Ar condicionado portátil é bom?

Quer saber se um ar condicionado portátil vale a pena? Então, está no lugar certo! Veja os prós e contras do aparelho.

Maria Paula BrunoEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Um dos motivos mais comuns para pensar em comprar um ar-condicionado portátil é quando o prédio não permite a instalação por conta da fachada ou por regras de condomínio. Prédios antigos ou casas pré-projetadas também podem sofrer essa limitação.

Se, por conta desses ou outros impedimentos, você está em busca de uma opção mais prática, os ar condicionados portáteis com certeza já apareceram como alternativa. Para te ajudar a descobrir se o, tão falado, ar condicionado portátil é bom de fato, preparamos esse artigo com os prós e contras do aparelho. Confere aqui!

Se tiver com outras dúvidas, talvez esse te ajude: Como escolher ar-condicionado com a capacidade certa?

O ar condicionado portátil é bom?

Mas, então, o ar condicionado portátil é bom? Na verdade, a praticidade é o maior ponto positivo. Basta um espaço em casa e na janela para o funcionamento. Além disso, a mobilidade também é bastante atraente e alguns contam até com rodinhas para facilitar o deslocamento.

Em relação à eficiência, um ar condicionado portátil costuma ter entre 9.000 e 12.000 btus. Comparando com modelos de janela ou split, tem menor capacidade de refrigeração. Além disso, produz calor com o funcionamento. Como normalmente é usado em ambientes menores, a refrigeração terá que dar conta de equilibrar o próprio calor gerado com a troca com o ambiente.

Instalar um ar condicionado portátil é bom e mais fácil em janelas de correr. (Imagem:Divulgação/Consul)
Instalar um ar condicionado portátil é bom e mais fácil em janelas de correr. (Imagem:Divulgação/Consul)

Porém, existem pontos negativos: apesar de ser prático, os tubos do ar condicionado são curtos. Ou seja, ele vai precisar ficar perto de uma janela. Vale lembrar, também, que a mangueira fica exposta e é circular. Então, se sua janela for de abertura vertical, já é um problema, pois vedar a régua vai ser complicado. O peso também costuma enganar. Alguns modelos chegam até 30kg prejudicando, assim, o transporte.

Quer descobrir como calcular a potência ideal para seu quarto? Veja aqui: Ar-condicionado para quarto: veja como calcular a potência certa

Como instalar um ar condicionado portátil?

Ar condicionado portátil e mangueira de exaustão acoplada na régua. (Imagem:Divulgação/Electrolux)
Ar condicionado portátil e mangueira de exaustão acoplada na régua. (Imagem:Divulgação/Electrolux)

A instalação do ar condicionado portátil costuma ser o maior ponto positivo do aparelho por não demandar a quebra de parede. Na compra do aparelho, algumas peças costumam vir o acompanhando e são essenciais para o processo de instalação. São elas: a régua (superfície acoplada no vão da janela para saída da mangueira), o conector e a mangueira/tubo de exaustão. O passo a passo é simples:

  • Separe um vão na abertura da sua janela;
  • Encaixe a régua com cuidado para que a vedação seja total;
  • Com o tubo encaixado no aparelho, rosqueie o conector na outra ponta;
  • Encaixe-o no espaço vazado existente na régua e pronto!

Se você perdeu a régua com o tempo ou o seu ar condicionado portátil veio sem, há também a possibilidade de fazê-la em casa. Uma lâmina de PVC recortada cumpre bem a função. Faça a medição com cuidado: corte-a no tamanho do vão da janela e, depois, no tamanho da saída do conector. Simples assim!

Afinal, o ar condicionado portátil vale a pena?

Bom, em relação ao preço de um ar condicionado portátil, a média é entre R$ 2.000 e R$ 3.000 reais. É possível encontrar modelos split com mais btus por um preço similar. Então, o gasto compensa quando evita obras para instalação. Já na capacidade, se o ambiente for pequeno e a janela tiver abertura que possibilite o encaixe, é interessante. Mas, lembre-se: se houver mudança de local, precisará ser instalado novamente e depende da vasão de ar.

A durabilidade costuma ser boa, porém como a exposição é grande, pode apresentar alguns defeitos com o tempo. O mais comum é o vazamento de água por conta do condensador. Os aparelhos possuem um reservatório interno para armazenar a água gerada no uso. É preciso trocá-la periodicamente. Caso haja algum problema, os vazamentos ocorrem.

Finalmente, se quebrar um buraco na parede ou ter um aparelho na fachada do seu prédio for realmente inviável, o ar condicionado portátil vale a pena. Ele cumpre a função, consegue refrigerar os espaços e, de fato, é uma solução bem mais rápida que as convencionais.

Prós:

  • Rápida instalação;
  • Melhor mobilidade;
  • Sem partes do aparelho para fora do apartamento.

Contras:

  • Ainda depende das janelas;
  • O barulho costuma ser alto;
  • Menor capacidade de refrigeração que um aparelho convencional;
  • Tubulação exposta e curta;
  • Reservatório pequeno para o armazenamento de água.

Dê um Zoom no nosso canal no Youtube:

Leia também: