Adega de 34 garrafas da EOS centralizada, com parede de tijolos ao fundo e selo "Avaliado por Especialistas" na imagem.

Adega Climatizada de 34 garrafas da EOS: bonita, espaçosa e fácil de usar

Testamos essa adega climatizada EOS de 34 garrafas durante uma semana para saber se ela vale a pena. Vem ver o que achamos dela!

Leonor MilitãoEditora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você gosta de um bom vinho e costuma comprar uma quantidade maior de garrafas do que a que consome durante o mês, vale a pena pensar em investir numa adega climatizada! Esses aparelhos têm a capacidade de resfriar e conservar vinhos em temperaturas adequadas para o seu consumo, sendo especialmente indicados para quem compra vinho em quantidade.

Aqui em casa, gostamos bastante de vinho e costumamos reservar as garrafas numa adega passiva, daquelas de madeira. Assim, quando queremos beber um branco geladinho, por exemplo, precisamos passá-lo para a geladeira a tempo. Por isso, resolvi experimentar essa tecnologia para ver se realmente vale a pena! O review da vez é da Adega Climatizada de 34 garrafas da EOS, que, já adianto, se saiu bem no teste, com uma nota de 7,9!

Confira nessa matéria a lista das melhores adegas climatizadas de 2021!

Para avaliar esta adega, analisamos fatores como a usabilidade, o design e o seu custo-benefício, além de avaliarmos a quantidade de funções e se realmente cumpre o que promete.

Você pode conferir aqui como avaliamos adegas no Zoom!

Esse review, em especial, contou até com a opinião de um sommelier mais que especial - meu marido, rs. Dá só uma olhada no que achamos!

Prós e contras da Adega Climatizada 34 garrafas EOS

Prós: Possui luz interna, tem touch screen e um design super moderno, além de ser muito silenciosa.

Contras: Tem apenas um compartimento, gelando todos os vinhos na mesma temperatura e não pode ser embutida.

Ficha técnica da adega climatizada EOS 34 garrafas:

Você ode conferir mais algumas características da adega na parte lateral (Foto: Zoom)
Você ode conferir mais algumas características da adega na parte lateral (Foto: Zoom)

Conheça os tipos de adega e saiba como escolher a melhor opção nessa matéria

Primeiras impressões

Assim que a adega chegou aqui em casa, percebemos que 34 garrafas talvez fosse muito para um casal como nós. Costumamos beber uma ou duas garrafas no final de semana e só passamos disso quando recebemos amigos ou família, o que não tem sido nada frequente devido à pandemia. A nossa adega passiva tem espaço para 15 garrafas e, sendo bem sincera, raramente fica cheia.

A Adega EOS de 34 garrafas é moderna, simples e bonita (Foto: Zoom)
A Adega EOS de 34 garrafas é moderna, simples e bonita (Foto: Zoom)

Com 85 cm de altura e quase 50 de largura, achei essa adega um pouco grande, mas coube perfeitamente no espaço que havíamos reservado - à risca, até.

Depois de ligada à energia elétrica, conseguimos ligar a iluminação interna facilmente através do painel touch e percebemos que veio com a temperatura pré-programada de 6ºC, que não foi fácil de alterar - percebemos, depois de ler o manual, que era preciso desbloquear o painel de controle.

Confira esse artigo e descubra se vale a pena investir em uma adega climatizada

Design

O design dessa adega surpreendeu! Muito bonita, feita de metal na cor preto fosco e porta de vidro com uma moldura preta também, ela não é daquele tipo de aparelhos que se destacam no ambiente pela negativa. Pelo contrário, ficou bem discreta na minha sala, apesar do tamanho - altura de 84,8 cm, largura de 49,5 cm e profundidade de 43 cm . A iluminação interna dá um aspecto ainda mais elegante à adega, deixando aparecer as garrafas sobre as prateleiras cromadas, e o painel touch também é bem bonito. Os puxadores são embutidos na lateral da porta - outro detalhe bem pensado, na minha opinião.

O interior dessa adega EOS tem prateleiras cromadas e luz interna (Foto: Zoom)
O interior dessa adega EOS tem prateleiras cromadas e luz interna (Foto: Zoom)

Entenda aqui os sistemas de refrigeração das adegas climatizadas

Características a destacar

A adega climatizada de 34 garrafas da EOS é muito silenciosa - em quesito de som, não dá nem para perceber que ela está no ambiente e isso, de fato, é muito positivo. Além disso, ela tem um sistema antivibratório, que evita o tilintar das garrafas contra as prateleiras cromadas. O abrir e fechar da porta é muito delicado e o display eletrônico é muito fácil de usar (depois de descobrir o “macete” do desbloqueio).

