Logo Buscapé
Logo Buscapé

Para aliviar o calor e fazer o ar circular em casa ou no local de trabalho de um jeito prático e barato, existem diferentes tipos de ventilador. O baixo consumo de energia e o preço do eletrodoméstico fazem com que ele seja uma opção muito mais usada do que aparelhos de ar condicionado.

A quantidade de modelos é enorme e cada um tem suas especificidades. Na categoria oscilantes, há os ventiladores de mesa, sem dúvida os mais presentes nos lares; os de coluna, ideais para locais com pessoas em pé; os de torre, que são compactos; os de parede, comuns em espaços comerciais; e os ventiladores portáteis, para uso individual. Os de teto, na categoria de fixos, podem ser até objetos decorativos. Elaboramos uma lista para você conhecer as características de cada um e saber como escolher o melhor ventilador para o seu ambiente.

Não sabe que opção comprar entre os diferentes tipos de ventilador? Preparamos um guia para você escolher o ventilador ideal.

O ventilador de mesa é um dos tipos de ventilador mais populares nos lares brasileiros (Foto: Shutterstock)

Quais os principais tipos de ventilador?

De diferentes tamanhos e potências, os tipos de ventilador se adaptam às diferentes necessidades do usuário. Maiores ou menores, com ar direto ou indireto, portáteis e até com controle remoto. São vários modelos que ajudam a refrescar sua casa ou trabalho nos dias quentes sem um gasto excessivo de energia elétrica. Preparamos uma lista com os principais tipos de ventilador.

Ventilador de mesa

Os ventiladores de mesa são pequenos e mais leves, o que facilita que sejam usados em diversos cômodos da casa. Entre os tipos de ventilador, são os mais indicados para deixar mais perto do usuário, em locais sem muitas pessoas. Eles têm maior eficiência nas áreas próximas ao chão, mas como a maioria dos modelos tem regulagem para inclinação para cima ou para baixo, é possível alcançar uma certa variação de ângulo no vento. Ou, como o próprio nome do aparelho diz, basta colocá-lo em uma mesa ou outro móvel para obter um melhor alcance.

A hélice da maioria dos ventiladores de mesa tem entre 30 e 50 cm de diâmetro, suficiente para refrescar cômodos até 20 m². No caso, quanto maiores elas forem, menor a sensação de frescor porque o vento vai se espalhar mais. O que vale é observar o número de pás. Quanto mais numerosas, melhor será a distribuição do ar.

Como no modelo Ultra Silence Force da Arno, que tem 6 pás e hélices com 40cm, tamanho que produz vento mais concentrado, dando sensação de maior frescor para o ambiente. Mesmo com potência de 126 W, ele é um dos mais silenciosos do mercado e ainda traz o recurso Eco Fresh, uma velocidade média que consome 20% menos energia.

Preparamos uma lista com os melhores ventiladores de mesa para o seu verão.

Ventilador de teto

Algumas das características mais importantes a se observar na hora de comprar um ventilador de teto são seu índice de vazão - modelos com mais de 1,75 m³/s são os mais eficientes - e as rotações por minuto (RMP) - o ideal é que tenha uma taxa maior que 300 RPM para produzir vento mais potente. Esses valores, aliados ao número de pás, definem o bom desempenho desses tipos de ventilador. Lembre-se sempre que na hora da instalação, as pás devem ficar distantes pelo menos 50 cm das paredes.

Para cômodos de até 20 m², um modelo com duas pás é ideal, pois vai direcionar melhor o ar. Ao contrário dos de mesa, pás numerosas não acrescentam nada: 4, 5 e 6 pás têm o mesmo efeito de 3, que são suficientes para promover uma boa distribuição do vento em locais amplos.

O ventilador Tron Solano de 3 pás é um bom exemplo de eficiência, pois tem índice de vazão de 2,34 m³/s e 480 RPM. Um diferencial para os que gostam de comodidade é o ventilador com controle remoto. Alguns modelos trazem funções extras como timer, que permite programar o desligamento automático, e o modo sleep, que diminui a velocidade de rotação do aparelho.

Duas, três ou quatro pás? Com ou sem controle remoto? Listamos os melhores ventiladores de teto para sua casa.

Ventilador de coluna (ventilador pedestal)

A principal vantagem do ventilador de coluna, que fica preso a um pedestal, é ser posicionado de forma que o vento fique mais concentrado no tronco, cabeça e braços. Esses tipos de ventilador são indicados para residências e espaços comerciais, e são ideais para locais onde as pessoas ficam mais tempo em pé.

Na hora da compra, é importante observar o índice de vazão, a potência – escolha preferencialmente versões com mais de 100 W – e a circunferência. Essa última característica influencia bastante na eficiência do ventilador, pois modelos de menor circunferência (até 30cm) produzem vento fraco e direcionado, enquanto hélices com mais de 40cm abrangem áreas grandes com seu vento forte.

Diferentemente do ventilador de teto, o número de pás no ventilador de pedestal é um fator de peso. Geralmente, quanto mais pás, melhor é a ventilação do aparelho e mais recursos tecnológicos ele oferece. O ventilador Mallory Turbo Air Timer TS Plus é uma excelente opção e ainda tem a facilidades da função timer e de poder ser ligado ou desligado com controle remoto.

