Logo Buscapé
Logo Buscapé

Um dos motivos mais comuns para pensar em comprar um ar-condicionado portátil é quando o prédio não permite a instalação por conta da fachada ou por regras de condomínio. Prédios antigos ou casas pré-projetadas também podem sofrer essa limitação.

Se, por conta desses ou outros impedimentos, você está em busca de uma opção mais prática, os aparelhos de ar condicionado portáteis com certeza já apareceram como alternativa. Para te ajudar a descobrir se o ar condicionado portátil é bom de fato, preparamos esse artigo com os prós e contras do aparelho. Confere aqui!

A capacidade é uma das características mais importantes para levar em consideração na hora de comprar um ar-condicionado: descubra como escolher a ideal aqui!

O ar condicionado portátil é bom?

No fim das contas, para descobrir se o ar condicionado vale a pena, você vai precisar analisar as características dele para saber se elas são ou não compatíveis com as suas necessidades. A praticidade, por exemplo, é o maior ponto positivo do aparelho que só pede um espaço em casa e na janela para o funcionamento. Além disso, a mobilidade também é bastante atraente e algumas versões contam até com rodinhas para facilitar o deslocamento.

Em relação à eficiência, um ar condicionado de chão costuma ter entre 9.000 e 12.000 btus. Em comparação com modelos de janela ou split, ele tem menor capacidade de refrigeração e deve ser usado em ambientes pequenos e médios. Além disso, o ar condicionado portátil produz calor com o funcionamento, mas dá conta de equilibrar esse calor na troca com o ambiente.

Instalar um ar condicionado portátil é bom e mais fácil em janelas de correr. (Imagem: Divulgação/Consul)

Porém, existem pontos negativos no ar condicionado portátil: apesar de ser prático, seus tubo são curtos. Ou seja, ele vai precisar ficar perto de uma janela. Vale lembrar, também, que a mangueira fica exposta e é circular. Então, se sua janela for de abertura vertical, vedar a régua vai ser complicado. O peso também costuma enganar: alguns modelos chegam até 30kg prejudicando, assim, o transporte.

Vai colocar o ar condicionado de chão no quarto? Veja dicas veja como calcular a potência certa nessa matéria!

Como instalar um ar condicionado portátil?

Ar condicionado portátil e mangueira de exaustão acoplada na régua. (Imagem: Divulgação/Electrolux)

A instalação do ar condicionado de chão costuma ser o maior ponto positivo do aparelho por não demandar a quebra de parede. As peças que são essenciais para o processo de instalação costumam vir junto da embalagem quando você compra. São elas: a régua (superfície acoplada no vão da janela para saída da mangueira), o conector e a mangueira/tubo de exaustão. O passo a passo é simples:

  • Separe um vão na abertura da sua janela;
  • Encaixe a régua com cuidado para que a vedação seja total;
  • Com o tubo encaixado no aparelho, rosqueie o conector na outra ponta;
  • Encaixe-o no espaço vazado existente na régua e pronto!

Se você perdeu a régua com o tempo ou o seu ar condicionado portátil veio sem, há também a possibilidade de fazê-la em casa. Uma lâmina de PVC recortada cumpre bem a função. Faça a medição com cuidado: corte-a no tamanho do vão da janela e, depois, recorte o tamanho da saída do conector. Simples assim!

Decidiu comprar? Dá uma olhada nos melhores modelos de ar condicionado portátil para 2021!

Afinal, o ar condicionado portátil vale a pena?

Em relação ao preço, o ar condicionado portátil varia bastante: existem modelos na faixa de R$1600,00 enquanto outros passam dos R$4000,00. É possível encontrar modelos split com mais BTUs por um preço similar, mas vale lembrar que a instalação deles deve ser feita por um profissional e tende a ser cara.

No que se trata da capacidade, se o ambiente de instalação for pequeno e a janela tiver abertura que possibilite o encaixe, o ar condicionado portátil é interessante. Mas, lembre-se: se houver mudança de local, ele precisará ser instalado novamente e, nesse caso, o tamanho do cômodo deve ser compatível com a quantidade de BTUs do aparelho.

A durabilidade dos diferentes modelos de ar condicionado de chão costuma ser boa, mas como sua exposição é grande, ele pode apresentar alguns defeitos com o tempo. O mais comum é o vazamento de água por conta do condensador. Os aparelhos possuem um reservatório interno para armazenar a água gerada no uso e ele precisa ser esvaziado periodicamente para evitar esse tipo de problema.  

Finalmente, se quebrar um buraco na parede ou ter um aparelho na fachada do seu prédio for realmente inviável, o ar condicionado de chão vale a pena. Ele cumpre a função, consegue refrigerar os espaços e, de fato, é uma solução bem mais rápida que as convencionais.

Prós:

  • Rápida instalação;
  • Melhor mobilidade;
  • Sem partes do aparelho para fora.

Contras:

  • Ainda depende das janelas;
  • O barulho costuma ser alto;
  • Menor capacidade de refrigeração que um aparelho convencional;
  • Tubulação exposta e curta;
  • Reservatório pequeno para o armazenamento de água.

Dá um Busca no nosso canal no Youtube:

Leia Mais:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!