Entenda antes de comprar em Tablet

Como escolher o sistema operacional do seu tablet?

Tablet com Android, Windows ou iOS? Saiba tudo sobre os sistemas operacionais para tablet.

Sistema operacional para tablet

O sistema operacional nos tablets possui a mesma função nos computadores: ele é a interface entre você e o tablet. No sistema operacional, todos os aplicativos irão rodar e interagir com você.

Tablet com Android, iOS ou Windows?

Dos sistemas operacionais disponíveis nos tablets atualmente, os mais expressivos e mais utilizados são dois: Android, presente nos modelos de tablet Android, e o iOS, que está em um iPad. Correndo por fora, temos ainda o Windows.

Se chegou a hora de comprar um tablet, é normal que você tenha algumas dúvidas sobre qual será o melhor sistema operacional, de acordo com as tarefas que você vai realizar. Mas, aqui, vamos poder ajudar na sua escolha.

Diversas marcas têm tablets com recursos bem eficientes. Alguns modelos vêm com robusta configuração, outros são mais simples, mas podem ter a medida certa para quem quer um tablet para tarefas mais básicas mesmo. Seja qual for a sua decisão, entenda agora o que os principais sistemas operacionais oferecem para você.

Tablet Android: diversas opções para você escolher

O tablet Android tem um sistema desenvolvido pelo Google. Presente na maioria dos modelos, esse sistema operacional permite a criação de novos aplicativos que rodam apenas em dispositivos que possuam o Android.

É possível ainda encontrar vários aplicativos na internet, muitos deles gratuitos. Esses aplicativos são disponibilizados no Google Play, onde são baixados diretamente do seu tablet. Um tablet Android pode vir com várias versões, mas os modelos mais atuais contam com versões mais modernas, como a Android 4.2.

Pensando em comprar um iPad? Conheça seu sistema operacional

Se você tem outros produtos da Apple, provavelmente ter também um tablet, ou melhor, um iPad, vai agradar. O iPad usa o sistema operacional iOS, assim como o iPhone. É um sistema robusto e tradicionalmente intuitivo e fácil de mexer. Seu outro grande diferencial é a variedade de aplicativos disponíveis na loja App Store.

Atualmente, há mais aplicativos disponíveis para iOS do que para qualquer outro sistema operacional para tablets do mercado. Porém, boa parte dos aplicativos mais buscados são pagos.

Sistema operacional Windows também presente em tablets

Mais uma opção para você é um tablet Windows. Apesar de aparecerem em menor número no mercado, se você for comparar com um tablet com Android ou mesmo um iPad, os tablets com o sistema operacional tão tradicional entre notebooks e PCs podem ser uma boa escolha para suas tarefas. Várias marcas, como Acer, Asus e HP, oferecem o sistema Windows nos seus aparelhos.

A versão mais atual é o Windows 8, que você pode encontrar nos tablets mas também em notebooks conversíveis, que são aqueles modelos de notebooks 2 em 1, ou seja: também podem se transformar em tablet.

Então, qual tablet comprar?

Para quem busca um tablet com mais ofertas de produtos e variedade de marcas, além de preços mais em conta, o Android é perfeito. Ele é um sistema operacional totalmente consolidado no mercado e garante bons aplicativos e ótima navegação na Web.

A exclusividade de se ter um Apple tem preço. O iPad, único tablet do mercado com iOS, muitas vezes pode ser também o mais caro. Mas o sistema operacional é considerado por muita gente a melhor plataforma para dispositivos móveis do mundo. Ele é muito interativo, fácil de mexer e tem a maior loja de aplicativos para tablets.

A Microsoft ainda corre atrás nessa fila, principalmente por oferecer uma menor quantidade de modelos. No entanto, com a sua versão Windows 8, permite uma maior usabilidade do tablet, principalmente para quem já está bastante acostumado a usar o Windows em notebooks e computadores.

Top 5 em tablet