Entenda antes de comprar em TV

O que é Smart TV?

Entenda o que é Smart TV. Aqui você sabe tudo sobre a TV com internet de uma maneira bem fácil.

Smart TV

Assistir TV já não é o bastante para muita gente: o importante é manter-se conectado, não importa como. E foi assim que surgiram as TVs com internet. Mas, afinal, você sabe o que é Smart TV?

O grande diferencial destes modelos é justamente oferecer vários níveis de conectividade, seja por meio da Internet ou convergindo com outros aparelhos multimídia disponíveis no mercado, criando um conjunto perfeito para os fãs de tecnologia.

Compare preços de Smart TVs

Em primeiro lugar, para aproveitar todos os recursos de uma Smart TV, é essencial que ela esteja conectada à internet de sua casa.

A Smart TV funciona assim: você precisa já ter um serviço de internet contratado, pois ao comprar uma dessas TVs, você não está comprando o acesso à internet, mas um aparelho que pode acessar alguns aplicativos, sites parceiros da marca da televisão e, no caso de modelos que oferecem um navegador, até navegar pela Web (assim como um notebook, por exemplo). Esse acesso pode ser feito de 3 maneiras diferentes:

Smart TV com Wi-Fi Integrado: Nesses modelos, a Smart TV já vem com um adaptador capaz de captar o sinal Wi-Fi da sua casa e, assim, se conectar à internet. É a opção mais prática, já que não depende de nenhum acessório, mas também podem ser um pouco mais caras.

Smart TV com Wi-Fi Ready (ou suporte para Wi-Fi): Aqui, a Smart TV também vai funcionar com o sinal da internet sem fio, mas vai precisar de um adaptador para receber esse sinal. Normalmente esse adaptador (também chamado de dongle) se conecta à TV por uma porta USB e pode ser vendido separadamente ou disponibilizado gratuitamente por alguns fabricantes.

Smart TV com acesso por LAN (cabo RJ45): Foram os primeiros modelos de Smart TV do mercado, e acessam a rede usando um cabo conectado diretamente ao modem, como um computador.

Quais são as vantagens de comprar uma Smart TV?

Ver um filme, jogo ou programa na TV é, cada vez mais, acompanhado por comentários e até narrações em redes sociais, geralmente feitas por meio de smartphones ou tablets. E, com a Smart TV, você pode assistir à programação, acessar as redes sociais, entre outros. Ah, e nas televisões mais modernas é possível usar o comando de voz e gestos para fazer postagens, sem precisar ter um computador conectado a elas.

Os fabricantes dessas Smart TVs também costumam disponibilizar aplicativos parceiros, às vezes com conteúdo exclusivo para a marca, sempre respeitando plataformas compatíveis com o processador do aparelho. Em alguns modelos, há grande quantidade de aplicativos, mas claro que isso se reflete no preço.

A navegação livre por sites também é possível em alguns modelos de TV com navegador de internet, com a utilização de um Browser, como se fosse um computador. Mesmo assim, pode acontecer de um ou outro site não rodar muito bem por não ter a arquitetura compatível com o sistema da sua Smart TV.

Locadoras virtuais e aplicativos de conteúdo On Demand também combinam muito bem com essas Smart TVs, pois oferecem milhares de opções para baixar filmes, séries, shows e programas de TV ou mesmo produzidos especialmente para internet e conteúdo 3D.

Aliás, muitas dessas TVs também podem exibir conteúdo tridimensional, e é possível encontrar modelos de Smart TV 3D, que já vêm com óculos para filmes ou até óculos especiais para jogos.

Outro acessório que já pode ser encontrado em algumas Smart TVs são as webcams, uma boa para quem gosta de participar de conversas por vídeo. Mas essa não é sua única utilidade, já que em alguns modelos é a câmera que reconhece o controle de gestos.

Smart TV é também sinônimo de conectividade

Outro grande benefício da TV com internet é a sua integração com outros dispositivos, que pode ser feita com fio, por meio de conexões como HDMI, MHL e USB, ou sem fio, com as tecnologias DLNA, NFC e Bluetooth. Sendo assim, antes de escolher seu modelo de Smart TV, verifique se ela é compatível com seu smartphone, tablet, Blu-Ray Player etc.

Essas conexões servem para compartilhar conteúdo, exibir arquivos armazenados em outras fontes e até espelhar a tela da Smart TV em um tablet ou smartphone e vice-versa.

Então, vale a pena comprar uma TV com internet?

Há muito tempo que as TVs têm lugar de destaque na sala de muitas casas. E o surgimento de novas funções e tecnologias, além de conexão com outros aparelhos, indicam que a Smart TV já tem seu lugar garantido.

Se você gosta de estar conectado, vai encontrar na Smart TV uma nova maneira de estar online para aproveitar vários aplicativos, redes sociais, entre outros. Certamente essa tecnologia oferece um avanço para os televisores, permitindo que a diversão ultrapasse a programação convencional e entre também no mundo da internet.

Agora que você já sabe o que é Smart TV e todas as suas vantagens, aproveite e confira muitos modelos, todos de lojas confiáveis, aqui no Zoom!

Top 5 em tv