Foto de sala de tv com sofá e aquecedor de ambiente portátil no chão

Como escolher aquecedor de ambiente?

Fique de olho nesse guia de compras e descubra tudo o que você precisa saber para escolher aquecedor de ambiente

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Saber como escolher aquecedor de ambiente pode não ser uma tarefa tão fácil, afinal, mesmo nas partes mais frias do Brasil, não temos temperaturas extremamente baixas durante o ano todo. Apesar disso, estar preparado para o frio é essencial para não ser pego de surpresa. O aquecedor de ambiente é o eletrodoméstico responsável por aumentar a temperatura e deixar tudo mais quentinho e confortável. Existem várias opções para diferentes necessidades: é possível encontrar aquecedor de ambiente portátil, a gás, elétrico, a óleo e até ar-condicionado com aquecedor. Mas como escolher o modelo ideal?

Pensando nisso, fizemos esse guia de compras para te ajudar a entender e achar o modelo mais indicado. Aqui, vamos falar apenas dos aquecedores tradicionais. Você vai descobrir os tipos de alimentação, funcionamento e o custo-benefício de ter esse aparelho. Então não perde tempo, vem descobrir como escolher aquecedor de ambiente sem errar!

Confira sete opções e descubra qual é o melhor aquecedor de ambiente para comprar esse ano!

Foto de aquecedor de ambiente portátil na sala com mulher e gato ao fundo
Saiba como escolher o melhor aquecedor de ambientes para você! (Foto: Shutterstock)

Quais são os tipos de alimentação do aquecedor de ambientes?

Como existem opções diferentes e ideais para cada tipo de ambiente, a escolha do modelo de aquecedor para a sua casa precisa ser feita de acordo com o tamanho do cômodo e o quanto é preciso aquecê-lo. No mercado, você encontra três tipos principais de aquecedor de ambientes: a gás, elétrico e a óleo.

Aquecedor a gás

O aquecedor a gás é um modelo grande e pesado que funciona conectado a um botijão e trabalha por queima de gás GLP. Além disso, esse modelo conta com um termostato automático para ligar e desligar o aquecedor e manter a temperatura constante. O aquecedor de ambiente a gás é uma opção mais robusta e indicado para ser usado em espaços amplos e abertos, já que proporciona troca de calor com o ambiente. Ele é ideal para estabelecimentos comerciais como restaurantes e lanchonetes e locais que tenham espaço de ventilação para evitar incêndios.

Aquecedor elétrico

O aquecedor elétrico de ambiente é uma opção segura para usar dentro de casa. Ele aquece por meio de resistência, portanto, basta estar ligado á tomada para funcionar. Esse modelo tem fontes diferentes de irradiação de calor, assim, é possível encontrar aquecedor de ambiente termoventilador, halógeno e cerâmico.

O aquecedor termoventilador funciona por meio de uma resistência e espalha o calor com o uso de hélices, assim como um ventilador. Esse modelo tem a vantagem de ser bem leve, mas produz mais ruído e tende a deixar o ambiente mais seco.

O halógeno aquece o ambiente por meio de lâmpadas incandescentes que, geralmente, são protegidas por grades. Por fim, o modelo cerâmico é, também, uma opção elétrica. A diferença é que a sua grade é de cerâmica, o que garante que a transferência de calor seja mais rápida e uniforme.

Apesar de ter funcionamento elétrico e não comprometer a qualidade do ar do ambiente, ainda é preciso ter cuidado com o risco de queimaduras e incêndio ao usar o aquecedor de ambientes. Por isso, é sempre indicado manter crianças e animais de estimação afastados de aparelhos que emitem calor.

Aquecedor a óleo

O aquecedor a óleo é um dos mais seguros para usar em casa. Ele troca calor com o ambiente ao esquentar o óleo que fica em seu interior, ou seja: ele não fica exposto e nem precisa ser trocado com o tempo. Ele é indicado para quem tem problemas respiratórios, já que não resseca o ambiente. Ainda assim, um ponto que vale ser levado em consideração é que o modelo a óleo consome mais energia.

Quer conhecer mais sobre um modelo desse tipo? Veja o review do aquecedor a óleo EOS Comfort Heat!

