Logo Buscapé
Logo Buscapé

A melhor placa-mãe é aquela que gera mais possibilidades ao montar um computador, afinal, a peça é responsável pela união de todos os outros componentes da máquina. Seus recursos ou limitações influenciam diretamente no computador, pois podem permitir ou restringir que outras peças sejam conectadas ao setup.

Apesar disso, esse componente é muito subestimado, sabia? Numa visão leiga, a melhor placa-mãe não valeria tanto a pena quanto um processador médio, por exemplo. Porém, essa não é uma boa linha de pensamento, até porque, sem essa peça, o computador não passa de um monte de placas e chips acumulados.

Para exemplificar melhor, vamos pensar no corpo humano - aqui, considere um processador e placa de vídeo como o cérebro e o monitor como os olhos. Nesse caso, o trabalho da placa-mãe é justamente o de conectar essas partes do corpo. Assim, sem um modelo adequado, até mesmo uma placa de vídeo como a superpotente RTX 3080 não teria muita utilidade.

Confira abaixo um pouco mais sobre esse componente e entenda a importância de investir na melhor placa mãe para seu perfil de usuário!

O que considerar na hora de buscar uma placa-mãe?

A melhor placa-mãe é aquela capaz de realizar muitas conexões e entregar compatibilidade com tecnologias atuais (Foto: Shutterstock)

Justamente por ser subestimada, algumas pessoas sequer sabem o que avaliar quando estão procurando esse componente. Além de conectar todas as outras peças do computador, a placa-mãe também tem como função distribuir a energia da fonte para os componentes de maneira adequada, enquanto evita qualquer dano de sobrecarga.

Qualquer modelo dessa peça é de vital importância para o sistema, mas existe uma prática que “esconde” a placa-mãe. Muitos fabricantes enchem o computador de memórias e processadores incríveis, mas com uma placa-mãe mais fraca. Dessa forma, podem economizar recursos em “segredo”, já que o destaque não está nesse componente.

Isso não seria problema no uso cotidiano do computador, mas, se a pretensão é aproveitar o PC ao máximo, a história muda. Quem busca o melhor PC gamer do mercado, deve priorizar também o melhor processador, a melhor memória, a melhor placa de vídeo e, consequentemente, a melhor placa-mãe.

Ao montar ou comprar um computador, o mais interessante é tentar enxergar a máquina como um todo. Não pensar nos destaques de um único componente, e sim no funcionamento de todos em conjunto! E como estamos falando sobre outras peças, vamos ressaltar como as principais delas se relacionam com a placa-mãe.

Processador

O melhor processador do mercado não serve de nada sem uma placa-mãe também eficiente (Foto: Shutterstock)

Algumas placas são compatíveis com processadores específicos! De maneira geral, existem placas-mãe compatíveis apenas com processadores da AMD, e outras apenas compatíveis com processadores da Intel. Por isso, é necessário verificar a geração do processador antes de tomar sua decisão de compra sobre tais componentes, principalmente por conta do padrão de soquete diferenciado.

Se o processador não encaixar no soquete, não importa se você tem o melhor processador ou a melhor placa-mãe, o resultado é um só: eles não vão conectar! Por isso, é necessário verificar com atenção as especificações da placa com foco na sua compatibilidade em relação aos processadores.

Memória RAM

Quando falamos em memória RAM, é bom lembrar que elas possuem diferentes padrões como, por exemplo, DDR3, DDR4 e DDR5 - esse último, o mais atual. Como é de se esperar, as placas-mãe devem ser compatíveis com esses padrões. Boa parte, atualmente, atende ao padrão DDR4, mas, já é possível acompanhar uma mudança gradual para o DDR5.

Por isso, ressaltamos a importância de conferir a ficha técnica de uma placa-mãe para saber quais são os seus conectores. Afinal, quanto mais recente for o componente, mais atual será a sua versão de compatibildade.

Placa de vídeo

A melhor placa-mãe é opção indispensável em placas de vídeo de alta performance (Foto: Shutterstock)

No caso das placas de vídeo, existe um recurso chamado de PCI Express. De maneira resumida, PCI Express é o nome que se dá a barramentos da placa-mãe destinados a conexão com placas de expansão. Quando uma placa de vídeo exige PCI Express x16, por exemplo, significa que a placa-mãe necessita ter uma entrada do mesmo tipo para realizar o encaixe.

Os PCIe (abreviação do barramento) podem ser encontrados em segmentos de 1x a 32x, sendo 16x o mais comum. Além disso, eles podem ter diferentes gerações, variando de 1.0 a 5.0.

