Logo Buscapé
Logo Buscapé

A Samsung apostou em 2020 em uma versão mais acessível para o bem sucedido Galaxy Tab S6. Na ocasião, foi lançado o Galaxy Tab S6 Lite. Com ficha técnica intermediária, o aparelho trouxe de fábrica a caneta eletrônica S Pen – ótima sugestão para quem precisa mexer com gráficos, ilustrações ou mesmo fazer alguns rabiscos para esboçar ideias.

Mas com o passar do tempo, e se tratando de tecnologia, será que hoje, quatro anos após o seu lançamento, o Galaxy Tab S6 Lite ainda vale a pena? Será que as gerações mais atuais são muito melhores? Dá pra aposentar o notebook e usá-lo como máquina de trabalho principal?

Para tirar todas essas dúvidas, testamos o tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite por algumas semanas. Os resultados da análise você confere em nosso review completo, a seguir.

Galaxy Tab S6 Lite com caneta S Pen (Foto: Mosaico)

Prós e contras do Galaxy Tab S6 Lite

Prós:

  • Compatível com a S Pen (já vem na caixa)
  • Capa (Book Cover) inclusa
  • Boa qualidade de áudio (alto-falantes AKG)
  • Tela grande com boa resolução
  • Entrada para fones de ouvido (P2)
  • Bom desempenho (para funções do dia a dia)
  • Tem suporte ao modo DeX

Contras:

  • Tela LCD peca em contraste e brilho

Galaxy Tab S6 Lite: tela tem boa imagem, mas decepciona

O Galaxy Tab S6 Lite me deixou bastante dividida no quesito "Tela". Por um lado, ele traz um display grande, com boa resolução, que proporciona bastante conforto para assistir a vídeos, visualizar páginas de artigos e revistas, e até mesmo para escrever, desenhar ou pintar, usando a S Pen.

Por outro, o display não conta com a tecnologia Super AMOLED – trata-se de um painel TFT LCD. Se você não está tão familiarizado aos conceitos, deixe-me explicar o que isso significa na prática: os contrastes não são tão intensos e os pretos acabam tendo aquele tom mais acinzentado.


Tela do Galaxy Tab S6 Lite tem tecnologia TFT LCD (Foto: Mosaico)

Não tenho muito o que reclamar em termos de cores – até que elas são equilibradas (considerando a tecnologia utilizada), mas ao assistir shows ou séries com fotografia mais escura, o preto menos "profundo" me incomodou.

Esse fator, junto aos reflexos sob luz intensa (que denunciam que o brilho da tela não é dos melhores), acabam deixando aquele sentimento de que a experiência poderia ser melhor.

Tela do Galaxy Tab S6 Lite peca em contraste e brilho (Foto: Mosaico)

O Galaxy Tab S6 Lite já chega de fábrica com uma capa, no estilo "livro", que ajuda a proteger o dispositivo contra arranhões no dia a dia. Ela também serve para prender a caneta eletrônica ao tablet, já que conta com uma parte magnética, posicionada na dobra central.

Por fim, é possível usar essa case para posicionar o aparelho em diversos ângulos – o que é bacana para consumir filmes, séries e shows de forma confortável.

Capa do Galaxy Tab S6 Lite (Foto: Mosaico)

A S Pen é uma "mão na roda" para fazer anotações e desenhar

A caneta eletrônica é a grande estrela do Galaxy Tab S6 Lite – trata-se da mesma S Pen presente na versão mais cara do tablet. Ela tem suporte a 4.096 pontos de pressão e sua ponta é bem fina, o que confere boa precisão para criar ilustrações ou trabalhar com escrita.

S Pen suporta 4.096 pontos de pressão (Foto: Mosaico)

Em 99% dos casos consegui apoiar parte da mão sobre a tela enquanto escrevia, sem que nenhum risco acidental fosse criado.

A experiência toda é muito confortável, e até os sons emitidos simulam a escrita em uma folha de papel. Por meio da S Pen, você consegue também usar atalhos para captura de tela, seleção inteligente e pode até converter o texto manuscrito em digital.

Escrevendo no app de notas da Samsung com a S Pen do Tab S6 Lite (Foto: Mosaico)

Outro detalhe interessante é o suporte ao modo DeX, que permite transformar o tablet em uma espécie de desktop, abrindo aplicativos em janelas flutuantes em uma área de trabalho.

Apesar do recurso ter chegado ao Tab S6 Lite apenas em 2021, quase 1 ano após seu lançamento, é um ponto muito positivo no modelo.

Processador do Tab S6 Lite: pouco indicada para tarefas muito exigentes

O processador do Galaxy Tab S6 Lite é o Exynos 9611, um chip fabricado pela própria empresa, presente também no Galaxy A51, um dos smartphones mais populares da marca em 2020.

Apesar de lidar muito bem com as tarefas do cotidiano, esse não é um processador top de linha, então não é recomendado para tarefas extremamente exigentes, como alguns softwares de edição e games mais pesados.

Apps na tela do Galaxy Tab S6 Lite (Foto: Mosaico)

Ainda assim, para praticamente todos os apps mais comuns, não há do que reclamar. Durante o período de testes, foi possível utilizar o Chrome, com 3 abas abertas, ouvir música no Spotify e movimentar cartões no app do Trello sem nenhum problema com travamentos ou desligamentos repentinos. Também executei o jogo Free Fire sem problemas com queda de fps.

