Zoom indica em Tablet

iPad 2 x Xoom x Galaxy tab 10.1: qual o melhor tablet?

A disputa entre os melhores tablets do mercado.

Os tablets invadiram o mercado. E não é por menos. Eles são uma opção interessante para quem gosta de muita mobilidade, praticidade e diversão. Dos três grandes fabricantes de tablets, quem oferece o melhor aparelho? Confira o comparativo entre Motorola Xoom, Samsung Galaxy Tab 10.1 e Apple iPad 2.

  Motorola Xoom Samsung Galaxy Tab 10.1 Apple iPad 2
Design
Compatibilidade e conectividade
Sistema Operacional
Aplicativos
Hardware
Câmera

Design

O Motorola Xoom, Tablet Motorola, é um dos mais interessantes tablets lançados recentemente. O que chama mais atenção é a sua tela. Diferentemente de seus competidores, a tela do Xoom, com resolução de 1280 x 800 pixels e 10 polegadas, é inteiriça, sem bordas. Quanto mais pixels, maior a resolução. Quanto mais polegadas, mais espaço para interação e mais área para trabalhar com os dedos. O design não é um dos mais elegantes nem é muito arrojado.

O Galaxy Tab 10.1 é certamente um dos melhores produtos diponibilizados pela Samsung. Para começar, ele é o mais leve dos três tablets, com apenas 565g. Ele é um pouquinho mais fino que o iPad 2, com 8.6mm, ou seja, 0.2 mm a menos. Sua tela tem a mesma resolução que o Motorola Xoom, mas com um detalhe importante: as bordas da tela são mais largas e na cor preta, o que diminui o espaço útil de superfície sensível ao toque. A dimensão total da tela, porém, é um pouquinho maior do que o iPad 2: 10.1 polegadas versus 9.7 polegadas do iPad 2. O design geral é bem interessante e tem bastante personalidade. Bem mais ousado do que o Xoom.

O design do iPad 2 é imbatível. O Tablet Apple possui um time brilhante de especialistas em desenho de produtos. A reputação da Apple e seu bom gosto são legendários. É só dar uma boa olhada no aparelho e constatar: o iPad 2 é muito, mas muito bonito.

Assim como o modelo anterior, o iPad 2, é um dos tablets mais finos e mais leves do mundo. A tecnologia da tela não mudou desde sua versão anterior e tem menor tamanho e resolução que seus concorrentes.

Capacidade e Conectividade

O Motorola Xoom vem com 32 GB de memória. Há uma entrada de cartões Micro SD que, por exemplo, não existe no iPad. Existe uma bem-vinda saída HDMI, a conexão digital para monitores de alta definição. Com ela, você pode exibir seu conteúdo em uma tela maior. Em apresentações profissionais, o efeito é muito bacana e impressiona na medida certa.

Assim como o iPad 2, o Xoom pode vir em 2 versões: a 3G e a Wi-Fi. A versão Wi-Fi é mais barata, mas perde-se em mobilidade. A versão 3G é mais cara e você precisa comprar um plano de dados de uma operadora de telefonia celular.

O Galaxy Tab 10.1 pode vir em 3 opções: 16GB, 32GB e 64 GB de capacidade de armazenamento. Ele pode receber sinal de rede Wi-Fi e 3G. Conta ainda com Bluetooth 3.0, a mais recente especificação do protocolo de transmissão de dados sem fio. Ele se comunica com o computador via USB 2.0.

O iPad 2 segue o padrão: são duas versões principais: uma Wi-Fi e a outra, Wi-Fi mais 3G. Cada versão conta com três modelos: 16GB, 32GB e 64 GB de capacidade de armazenamento. As versões de maior capacidade e com conectividade 3G são as mais caras. Diferente do modelo da Samsung, o iPad não conta com entrada USB.

Sistema Operacional

Um dos mais importantes recursos do Xoom e do Galaxy Tab 10.1 é seu sistema operacional, a sua interface com o tablet. Eles contam o Android, que, na versão para tablets, é apelidado de Honeycomb. Essa é a última versão do sistema desenvolvido pelo Google. É um sistem consolidado que roda em tablets de várias marcas diferentes. Tem ótima navegação e uma usabilidade simples e fácil.

Mas o grande diferencial do iPad 2 fica com seu sistema operacional e sua loja de aplicativos. O iOS é uma das interfaces mais revolucionárias de todos os tempos. Ela é fácil de usar e muito intuitiva. A sua versão para iPad fica ainda melhor que no iPhone.

Aplicativos

Os tablets possuem programas próprios, chamados de aplicativos. O Motorola Xoom, assim como o Galaxy, vem com diversos aplicativos pré-instalados, com a possibilidade de ampliá-los no Android Marketplace, a loja de aplicativos do Android. Há, por exemplo, aplicativos do Google Maps ou do Gmail.

Contudo, o iOS conta com a mais diversificada gama de aplicativos do mercado. Desde jogos e aplicativos para redes sociais, até elaborados programas para gerenciamento de planilhas ou mapas. Eles também são baixados pela loja de aplicativos da Apple, a App Store e podem ser gratuitos ou pagos.

Hardware

Internamente, tanto o Tablet Samsung Galaxy Tab, Xoom e iPad 2 contam com processadores de dois núcleos e baterias que duram, em média 10 horas. Eles entregam desempenho semelhante para a maioria das aplicações.

Contudo, um detalhe importante, é que o iPad 2 não tem suporte à Flash, um componente de páginas de internet comum em qualquer página na web. O resultado é que muitas páginas não são exibidas corretamente na tela do iPad 2. O Xoom e Galaxy Tab 10.1, por outro lado, possuem suporte a Flash.

Câmera

O Motorola Xoom vem com uma câmera traseira de alta resolução (5 megapixels) para gravação de vídeos em alta definição e fotos com flash. Na parte frontal, há uma segunda câmera para vídeoconferências de 2 megapixels. Assim, dá pra fazer vídeochamadas e conversar com amigos pela Internet.

Para quem gosta de manipular vídeos, o sistema operacional do Xoom vem com um editor de imagens em movimento. Não é um dos mais avançados, mas dá pro gasto.

Na parte de trás do Galaxy Tab, assim como a maioria dos tablets atuais, fica uma câmera de 3 megapixels, a de menor resolução neste comparativo. O que não impede, porém, de fazer bons vídeos em alta definição ou tirar excelentes fotos. Na parte da frente também possui uma câmera de resolução mais baixa (2 megapixels), assim como seus concorrentes.

O iPad 2 também tem duas câmeras. Mas, se você busca fotos de qualidade, o Xoom é a melhor opção. A câmera traseira, embora capaz de gravar vídeos em alta definição, tem apenas 0.7 megapixels. A dianteira só tem 0.2. Mas o tablet compensa um pouco essa deficiência com o aplicativo Facetime. Esse programa para vídeochamadas exclusivo para produtos da Apple é muito funcional, bem intuitivo e extremamente bem desenhado. Dá pra falar com os amigos como se estivesse presente, ao vivo.

Top 5 em tablet