Entenda antes de comprar em TV

Qual a diferença entre LED, LCD e Plasma?

LED, LCD ou Plasma? Entenda cada tipo de tela e conheça também a TV OLED.

LED, LCD ou Plasma
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Você sabe quais são as diferenças entre TV LED, LCD e Plasma? Entre esses três tipos de tela para televisores, a tela LED é a que continua em maior evidência. Para quem gosta de modernidade, ainda surgiu, mais recentemente, a tela OLED – considerada um avanço da tela LED.

Apesar de as fabricantes de TVs não pararem de inovar, é normal ter dúvidas sobre qual a melhor tela para seu cômodo, entre as tradicionais LCD, LED e Plasma. Mas aqui a gente explica tudo, assim você encontra a opção ideal para seu perfil de uso, seu ambiente e, o melhor, o seu bolso!

TV LED é ótima escolha para imagens bem nítidas

A televisão LED tem, na verdade, uma tela LCD, mas iluminada por trás com lâmpadas de LED, mais brilhantes e que consomem menos energia.

Veja preços de TV LED

A real diferença entre a qualidade da TV LED e LCD será mais reparada a partir de uma TV 32". Em TVs menores, fica praticamente impossível ver diferença.

  • Vantagens: estão entre as TVs mais finas, mais leves e as que consomem menos energia. Tem ótimo contraste e as cores são incrivelmente mais vivas.

  • Desvantagens: alguns modelos podem ser mais caros, muitas vezes também pelos seus recursos mais avançados. Mas, como há uma grande variedade de TVs LED no mercado, há também diferentes preços, então não é difícil achar um modelo com bom custo/benefício.

 

Leia também: Qual a melhor TV LED barata?

Para saber mais: TV OLED, uma tela ainda mais moderna

TV OLED

Mais um tipo de tela, e que promete mais modernidade, é a TV OLED. Essa tecnologia podemos considerar como um avanço da TV LED. A grande diferença é que não precisa usar iluminação traseira, já que emite luz própria.

Nesse modelo de TV você tem imagens ainda mais nítidas, com espectro de cores e contraste que se destacam. Ah, e como a televisão com tela OLED não necessita da iluminação traseira, os modelos são mais finos, e alguns modelos têm até a tela curva. Para quem está à procura de inovação, vale a pena conferir.

TV de Plasma para um cinema em casa

A tela de Plasma conta com milhares de células individuais para criação de imagens, proporcionando uma extrema fidelidade de cores. Como a tecnologia não funciona muito bem em ambientes claros, ela é melhor para espaços escuros, como uma sala de Home Theater.

  • Vantagens: os níveis de contraste e a fidelidade das cores são excelentes. A TV Plasma é ótima para ambientes escuros. Tem bom ângulo de visão de diferentes posições.

  • Desvantagens: são um pouco mais pesadas que os televisores de LCD e LED. De todas as tecnologias, é a que mais consome energia. Como a tela é feita de vidro, tem reflexos de luz com mais facilidade. E tem sido cada vez mais difícil encontrar uma TV de Plasma à venda.

Seu cômodo é bem iluminado? TV LCD pode ser boa opção

A TV LCD apresenta tecnologia que utiliza cristais líquidos e lâmpadas fluorescentes traseiras, que ajudam a produzir a imagem. Boa opção para quartos e salas comuns e ambientes claros, já que esse tipo de tela não recebe muito reflexo.

  • Vantagens: as TVs LCD consomem pouca energia e se saem bem em locais iluminados, pois não refletem muito.

  • Desvantagens: os ângulos de visão são limitados. Apesar da ótima imagem, não alcançam o brilho e o contraste de cores da LED. E já não se encontra mais tantos modelos disponíveis por aí, pois a tela LED dominou o mercado de TVs.

 

Agora que você já sabe as diferenças entre cada tipo de tela, seja ela LED, LCD ou Plasma, fica bem mais prático escolher a televisão que vai garantir maior qualidade de imagem às suas programações.

 

Para ver outros produtos e comparar os preços, é só continuar navegando aqui no Zoom!

A análise foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv