Entenda antes de comprar em Aquecedor de Água

Aquecedor de água a gás ou aquecedor de água elétrico?

Aquecedor de água elétrico, a gás... veja o melhor tipo de aquecedor para sua casa.

Aquecedor de agua a gas ou eletrico
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Ter água quente na hora de lavar o rosto ou tomar banho pode ser bem agradável, principalmente se for no inverno ou se você vive em cidades mais frias. Para ter a água quentinha em casa, a gente precisa de um bom aquecedor de água.

Acontece que muita gente tem dúvidas quando vai comprar um aquecedor. Afinal, há vários pontos para a gente levar em consideração. E se tem uma pergunta que vários consumidores fazem, a pergunta é esta: comprar um aquecedor de água a gás ou um modelo elétrico?

Para ajudar você, vamos explicar cada tipo de aquecedor de água. Confira:

Vamos começar pelo aquecedor de água a gás

Se você pensar em economia de energia elétrica para a sua casa, então a melhor opção será um aquecedor de água a gás.

Os aquecedores podem usar o gás natural ou GLP. É muito importante você ficar de olho no tipo de gás usado, tudo para garantir a sua segurança e a segurança da sua família.

Lembre-se também de que, no aquecimento a gás, sua casa vai precisar de uma tubulação para água fria, para água quente e também para o gás que vai ser usado pelo aquecedor. Outro ponto que você não pode se esquecer são os lugares que vão usar água quente: quantos chuveiros e torneiras vão receber água quente? Na sua casa também tem banheira?

Além dessas informações, saiba que existem dois grupos para os aquecedores a gás: de passagem e por acumulação.

Aquecedor de água a gás de passagem:

É claro que tudo vai depender do aparelho que você levar para casa, mas o aquecedor de passagem é conhecido por ser o modelo a gás mais econômico.

Apesar de ser mais econômico no consumo de gás, o que a gente precisa destacar é que é necessário esperar alguns segundos até a água ficar quente. Aqui, podemos observar, então, um desperdício de água.

O aquecedor de passagem funciona assim: aquece a água e a devolve quente para a tubulação. Dessa forma, quando você vai abrir o registro, primeiro sai a água fria que já estava ali no cano (entre o chuveiro e o aquecedor) e só depois a água quente.

O termo "de passagem", aliás, já explica muito o seu funcionamento. Nesse aquecedor, não existe um reservatório para a água quente. Quando o aquecedor é ativado, o que acontece é a passagem da água quente. Literalmente.

Aquecedor de água a gás por acumulação:

Enquanto os modelos de passagem são mais tradicionais, muitos dos aquecedores de água a gás por acumulação oferecem um design que faz lembrar um cilindro.

Você já encontra no interior desse aquecedor uma quantidade de água quente, que é capaz de chegar ao chuveiro, por exemplo, com rapidez. Como, em diversas vezes, o aquecedor de acumulação oferece uma maior capacidade (se você for comparar com os modelos de passagem), o produto é capaz de aquecer a água de vários cômodos da sua casa, e aquecer até em locais que exigem uma maior capacidade, como no caso dá agua utilizada em uma banheira.

Enfim, chegamos ao aquecedor de água elétrico

O aquecedor de água elétrico pode ser usado em torneiras ou chuveiros por meio da eletricidade. Aqui, eles também podem ser de passagem ou acumulação. O que você precisa ficar atento é que esses modelos vão fazer o consumo de energia da sua casa aumentar. Então coloque isso para fazer parte do orçamento da família.

Aquecedor elétrico de passagem:

É o tipo mais comum, e você encontrar esse aquecedor instalado em chuveiros elétricos e torneiras, por exemplo. Nesses aquecedores não é preciso tubulação com água quente: isso quer dizer que a instalação é mais prática e você vai encontrar modelos com um preço menor do que muitos aquecedores a gás.

Aquecedor elétrico de acumulação:

Também conhecidos como boilers, eles se parecem com os aquecedores a gás de acumulação (como se fossem grandes cilindros). Resistências elétricas no interior do aquecedor esquentam a água de um modo rápido. Pela quantidade, o aquecedor elétrico de acumulação é capaz de oferecer água quente para vários pontos.

Uma das vantagens do boiler é que esse tipo de aquecedor de água tem bom controle do volume e temperatura da água. Como você sabe, no caso do chuveiro elétrico, é necessário controlar a abertura do chuveiro para aumentar ou diminuir a temperatura da água.

Outro ponto positivo do aquecedor elétrico de acumulação é a diversidade de modelos. Você pode encontrar tanto boilers horizontais quanto verticais, facilitando a sua instalação, de acordo com o espaço disponível, seja uma casa ou mesmo prédios.

Sobre o custo de instalação, é preciso um investimento maior para instalar o boiler, se você for comparar com o chuveiro elétrico. Mas, a longo prazo, pode valer a pena, já que a energia elétrica usada para seu funcionamento é menor.

E não custa se lembrar disto: assim como qualquer aquecedor de água elétrico, observe o consumo de energia. Como o aquecedor de acumulação trabalha o tempo todo para deixar a água aquecida, isso quer dizer maior consumo de energia na sua casa.

Para ficar de olho na economia...

A gente aqui falou várias vezes sobre economia. Afinal, economizar no final do mês é algo sempre bem-vindo, né? Sendo assim, não se esqueça de verificar dois selos bem importantes. Nos modelos de aquecedores a gás, observe se o modelo conta com o Selo Conpet. Se for o Selo Conpet A, vai garantir mais economia. Já nos aquecedores elétricos, veja se ele oferece o Selo Procel, e aqui funciona da mesma maneira: com o Selo Procel A, mais econômico ele será.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!