisamos pontos como a capacidade de água, o tipo de piscina, o material da armação e da lona e o tamanho, a montagem, o tratamento, a limpeza e o design dos produtos. Você vai encontrar tudo o que precisa saber antes de comprar uma piscina inflável e de armação para a sua família.

Se você já sabe como escolher o produto certo para seu jardim, aproveite para conferir nossa lista com as melhores piscinas infláveis e de armação do momento!

Confira o nosso guia com tudo o que você precisa saber antes de comprar uma piscina (Imagem: Shutterstock)

Como escolher a melhor piscina?

Para escolher a piscina certa para a sua casa, é importante levar em consideração alguns critérios, como: capacidade e tamanho da piscina, se ela é inflável ou de armação, o material da armação e da lona e os acessórios disponíveis.

Vamos explicar melhor cada um desses itens - além de outros tópicos importantes - a seguir. Confira!

Capacidade

A capacidade da piscina precisa ser pensada de acordo com o número de pessoas que deve usá-la (Imagem: Shutterstock)

A capacidade da piscina inflável e de armação é um dos pontos principais para se avaliar na hora da compra. Além de determinar quantas pessoas, incluindo adultos e crianças, cabem nela com segurança, a capacidade determina também a quantidade de cada produto químico que precisa ser utilizado para fazer a limpeza e o tratamento da piscina da forma adequada. E não se esqueça de prestar atenção na profundidade da piscina, principalmente se houver crianças em casa.

Os modelos geralmente variam entre 500 litros e 14.000 litros. A escolha depende do número de pessoas que deve usar a piscina. Piscinas com 1.000 litros são boas opções para comportar, no máximo, 2 adultos ou 3 a 4 crianças. Se a intenção for comportar mais pessoas, opte por modelos a partir de 2.400 litros. Para você entender melhor a quantidade de pessoas que cabem, aproximadamente, em determinada piscina, seja ela inflável ou de armação, confira a lista abaixo:

  • Piscina de 500 litros: Cabem aproximadamente 2 ou 3 crianças;
  • Piscina de 1.000 litros: Cabem aproximadamente 4 crianças com 1 adulto;
  • Piscina de 2.000 litros: Cabem aproximadamente 2 adultos e 2 crianças;
  • Piscina de 3.000 litros: Cabem aproximadamente 5 pessoas, incluindo adultos e crianças;
  • Piscina de 5.000 litros: Cabem aproximadamente 6 pessoas, incluindo adultos e crianças;
  • Piscina de 10.000 litros: Cabem aproximadamente 7 pessoas, incluindo adultos e crianças.

A gente explica como escolher a capacidade da piscina para a sua família!

Tipo de piscina

Muitas pessoas não querem ou não podem ter uma piscina tradicional de fibra ou azulejo em casa, seja pelo trabalho necessário para manter esse tipo de piscina ou pelo espaço necessário para construí-la. A partir disso, diversas marcas desenvolveram piscinas infláveis, de armação ou do tipo snapset, com tecnologias avançadas para que os usuários possam aproveitar a piscina com segurança e conforto. Além disso, elas são práticas e não ocupam espaço quando guardadas.

É importante ressaltar que, para escolher a piscina ideal, você deve levar em consideração as suas necessidades e as da sua família. O ideal é pensar sobre o espaço que você tem disponível para a piscina em casa. E se tiver crianças na família, é fundamental cuidar para que ela não seja tão funda. Geralmente, as piscinas infláveis se apresentam no formato redondo e as de armação no formato quadrado ou retangular.

Inflável

As piscinas infláveis contam com uma borda inflável e, normalmente, as laterais são produzidas em PVC. Alguns modelos desse tipo de piscina são reforçados para garantir ainda mais segurança. Elas são de fácil montagem e estão disponível em uma grande variedade de cores, estampas e tamanhos, desde piscinas para bebês a piscinas de mais de 10.000 litros.

Esses modelos de piscina ainda acabam saindo por um preço mais em conta. Elas geralmente são redondas, podendo ser retangulares também, e assumem a forma definitiva depois de receber a água até o limite. Além disso, alguns produtos acompanham um kit de reparos para ajudar a manter a vida útil da piscina prolongada.

Armação

As piscinas de armação possuem uma estrutura de montagem com canos normalmente feitos de alumínio e hastes com ou sem capa de PVC. Elas costumam ser encontradas no formato retangular ou quadrado, com uma grande variedade de estampas e tamanhos. A vantagem desse modelo é que antes mesmo de colocar a água, a piscina já pode ser montada. Por isso, você consegue avaliar melhor o espaço disponível para ela.

Snapset

As piscinas do tipo snapset possuem uma estrutura parecida com as piscinas de armação, mas podem não ser tão resistentes. Elas geralmente são feitas de PVC e trazem uma estrutura inteligente que permite que a piscina fique montada, bastando abrir a piscina, montá-la e enchê-la de água. No entanto, como eesse modelo não conta com borda inflável ou estrutural, a única forma de manter as laterais em pé é enchendo a piscina de água.

Sabia que também existem piscinas para cachorro? A gente listou os melhores modelos para você!

Design

Atualmente, existem piscinas infláveis e de armação em diferentes formatos: redondas, retangulares, ovais e quadradas. No geral, é mais comum encontrar as piscinas infláveis ou de snapset no formato redondo ou oval, e as piscinas de armação no formato quadrado ou retangular.

Essa escolha deve ser definida pelo espaço disponível em casa e pelo número de pessoas que irá usar a piscina. Além disso, algumas piscinas infantis são coloridas e contam com escorregador e brinquedos, como esguicho de água, bolinhas ou jogos de arremesso incluídos para atrair e divertir a criançada.

Redonda

As piscinas redondas, no geral, são as piscinas infláveis, apesar de algumas marcas também possuírem piscinas de armação nesse formato. Esse formato de piscina traz uma variedade enorme de tamanhos, indo desde aqueles modelos para os bebês até opções que comportam uma família inteira.

Retangular

As piscinas retangulares geralmente são as piscinas de armação. Existem algumas opções na versão inflável, mas são menos comuns. Essas piscinas contam com modelos desde 400 litros até mais de 10.000 litros, sendo uma ótima opção tanto para as crianças quanto para os adultos se divertirem.

Oval

As piscinas ovais, assim como as redondas, são mais comuns em piscinas infláveis. Essas são mais encontradas também em versões para bebês e crianças, ou seja, em piscinas infantis coloridas e com brinquedos. Algumas marcas, entretanto, contam com modelos maiores, para adultos ou uma família completa.

Quadrada

As piscinas quadradas não são tão comuns e não possuem uma variedade tão grande de modelos no mercado. No geral, elas funcionam como as piscinas retangulares, tendo mais opções nos modelos de armação. Algumas marcas contam com versão para crianças ou bebês também, mais coloridas e atrativas.

Material da armação

O material da armação da piscina deve ser resistente (Imagem: Shutterstock)

As piscinas de armação geralmente contam com uma estrutura de montagem com hastes e canos de alumínio ou metal, que podem ser reforçados para garantir que as bordas se mantenham firmes e seguras. Alguns modelos ainda trazem peças de plástico com sistema de encaixe, o que facilita na hora da montagem.

É fundamental mencionar que as piscinas de armação tendem a ser mais resistentes que as piscinas infláveis. Elas contam com um suporte e uma estrutura de sustentação mais firme e com menos riscos de estragos. O que não quer dizer que as piscinas infláveis não sejam resistentes, mas o uso desse modelo requer um pouco mais de cuidado.

Material da lona

O material da lona também deve ser resistente para aguentar o peso da água (Imagem: Shutterstock)

O material da lona mais comum, tanto de piscinas infláveis quanto em piscinas de armação, é o PVC. Por isso, elas também são conhecidas como piscina de plástico. Esse é um tipo de material resistente, feito para aguentar o peso da água e a movimentação das pessoas na piscina. Vale lembrar que as piscinas infláveis requerem um cuidado maior, principalmente nas bordas.

Outro ponto importante é que as piscinas não devem ser mantidas armadas sem água, pois isso danifica o material da lona. Além disso, a lona nunca deve ser guardada molhada. O material pode criar mofo ou bolor por conta da umidade. O ideal é retirar a água, limpar as sujeiras que restaram, secar a piscina e guardar em local seco e ventilado para prolongar a vida útil do produto.

Tamanho da piscina

O tamanho da piscina deve ser compatível com o espaço disponível para ela (Imagem: Shutterstock)

Ao comprar uma piscina inflável ou de armação nova, o tamanho deve ser algo a ser avaliado. Analise a área onde a piscina será colocada e tire todas as medidas necessárias, porque além do tamanho que ela ocupa, é bom deixar um espaço para a circulação de pessoas em volta da piscina.

O tamanho da piscina deve ser compatível tanto com o espaço disponível quanto com a quantidade de usuários que vai usá-la. Piscinas com menos de 1.000 litros são indicadas para uso infantil. Já para adultos, as piscinas redondas, que são mais fundas, de 3.000 litros para cima, são as mais recomendadas.

Quer uma piscina para entreter as crianças em dias de calor? Confira nossa seleção com as melhores opções de piscina infantil!

Montagem

A montagem da piscina de armação deve ser prática (Imagem: Shutterstock)

Geralmente, quando as pessoas optam por piscinas infláveis ou de armação, é porque buscam um produto prático. Por isso, é importante avaliar a forma de montagem das piscinas para decidir qual comprar. Nesse sentido, as piscinas infláveis são mais fáceis de montar, porque não possuem bordas estruturais. Nas piscinas de armação, alguns modelos trazem peças de encaixe para facilitar o processo.