Aquecedor portátil ou convencional?

Imagem de mulher jovem na sala se aquecendo com um aquecedor de ambiente portátil
Portátil ou convencional? O melhor modelo de aquecedor de ambiente é o que atende às suas necessidades. Conheça cada um deles e veja mais opções! (Foto: Shutterstock)

Depois de entender cada tipo de funcionamento, é preciso avaliar qual aquecedor atende a sua necessidade entre o portátil e o de parede. O portátil oferece mais mobilidade, enquanto o convencional precisa ser instalado e fixado em um só cômodo. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Aquecedor portátil é bom? Veja os melhores modelos de aquecedor portátil termoventilação e halógenos para você escapar dos dias mais frios!

Aquecedor Portátil

Para quem procura mais mobilidade para transportar o aparelho para outros cômodos, o aquecedor portátil é a melhor opção. Esse modelo é leve e, geralmente, conta com alças de transporte. Além disso, alguns modelos são bem silenciosos. Diferente do modelo convencional, o aquecedor portátil é bastante prático, pois só precisa de uma tomada para funcionar. Além disso, o aparelho permite mobilidade de transporte para outros ambientes da casa e até para levar em viagens.

Mesmo com o preço mais em conta, ao escolher esse tipo de aquecedor é importante observar a capacidade, consumo e produção de barulho decorrente do tipo de funcionamento do aparelho.

Aquecedor convencional

O aquecedor convencional, ou de parede, funciona praticamente como um aparelho de ar-condicionado. Essa opção costuma ter funcionamento por resistência e precisa ser instalado em apenas um ambiente, assim, não é possível transportá-lo para outro cômodo. Em contrapartida, diferente do aquecedor portátil, o modelo de parede pode ser a melhor opção para regiões que atingem temperaturas muito baixas por um período mais extenso. O modelo também é ideal para ser instalado em ambientes maiores, como restaurantes e cafeterias. Além disso, o aquecedor de ambiente convencional, geralmente, vem com controle remoto.

Manutenção

Além de saber como escolher aquecedor de ambiente, é importante entender um pouco sobre a manutenção do aparelho. Ela é essencial para garantir a durabilidade e prolongar a vida útil do aquecedor. Cada tipo de aquecedor precisa de uma manutenção específica, afinal, possuem funcionamentos diferentes.

O aquecedor a gás, precisa passar por inspeção para evitar vazamentos. No caso do aquecedor elétrico de ambiente, a indicação é estar atento ao desempenho e observar os possíveis sinais de sobrecarga da rede. A mesma observação vale para aquecedor a óleo: não é preciso trocar ou reabastecer o óleo que fica no interior do aparelho, basta estar atento à voltagem da tomada e nunca ligar o aquecedor em cima de superfícies molhadas ou cobri-lo durante o uso.

Quer analisar modelos de uma marca específica? Veja os principais modelos de aquecedor de ambiente Mondial!

Aquecedor de ambiente faz barulho?

O tipo de aquecedor e seu funcionamento pode influenciar no barulho que o aparelho produz. O aquecedor de ambiente termoventilador, por exemplo, costuma ser mais ruidoso, já que funciona como um ventilador. O aquecedor a óleo, por sua vez, é bastante silencioso.

Porém, em termos de aparelhos climatizadores, o barulho é um ponto subjetivo, afinal, o que pode ser um incômodo para alguns, para outros é um aspecto agradável e indispensável. Antes de comprar, vale checar os comentários de quem já tem o aparelho e, também, a classificação do aparelho no Selo Ruído, do Inmetro.

Custo-benefício do aquecedor de ambiente

Os fatores que determinam o preço do aquecedor de ambiente são o tipo de funcionamento, a potência e seu modelo. O aquecedor a gás, por exemplo, costuma ser mais caro que as opções elétricas halógenas, como o incandescente e o de cerâmica. Em contrapartida, o aquecedor incandescente consome mais energia elétrica. Por isso, é preciso avaliar a sua necessidade e colocar todos os pontos principais na balança antes de fazer a escolha. Mas, levando em consideração os benefícios e o conforto que esse tipo de aparelho proporciona, de modo geral, os principais modelos de aquecedor de ambiente têm bom custo-benefício.