Isso influencia diretamente na velocidade de tráfego de dados. É possível usar uma placa de vídeo PCIe 3.0 em uma 2.0, mas seu desempenho não será tão bom. Nesse caso, a melhor placa-mãe é aquela que oferece PCIe 5.0, o barramento mais atual até então.

HD e SSD

Isso também se aplica às entradas para HD ou SSD. Conectores diferentes influenciam na leitura e gravação de arquivos. Como resultado, SSDs com padrão M.2, possuem velocidade média 10 vezes maior que a de SSDs com conectores SATA III. Mas, independentemente da velocidade, é necessário verificar se a placa-mãe possui as entradas necessárias para o melhor funcionamento.

Fora tudo que foi mencionado acima, também é relevante verificar a quantidade de portas USB, de rede, conexões HDMI e até mesmo para fone de ouvido. Dessa forma você evita surpresas desagradáveis por conta de possíveis restrições do componente. No fim, a melhor placa-mãe para você é aquela que consegue realmente atender suas necessidades de conexão.

Placa-mãe Goline GL-H61-MA LGA 1155 DDR3

Se você quer saber qual a melhor placa-mãe para seu perfil de uso, uma boa sugestão é a Goline GL-H61-MA e seu chipset Intel H61 Express, que tem bom desempenho tanto para uso profissional como doméstico. Vale ainda destacar que essa placa-mãe vem equipada com dois slots do tipo DDR3, além de capacidade máxima para 16GB.

Esse atributo é algo que faz diferença para usuários que priorizam um desempenho satisfatório durante o uso de várias aplicações simultaneamente. Por fim, ela tem compatibilidade com os processadores Intel Core de segunda e terceira geração Celeron e Pentium. Portanto, é um modelo realmente básico.

Por que essa está na lista de melhor placa-mãe?

  • Soquete do tipo LGA 1155;
  • RAM com 2 portas DDR3 DIMM expansíveis até 16GB;
  • Compatível com processadores Intel Core Celeron e Pentium de 2ª e 3ª geração;
  • 1 entrada para teclado e mouse do tipo PS2, 4 portas USB (compatível com USB 1.1 para h61-303-p), 6 portas USB (USB1.1 para h61-303-u), 1 entrada VGA, uma entrada HDMI, RJ45, combo para áudio.

Asus Prime A520M-E

A Asus. A Prime A520M-E é a melhor placa-mãe da lista no quesito economia. Ela é do tipo AM4, o que significa que possui compatibilidade exclusivamente com processadores AMD Ryzen. Inclusive os de geração atual.

Seu slot para instalação de HD e SSD, permite tanto o padrão M.2 quanto o SATA III, possibilitando que o usuário tenha mais diversidade na escolha. Nessa placa, é possível equipar memória RAM DDR4 e ela possui uma placa de rede integrada que aceita conexões Wi-Fi de até 1Gb.

Sobras suas portas, essa placa mãe traz duas entradas USB 3.2 Gen1, uma USB 3.2 Gen2 e seis portas USB 2.0. No quesito vídeo, a Asus Prime A520M-E possui conectores DVI ou HDMI, tanto para monitores, quanto para televisores. Ela possui tamanho Micro ATX.

  • A Asus é uma fabricante de confiança que se destaca no mercado. Se você se interessa pela marca, saiba qual a melhor placa-mãe da Asus!

Por que essa está na lista de melhor placa-mãe?

  • Compatibilidade exclusivamente com processadores AMD Ryzen, incluindo os de geração atual;
  • Padrão M.2 e o SATA III;
  • Placa de rede integrada para conexões Wi-Fi de até 1Gb;
  • Duas entradas USB 3.2 Gen1, uma USB 3.2 Gen2 e seis portas USB 2.0;
  • Micro ATX.

Placa-mãe Gigabyte B450 AORUS M

Por sua vez, a placa-mãe B450 AORUS M é um modelo de custo relativamente baixo e no formato mATX, principalmente porque ela pode ser considerada uma opção premium da marca. Ela também apresenta duas M.2 localizadas em sua parte inferior e abaixo do slot PCI-E. A primeira, é provida pela CPU e oferece suporte para quatro pistas do tipo PCI-E 3.0. Já a segunda, mantém o mesmo padrão, mas para duas pistas.

Ambas ainda suportam dispositivos SATA ou NVMe, o que é um diferencial no quesito versatilidade. Ela também aposta em uma boa interface, com duas portas USB 3.1 Tipo-A, quatro USB 3.1 Gen1, duas USB 2.0, uma ‘PS/2’ (destinada para teclado e mouse), LAN, saídas de vídeo DVI/HDMI e ainda painel de som com seis jacks, o que está dentro da média das placas que fazem parte desta categoria.