É sempre bom pensar na montagem da piscina de plástico para caso você queira levá-la em uma viagem, por exemplo. Também é fundamental destacar que para pisos não lisos, irregulares, terra ou grama, a piscina deve ser instalada sobre uma lona de proteção para evitar furos no contato com o solo. O peso da água em piscinas infláveis ou de armação pode danificar a estrutura.

Acessórios

As piscinas de hoje em dia contam com diversas tecnologias e acessórios diferentes para facilitar o uso. É o caso das escadinhas (para piscinas com mais profundidade), por exemplo, que facilitam a entrada e a saída das pessoas. Existem também acessórios para mantê-las protegidas e para que seus materiais não percam em qualidade e resistência.

Os acessórios principais são aqueles necessários para a manutenção e proteção do produto, como a capa protetora, o kit de reparos, os filtros e as bombas. Algumas piscinas acompanham todos esses acessórios, enquanto outras somente alguns deles. A manutenção da piscina não precisa ser algo extremamente trabalhoso, e se você seguir os cuidados necessários, utilizando os produtos e acessórios corretos, o uso da piscina vai continuar sendo divertido, e ela vai durar ainda mais na sua casa.

Bomba

A bomba é um acessório da piscina que faz o trabalho de impulsionar a circulação da água. Ela suga a água do tanque e as direciona para a tubulação. Nesse momento, a água passa pelo filtro para retirar as partículas indesejadas e retornar ao tanque. Com o bombeamento da água, você consegue manter a piscina saudável por até três meses, sem precisar fazer trocas.

Filtro

O filtro serve para purificar a água, filtrando as impurezas como poeira, terra e grama, ajudando a manter a água limpa e saudável sem a necessidade de ficar trocando-a com frequência. O ideal é deixar o filtro funcionando por pelo menos seis horas diárias para que ele faça a filtragem completa. Além disso, é preciso também limpar o filtro periodicamente, mas com menos frequência.

Capa protetora

A capa para piscina é outro acessório que serve para prolongar a vida útil da piscina. Como essas piscinas não devem ser mantidas armadas sem água, pois isso pode danificar o material da lona, as capas servem para você não precisar esvaziar a piscina toda vez que ela não estiver em uso. Com esse item, as piscinas podem ser mantidas com água e continuarem com qualidade.

Kit de reparos

O kit de reparos é outro item de extrema importância. Com ele, você evita perder a piscina, podendo consertar danos como furos e rasgos nas bordas, por exemplo. Geralmente, esse acessório é composto por adesivos de PVC e canudos em polipropileno. O kit de reparos é resistente para manter a vida útil da sua piscina prolongada.

Tratamento

É importante tratar a piscina com bombas, filtros ou até mesmo cloro (Imagem: Shutterstock)

O tratamento é um ponto essencial para manter a água da piscina saudável para os usuários e evitar a troca de água constantemente. Alguns modelos de piscinas infláveis e de armação contam com bombas, drenos ou filtros para tratar a água, ou dão a opção de comprá-los separadamente.

Piscinas pequenas que não possuem bombas são problemáticas em aproveitamento de água, pois, sem tratamento, a água dura menos de uma semana. Tratando com cloro e bombeamento, a água pode durar até três meses na piscina sem trazer problemas. A aplicação do cloro também é fundamental para não tornar a piscina um criadouro de mosquito, principalmente da dengue.

Limpeza

Para limpar a piscina, o ideal é usar bomba ou peneira e cloro (Imagem: Shutterstock)

Os cuidados com a água de uma piscina inflável ou de armação devem ser os mesmos de piscinas de fibra ou azulejo. Esse tipo de piscina também requer aplicação de cloro, controle de pH quando necessário e agitação da bomba para oxigenar a água ao menos três horas por dia. Em algumas piscinas, que não contam com entrada de filtro, é bom utilizar uma peneira para recolher as folhas ou outros resíduos maiores.

Para equilibrar o pH da água, você pode usar cloro líquido ou em tabletes. Também é fundamental manter a piscina coberta com as capas específicas para piscina sempre que ela não estiver em uso. Outro ponto importante é que existem kits de limpeza apropriados para piscinas de armação e infláveis com escovas, aspiradores e peneiras, altamente indicados para ajudar a manter a qualidade da água e a saúde dos usuários.

Pronto! Agora que você sabe já todos os termos, tecnologias e diferenciais existentes no mundo das piscinas infláveis e de armação, fica mais fácil saber como escolher a piscina ideal para você e sua família.

Vai passar o Carnaval em casa? Veja alguns produtos que podem ajudar a curtir o feriado com família ou amigos!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!