Entenda antes de comprar em Tablet

Como conectar um tablet Wi-Fi na internet 3G?

Um tablet Wi-Fi pode ganhar maior desempenho com a conexão 3G. Saiba mais.

Tablet Wi-Fi

A maioria das marcas de tablet já vem da loja com conexões muito distintas: eles podem contar com apenas Wi-Fi, podem ter Wi-Fi e 3G ou ainda, nos aparelhos mais modernos, são modelos de tablet 4G (ou seja, contam com as conexões Wi-Fi, 3G e 4G).

Mas, vamos focar o assunto aqui nas conexões Wi-Fi e 3G. Se você tem dúvidas sobre como transformar um tablet Wi-Fi, para capacitá-lo com internet 3G, confira todas essas informações a seguir.

Além do Wi-Fi... entenda o tablet com 3G

A tecnologia de internet 3G foi desenvolvida originalmente para celulares, bem no início da era dos smartphones. Com ela, inclusive no mundo dos tablets, é possível se conectar à internet sem precisar de cabos, se valendo de estações locais de satélite que irão transmitir o conteúdo de forma rápida e econômica.

A questão sobre o 3G é que, para acessá-lo, você precisa pagar uma operadora que irá cuidar da sua conexão. Desta maneira, só é possível comprar versões de tablet com 3G de aparelhos locais (não adianta comprar um tablet americano, por exemplo, e esperar que sua internet 3G funcione no Brasil).

Geralmente, a própria loja já tem uma boa seleção de planos de diferentes operadoras para você escolher e aproveitar a conexão no seu tablet, com mensalidades que variam de acordo com o tamanho do seu pacote de dados (quantos megabytes você tem acesso por mês).

Aliás, quando o assunto é tablet 3G, opções não faltam para você escolher! O bom desses aparelhos é que, além da internet 3G, eles também são modelos de tablet com Wi-Fi. Assim você pode aproveitar a rede Wi-Fi se estiver em casa ou em algum restaurante, por exemplo.

O Samsung Galaxy Tab 3 Lite é um modelo de tablet Wi-Fi, e que ainda conta com 3G. Quer saber mais dele? Esse modelo de tablet Samsung tem processador dual core e uma tela de 7 polegadas. É verdade que a tela não é tão grande assim, mas no Galaxy Tab 3 Lite a Samsung se preocupou em mudar a linha de comandos (que antes ficava na tela) para os botões físicos do produto. Conclusão: a tela pode exibir melhor os conteúdos.

E o que os modelos de tablet Wi-Fi possuem?

No caso de um tablet Wi-Fi, ou seja, os modelos que só têm internet Wi-Fi, eles não podem entrar na internet de maneira autônoma e precisam se conectar a uma rede sem fio disponível. Hoje em dia, redes de Wi-Fi podem ser encontradas com certa facilidade (em algumas cidades como o Rio de Janeiro, por exemplo, algumas orlas das praias têm conexão de internet), mas pode ser um fator bem limitante.

Agora, se realmente a conexão Wi-Fi já te satisfaz, ou seja, você não precisa da internet 3G no dia a dia, o lado positivo é que há muitos modelos de tablet Wi-Fi, e com bom custo/benefício. Esses tablets podem agradar quem usa a internet apenas em casa ou em outros locais que contam com a rede Wi-Fi disponível.

Um tablet Wi-Fi, entre vários que você encontra aqui no Zoom, é o Multilaser Supra. Ele é um aparelho de entrada, ideal para quem vai usar aplicativos simples: vem com memória RAM de 512MB e processador dual core de 1.2GHz. Para guardar seus arquivos, esse modelo de tablet Multilaser conta com 8GB, mas aceita cartão microSD de até 32GB, para você ter mais espaço para suas músicas, fotos e mais.

Como transformar o tablet Wi-Fi em um tablet 3G

Se você está pensando em comprar um tablet Wi-Fi, na hora da compra observe se o modelo é um tablet com suporte para modem 3G. Com suporte para um modem 3G, será possível acessar a internet de qualquer lugar. As operadoras de telefonia brasileira oferecem mini modems com planos de internet 3G, que podem ser utilizados em alguns aparelhos, incluindo esses modelos de tablets. Com o modem, você paga a mensalidade do seu pacote de dados e ganha uma conexão livre para ser usada em todos os lugares.

Para ajudar na sua escolha, aqui está outro modelo da Multilaser, desta vez o Multilaser NB060. Ele é um tablet Wi-Fi, além de ter suporte para modem 3G: você pode comprar um modem separadamente e, com um plano da sua operadora, acessar a internet sem depender da conexão Wi-Fi. Seu sistema operacional é o Android 4.1, e ele vem com 1GB de memória RAM e processador dual core. Para completar, sua tela de 8 polegadas oferece conforto para navegar pela internet, ver vídeos, entre outros.

Como muitas vezes a versão dos tablets com 3G e Wi-Fi é bem mais cara do que os aparelhos somente com conexão Wi-Fi, pode valer a pena comprar um mini modem separado, até porque ele poderá ser usado para outras situações e em aparelhos diferentes, como notebooks.

E não custa lembrar: fique de olho se o tablet Wi-Fi tem suporte para o modem 3G e garanta mais uma possibilidade de conexão para usar a internet.

Depois de todas essas dicas, fica mais fácil escolher o melhor modelo para você. Confira várias opções de tablets e aproveite!

Top 5 em tablet