Por que essa está na lista de melhor placa-mãe?

  • Processador AMD;
  • 4 soquetes DDR4 dimm suportando até 64GB de memória do sistema;
  • Arquitetura de memória dual-channel;
  • 2 portas USB 3.1 Gen 2 tipo A, no painel traseiro;
  • 2 portas USB 3.1 Gen 1 por meio do conector USB interno;
  • 6 portas USB 2.0 / 1.1 (2 portas no painel traseiro e 4 portas nos conectores USB internos);
  • CPU com 4 portas USB 3.1 Gen 1 no painel traseiro.

Placa-mãe AsRock B450M Steel Legend

Eis uma placa-mãe totalmente produzida no Brasil e que entrega bons recursos também! Seu principal trunfo é o fato se ser compatível com uma boa gama de processadores da série Ryzen-Pro. Aliás, vale consultar o site da AMD para avaliar a tabela de compatibilidades de memórias sem a presença do perfil XMP para acertar na sua compra.

Essa placa também entrega quatro slots de memória DDR4, que suportam até 64GB, portanto, 16GB para cada slot, além de velocidades até 3.533Mhz.

Sua seleção de portas também arranca elogios, incluindo: duas USB-A 2.0, quatro USB-A 3.1 Gen1, uma USB-A 3.1 Gen2, uma USB-C 3.1 Gen2, uma HDMI, DisplayPort 1.2, um PS/2, RJ45 Gigabit e entrada para auto-falantes 7.1 ou microfone – a interface é ainda mais vasta, mas o destaque fica para essas opções.

Por fim, vale também mencionar seus dois dissipadores confeccionados em alumínio e que realizam contato direto com os circuitos – eles ajudam a manter temperaturas satisfatórias, mesmo em momentos mais exigentes.

Por que essa está na lista de melhor placa-mãe?

  • Soquete AMD AM4;
  • Tecnologia de Memória Dual Channel DDR4 e 4 Slots DDR4 dimm;
  • Suporta Plug and Play;
  • Capacidade de memória do sistema de 64GB;
  • Excelente interface.

Asus TUF Gaming B550M-Plus

A TUF GAMING B550M-PLUS faz por merecer sua posição. Com conectividade com processadores AMD Ryzen de até 3ª geração e memória RAM DDR4 de até 128GB, é um modelo excelente para os aficionados por jogos.

Ela possui uma porta DisplayPort 1.2 e uma HDMI 2.1, para conectividade gráfica. Além de ter diversos slots de expansão, sendo eles: uma PCIe 4.0 x16, duas PCIe 3.0 x16 e uma PCIe 3.0 x1. Sobre seu armazenamento, ela suporta dois slots M.2 e possui quatro portas SATA.

Além disso, esse componente traz diversas portas USB espalhadas pela região frontal e traseira. Na frente, são seis: duas portas USB 3.2 Gen1 e quatro USB 2.0. Já atrás são duas portas USB 3.2 Gen2, quatro entradas USB 3.2 Gen1 e mais duas USB 2.0, totalizando oito.

É uma opção excelente, feita para jogos online, pois traz tecnologia de Rede de 2,5GB, TUF LANGuard e TurboLAN. Seu valor é um tanto salgado, mas toda essa compatibilidade de alta geração, unida com sua refrigeração própria a base de dissipadores de calor, faz com que o produto valha seu preço.

Leia também: Placa-mãe DDR4: os 9 melhores modelos para comprar

Por que essa está na lista de melhor placa-mãe?

  • Conectividade com processadores AMD Ryzen;
  • Memória RAM DDR4 de até 128GB;
  • Seis portas USB 3.2 Gen1, seis portas USB 2.0 e duas portas USB 3.2 Gen2
  • Tecnologia de Rede de 2,5GB, TUF LANGuard e TurboLAN
  • Suporte para slots M.2
  • Possui quatro portas SATA.

Placa-mãe A520M AORUS ELITE AMD

A A520M AORUS ELITE também merece ser destacada como a melhor placa-mãe. Aqui, vale já deixar claro sua compatibilidade com processadores Ryzen de terceira geração, além de arquitetura dual-channel com capacidade de 128GB. Soma-se a isso sua frequência de 2.133Mhz até 4.733Mhz. Ela é do tipo DDR4.

Como resultado, ela permite atender de forma eficiente o público gamer, principalmente pela sua boa quantidade de conexões de áudio, vídeo e também rede. Além disso, ela é no formato micro-ATX, o que ajuda a facilitar bastante sua instalação e até mesmo organização de todos os componentes. Tudo isso somado a um design exclusivo com capacidade de resfriamento eficiente.

Por que essa está na lista de melhor placa-mãe?

  • Slots de Expansão: 1 Slot pci Express x16 3.0, 2 Slots pci Express x1 3.0
  • 4 conectores SATA de 6GB/s e um do tipo M.2 (PCIe 3.0 x4/x2)
  • Formato Micro-ATX
  • Arquitetura dual-channel com capacidade de 128GB
  • Frequência de 2.133Mhz até 4.733Mhz
  • DDR4

Placa-mãe Asus TUF Gaming X570-PLUS/BR

Outra que pode ser considerada a melhor placa-mãe da Asus é a TUF Gaming X570-PLUS/BR, que de acordo com vários reviews, é uma das mais eficientes de sua categoria.

Embora ela tenha características para uma placa de entrada para modelos com chipset X570, seu soquete AM4 ajuda a manter um alto padrão construtivo. Como destaque, temos o suporte PCI-Express 4.0, que permite ao modelo suportar SSDs e placas de vídeo atuais.

Ela é compatível com três gerações Ryzen, dispensando a necessidade de update de BIOS. Além disso, ela suporta módulos de até 4.400MHz. Só para comparar, modelos top de linha permitem capacidade de até 4.800MHz.

Por que essa está na lista de melhor placa-mãe?

  • Conectividade de Nova Geração Portas Dual PCIe 4.0 M.2, USB 3.2 Gen 2, Ethernet Gigabit Realtek;
  • Soquete AM4 para processadores AMD Ryzen de 2ª e 3ª geração;
  • TUF Gaming Alliance: Ecossistema de hardware da ASUS, garantindo melhor compatibilidade e valor estético;
  • PCIe 4.0 x16 (máximo no modo x4) e 3x PCIe 4.0 x1;
  • Uma Porta OS, DisplayPort, HDMI, Porta LAN (RJ45), cinco conectores de áudio, uma saída PDIF/S óptica, quatro portas USB 3.2 Gen 1, três portas USB 3.2 Gen 2 (Type-A + USB Type-CTM).

Placa-mãe B550M AORUS PRO-P

A placa mãe B550M AORUS PRO-P apresenta tamanho ATX, o que agrega facilidade para sua instalação e ainda uso de toda a sua interface. Como resultado, ela dispõe de quatro portas USB 3.2 Gen1 e quatroUSB 2.0, além de uma USB 3.2 Gen 2 Type-A, uma USB-C e outros. Isso significa que precisará de um gabinete grande para comportá-la no seu setup.

Esse modelo também possui dois slots PCIe x16 e soquete AM4, que é compatível com processadores da AMD Ryzen de terceira geração.

Mas, seu destaque é a capacidade permitida de memória RAM, que pode chegar a 128GB e a possibilidade de equipar placas de até 4.733MHz, esse componente se mostra ideal para qualquer um que deseje montar um PC com muito desempenho.

Por que essa está na lista de melhor placa-mãe?

  • Memória RAM de até 128GB;
  • Até 4.733MHz;
  • Equipada com dois slots PCIe x16;
  • Soquete AM4;
  • Processadores da AMD Ryzen de terceira geração;
  • DDR4

Placa-mãe Gigabyte Z390 GAMING X

A Gigabyte Z390 Gaming X não é a melhor placa-mãe que sugerimos, mas chega bem perto, já que é repleta de recursos. Esse modelo permite memória RAM de até 128GB, com frequência máxima atingindo até 4266MHz. Suas entradas são diversas, com uma porta USB-C 3.1 Gen2, duas portas USB 3.1 Gen2, duas portas USB 3.1 Gen 1 e mais quatro outras portas USB 2.0.

Um dos destaques da Gigabyte Z390 é que ela é equipada com dois slots PCIe x16. Além disso, ela é uma das poucas placas no mercado a contar com duas portas do tipo Thunderbolt 3. Ela também se mostra como uma excelente opção para quem prefere aparelhos ou periféricos da Apple.

Por que essa está na lista de melhor placa-mãe?

  • Memória RAM de até 128GB;
  • Até 4.266MHz;
  • Uma porta USB-C 3.1 Gen2, duas portas USB 3.1 Gen2, duas portas USB 3.1 Gen 1 e quatro outras portas USB 2.0;
  • Equipada com dois slots PCIe x16;
  • Duas portas Thunderbolt 3;
  • Boa compatibilidade com periféricos ou dispositivos Apple.

Que tal ampliar seus conhecimentos sobre o assunto?

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!