Para quem gosta de números, temos aqui memória RAM de 4GB. O armazenamento é de 64 GB (achei pouco para o preço e para os padrões atuais – uns 128GB cairiam bem). No entanto, há espaço para expansão via microSD de até 1 TB.

Bateria aguenta um dia de trabalho, com uso moderado

A bateria não trouxe surpresas, nem positivas, nem negativas. Ela tem capacidade para 7.040 mAh, o que na prática dá para um dia inteiro de uso moderado.

A Samsung promete até 13 horas de reprodução de vídeos, mas se você for passar a tarde inteira maratonando uma série na Netflix, com o brilho no máximo, vai precisar recarregá-lo após alguns episódios. A boa notícia é que há suporte a carregamento rápido.

O Galaxy Tab S6 Lite é vendido em um único modelo com suporte a Wi-Fi e 4G, então você não precisa se preocupar em ficar desconectado ao sair de casa, basta utilizar um chip de operadora para acessar os dados móveis.

  • Está procurando um tablet barato? Confira nossa lista com as melhores opções.

Samsung Galaxy Tab S6 Lite tem câmeras básicas

Para fechar a análise, temos o conjunto de câmeras desse tablet que contempla apenas um sensor frontal, de 5MP, e um traseiro, com 8MP.

Eles atendem bem às necessidade gerais de câmeras em um dispositivo como esse: com a traseira, é possível escanear documentos e fazer registros do dia a dia, sempre com auxílio de iluminação adequada, é claro. A frontal tem boa qualidade para realizar videochamadas.

Foto tirada com câmera traseira do Galaxy Tab S6 Lite (Foto: Mosaico)

Um ponto bacana é que as câmeras são compatíveis com Realidade Aumentada, e têm um atalho que permite fazer desenhos tridimensionais sobre objetos, nada que seja extremamente útil no dia a dia, mas dá para se divertir vez ou outra fazendo rabiscos em objetos ou nos seus amigos.

Samsung Galaxy Tab S6 Lite: ficha técnica

  • Tela: TFT LCD
  • Processador: Samsung Exynos 9611
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB ou 128 GB (MicroSD até 1TB)
  • Câmera principal: 8.0 MP
  • Câmera frontal: 5.0MP
  • Sistema operacional: Android 10
  • Bateria: 7.040 mAh
  • Caneta S Pen: Sim
  • Dimensões: 244.5 x 154.3 x 7.0;
  • Peso: 467 gramas
  • Cor: cinza

Vale a pena comprar o Galaxy Tab S6 Lite em 2024?

O Galaxy Tab S6 Lite é um excelente produto, mas é importante ressaltar que outros tablets já foram lançados e que superam o Samsung Galaxy Tab S6 Lite, como a geração S7, S8 e S9, além de iPads melhores que estão na mesma faixa de preço.

A conclusão é: se você busca um tablet para desenhar e aproveitar bastante os recursos da caneta eletrônica como facilitadores de tarefas do dia a dia, o Galaxy Tab S6 Lite é um bom negócio, no final das contas, mas a nossa indicação é que você comece a olhar para algum modelo mais novo.

Ele também é uma boa pedida para consumo de conteúdo audiovisual. Mas se você pretende deixar o computador de lado, fica difícil indicar esse modelo, pois a bateria não impressiona e a tela poderia ser mais avançada.

Confira mais opções de tablets Samsung:

Galaxy Tab A9

Galaxy Tab S7

O Tab S7 é um modelo da geração seguinte ao S6 e é uma alternativa melhor que o Galaxy Tab S6 Lite. Ele traz duas câmeras na traseira, a principal com 13MP, a secundária com 5MP e lente ultrawide e frontal com 8MP, software Android 10 e interface One UI 2.5.

Galaxy Tab S8 Plus

O Galaxy Tab S8 Plus é outro modelo de importante e com ficha técnica melhor que o Galaxy Tab S6 Lite. Ele traz tela de 12.4 polegadas e ótima resolução de 2.800 x 1752. Ele ainda é 5G e traz memória interna de 256GB.

A câmera do Tab S8 Plus é de 13MP. A ficha técnica desse dispositivo é excelente para quem precisa trabalhar e estudar. Isso porque a bateria desse tablet da Samsung tem capacidade para durar dois dias.

Galaxy Tab S9

O Galaxy Tab S9 é o melhor tablet da Samsung atualmente. Lançado em julho de 2023, ele possui resistência à água e poeira, e tem desempenho robusto.

Equipado com uma tela AMOLED Dinâmica 2X de 11 polegadas, bateria de 8.400 mAh e som AKG, este tablet foi projetado para proporcionar uma experiência premium, seja no trabalho ou no entretenimento.

Ferramentas do Buscapé

Agora que você já decidiu se vale a pena comprar o Galaxy Tab S9, veja como comprá-lo pelo melhor preço. Para começar, conheça o nosso Cashback do Buscapé. Com ele, você recebe parte do que gastou para comprar outros produtos ou gastar como quiser.

Temos ainda uma página de cupons de descontos para compras e frete grátis. Para ter acesso a tudo isso, não deixe de conhecer a extensão do Buscapé para Google Chrome, que traz todas essas ferramentas num só lugar.


especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!