O painel eletrônico dessa adega possui sistema "touch screen" e é bem fácil de usar (Foto: Zoom)
O painel eletrônico dessa adega possui sistema "touch screen" e é bem fácil de usar (Foto: Zoom)

As prateleiras armazenam 30 garrafas e, embaixo delas, existe um compartimento que comporta mais 4 garrafas empilhadas (no entanto, não é tão fácil fazer caber 4 garrafas nesse pequeno espaço).

Depois de uma semana de uso, percebi que a porta começou a ficar embaçada e a suar por fora, pingando no chão.

Usabilidade

Embora a adega seja muito fácil de usar, existem alguns pontos que precisam ser destacados neste review. O primeiro ponto, que já mencionei acima, é a alteração da temperatura do interior da adega, que, para primeiro uso, não é tão intuitiva. É necessário destravar o painel de controle, tocando nos botões de + e - ao mesmo tempo por 3 segundos. Após isso, é possível alterar a temperatura entre 5 e 18ºC. A indicação, no manual, é a seguinte:

Vinho tinto: 13 a 18°C

Vinho branco: 8 a 12°C

Espumante: 5 a 7°C

Outro ponto a destacar no quesito de usabilidade é o fato do compartimento inferior, abaixo das prateleiras cromadas, não ser removível - ou, se é, aqui em casa não conseguimos essa façanha de jeito nenhum. Isso dificulta a inserção das garrafas - especialmente das 4 garrafas que deveriam caber ali ao mesmo tempo.

Opinião de um sommelier

Quem sabe, sabe. E quem tem um sommelier em casa, tem tudo na hora de escrever um review sobre adega climatizada! Confira a opinião de Adão Andrade, meu marido e sommelier profissional, a respeito dessa adega:

“Além de bonita, essa adega é bem espaçosa e muito fácil de usar. Em casa, eu e a minha esposa só temos o costume de beber vinho aos finais de semana, ou quando recebemos visitas, por isso, uma adega de 34 garrafas acaba sendo grande demais para nós.

Deu para perceber que, mesmo em casa, uma adega climatizada faz toda a diferença na praticidade do dia a dia - os vinhos já ficam na temperatura correta, ou seja, você não precisa correr para colocar as garrafas na geladeira com grande precisão de tempo para que cheguem à temperatura desejada na hora certa, que é o que acontece com a nossa adega passiva (tipo de adega que não usa qualquer tecnologia para reservar os vinhos).

Aqui em casa consumimos mais vinho branco e rosé do que vinho tinto, então, a adega ficou, durante todo o tempo de teste, na temperatura de 8°C. Porém, esse é um ponto a ressaltar - para quem gosta de variar, essa adega pode não ser uma pedida tão boa, já que ela não possui mais de um compartimento (como muitas já possuem, hoje em dia). Assim, todos os vinhos acabam precisando ficar na mesma temperatura - tintos, brancos e espumantes -, não sendo a melhor opção.

Mas, no geral, essa adega cumpre bem o que promete. Gostei!”

Custo-benefício

Para uma adega de 34 garrafas, essa é uma das opções mais baratas no mercado. Na faixa dos R$1.900, o custo-benefício desse aparelho é muito bom, já que ele entrega honestamente o que promete e pode ser um excelente investimento, dependendo das necessidades de cada um.

Produtos similares

Na mesma linha de produto, temos como similar a Adega Climatizada Electrolux ACS34, também com espaço para 34 garrafas, que oferece o mesmo tipo de experiência por um preço próximo ao da Adega EOS, porém mais caro.

Para quem procura por uma adega com compartimentos separados para temperaturas diferentes, uma opção é a Adega Climatizada Philco PH24 DZ, que possui 2 espaços separados com regulagem de temperatura distinta. Com capacidade para 24 garrafas, essa é uma boa opção para um casal como nós, por exemplo, além de ser também um pouco mais barata.

Conclusão e nota

Em conclusão, podemos verificar que essa é uma boa opção de adega para quem gosta de investir em muitos vinhos e acaba não consumindo todos eles em um curto espaço de tempo. Especialmente, se tem preferência por um tipo específico de vinho, já que essa adega só possui um compartimento, deixando todos os vinhos armazenados na mesma temperatura.

Super elegante, discreta e silenciosa, ela é simples, fácil de usar e perfeita para quem está iniciando no mundo dos vinhos. Um ponto negativo a ter em atenção é a condensação que acontece na parte de fora da porta em algumas situações, que verificamos acontecer após uma semana de uso. Fora isso, gostamos!