Como escolher o modelo mais adequado para sua casa? Nossa lista com os melhores ventiladores de coluna pode te ajudar.

Ventilador de torre

Os ventiladores de torre se destacam pelo bonito design. Geralmente com 80 cm de altura, são compactos e cabem em qualquer cantinho da casa ou do escritório. Para uso doméstico, uma vantagem a mais é que suas grades de proteção tornam impossível encostar a mão nas hélices, o que o torna uma opção segura para quem tem crianças pequenas. A desvantagem é que elas não são removíveis, o que dificulta a limpeza.

Como o vento desse aparelho é distribuído do chão até a altura da torre, ele tem um alcance satisfatório em ambientes onde as pessoas estão sentadas ou deitadas. Ele não tem ajuste de feixe de vento, permitindo apenas a oscilação de um lado para outro. Em relação ao gasto de energia, é bem mais econômico em relação a outros modelos de ventilador.

O Ventilador Torre Mondial CT-01, por exemplo, tem consumo de energia elétrica de apenas 50W na velocidade máxima. Se funcionar nas duas outras velocidades mais lentas, a economia é ainda maior.

Quer fugir do calor sem esquecer o design? Veja uma lista com os melhores ventiladores de torre.

Ventilador de parede

O ventilador de parede é muito utilizado em lojas, escolas, igrejas e empresas com circulação frequente de pessoas, mas não é muito comum em residências. Além de ter potência adequada para ambientes grandes, ele costuma fazer bastante ruído. Mas para áreas abertas, como terraços com churrasqueiras, pode ser uma opção interessante. Ainda no uso doméstico, ele tem a vantagem da segurança: como fica no alto, não há perigo de crianças ou animais mexerem nas hélices e fios.

Esse tipo de ventilador tem modelos com uma única velocidade – uma escolha melhor se ele for instalado em um lugar muito alto, por exemplo e se não tiver controle remoto – ou com 2 a 4 opções de regulagem. Bons aparelhos de parede geralmente têm de 40 a 70 cm de diâmetro e suas hélices variam no tipo de material e na quantidade – aqui, quanto mais pás, maior a eficiência da ventilação.

O Turbão 60 cm é um exemplo de ventilador grande, de alta potência e eficaz em ambientes amplos, mesmo com apenas 3 pás. Ele oscila para direita e esquerda e pode ser inclinado para frente ou para trás.

Quer comprar um? Ranking traz 8 modelos de ventilador de parede.

Mini ventilador

Os mini ventiladores são práticos e gastam pouquíssima energia. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Tem dias em que o calor é tão insuportável que só mesmo com o vento colado no rosto para amenizá-lo. E, para isso, nada melhor que um mini ventilador que, além de prático, é silencioso, tornando-se uma boa alternativa para quem não tem climatizador ou boa circulação de ar no ambiente.

O gasto de um ventilador portátil é mínimo: pode funcionar na tomada, com pilha ou bateria. Há ainda os modelos USB, em que sua fonte de energia vem de uma conexão do notebook, computador de mesa ou até smartphones e carros. Como é o caso do mini ventilador de mesa WMT DS1660. Com 10 cm de diâmetro e quatro pás, ele é silencioso e tem inclinação ajustável.

Com funcionamento por conexão USB ou pilhas, confira os melhores modelos de ventilador portátil.

Ventilador turbo

O ventilador turbo é um aparelho mais potente e que pode ser encontrado no mercado em diferentes modelos, geralmente maiores, como o ventilador de mesa ou o ventilador de coluna. É uma excelente escolha para quem busca um aparelho potente e funcional e mora em regiões onde costuma fazer altas temperaturas.

O gasto de energia costuma ser um pouco mais alto que os ventiladores comuns, mas o consumo ainda é bem baixo se comparado a um aparelho de ar-condicionado. Alguns dos modelos listados são do tipo ventilador turbo, como o Arno de mesa e o Mallory de coluna. Outra opção é ventilador de coluna Ventisol Turbo 6. Ele tem 40 cm de diâmetro, seis pás, funciona em 3 velocidades e tem altura regulável.

Espante o calor com uma dessas opções de ventilador turbo de mesa ou coluna.

Circulador de ar

O circulador de ar é um tipo diferente de ventilador. A geração de ar a partir de pás que giram em alta velocidade é a mesma. A diferença é um sistema aerodinâmico que não joga o vento para frente, mas puxa para o centro do circulador de ar e distribui de maneira uniforme em várias direções. Dessa maneira, o ambiente todo fica mais fresco e agradável.

Os ventiladores do tipo circulador de ar são ideais para quem costuma se incomodar com vento direto ou com o o barulho produzido pelos demais aparelhos. Um dos modelos dentro dessa linha é o circulador de ar Britânia C50 Turbo Oscillation, que tem três velocidades e 200 W de potência no motor.

Ferramentas do Buscapé

Quer se saber mais sobre os preços dos diferentes tipos de ventilador ou outros eletrodoméstico nos últimos meses ou dias? Conte com a nossa ajuda! Use o Histórico de Preços para avaliar a variação de custo do produto que pretende comprar.

Aproveite também para baixar nosso aplicativo, onde é possível se cadastrar e receber notificações dos melhores, produtos, novidades, cupons de desconto e muito mais.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!