Logo Buscapé
Logo Buscapé

A internet foi criada para trocar informações entre computadores e, hoje em dia, já é comum as pessoas se conectarem usando seus telefones celulares, ou smartphones, e até mesmo a televisão, ou smart TVs, como são conhecidas.

Mas você sabe o que é a internet das coisas? O termo é uma tradução para a expressão em inglês "Internet of Things" (IoT), que tem significado literal.

Isso quer dizer que a internet das coisas é a conexão entre objetos que fazem parte do nosso cotidiano, a fim de facilitar e tornar o dia a dia mais dinâmico. E isso inclui geladeiras, carros, drones, óculos e até aparelhos de ar condicionado.

Para alguns especialistas, a internet das coisas é um caminho sem volta, e o resultado vai ser um planeta totalmente conectado. Daí você pode pensar que essa é uma previsão futurista e que só seus netos irão viver isso, mas a verdade é que a internet das coisas já está presente na vida de muita gente, e vai alcançar mais e mais pessoas a cada dia.

Quer um exemplo prático? Já há alguns anos a Apple começou a vender iPhones e iPods com um aplicativo da Nike que ajuda a monitorar os exercícios físicos.

E como isso acontece? Você compra um sensor e coloca embaixo da palmilha do seu tênis Nike e o dispositivo envia informações para o gadget da maçã. Isso nada mais é do que uma das muitas utilidades da internet das coisas.

Se você quer fazer parte da internet das coisas, o primeiro passo é investir em um smartphone, já que os demais dispositivos, no geral, são controlados pelo celular, como é o caso dos relógios inteligentes, que são a grande aposta de muitas marcas.

Um modelo bem bacana é o LG G Watch. Basta você parear o relógio inteligente a um smartphone com Android 4.3 ou superior que as notificações do celular serão mostradas no seu pulso.

E como ele tem um microfone interno, dá para enviar mensagens de texto e até responder e-mails pelo comando de voz. Ou seja, você só vai precisar tirar o smartphone do bolso quando realmente for necessário.

Outra maneira de trazer a internet das coisas para o seu dia a dia é usando esta geladeira Brastemp. Assim como os relógios inteligentes, ela depende de um smartphone.

Através do Wi-Fi, você conecta os dois aparelhos e pode controlar a Central Inteligente, um painel touchscreen na frente da geladeira que te ajuda a controlar a validade dos alimentos, guarda seus contatos, mostra a previsão do tempo e pode até exibir fotos.

Mais um exemplo de que a internet das coisas já pode fazer parte da sua casa é este ar condicionado Midea de 9000 BTUs, que tem Wi-Fi.

Baixando um aplicativo (disponível para iOS e Android), você pode integrar o seu smartphone ou tablet e controlar o ar condicionado mesmo sem estar em casa. Já pensou, ligar o aparelho quando estiver voltando para casa e chegar lá e encontrar o quarto geladinho?

Outro produto que pode ser bastante funcional é uma câmera digital com Wi-Fi, como é o caso da Nikon Coolpix L840. Além do Wi-Fi, que permite compartilhar na hora fotos nas redes sociais ou enviar por e-mail, por exemplo, essa câmera também conta com mais tecnologia – a NFC. Com isso, você pode enviar suas fotos para smartphones e tablets compatíveis (tecnologia NFC disponível para aparelhos Android a partir da versão 4.0), e compartilhar de um jeito bem prático.

Agora que você já sabe mais sobre a internet das coisas, que tal dar uma voltinha pelo Buscapé para conhecer outros produtos? Aqui você ainda pode comparar os preços para economizar em todas as compras!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!