Ar-condicionado TCL Elite Series é bom? Veja análise completa

Confira a análise completa da linha de ar-condicionado TCL Elite Series

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

O ar-condicionado TCL Elite Series vale a pena para quem quer um bom aparelho sem gastar muito. Ele é uma boa opção de compra porque apresenta recursos modernos, facilidade de uso e tecnologias que favorecem o meio-ambiente e reduzem o consumo de energia, com um preço bem em conta.

Esse aparelho tem modos econômico e silencioso, função Não Perturbe e ainda 2 anos de garantia para deixar você sem preocupações caso o aparelho apresente algum problema. A falta de outros recursos pode incomodar quem busca mais tecnologia, como a inteligência artificial. Mas, essas funções normalmente encarecem o produto, então quem deseja um ar-condicionado split sem precisar gastar muito, o TCL Elite Series é uma ótima opção.

Nós aqui do Zoom preparamos uma análise de ficha técnica com todos os detalhes para te ajudar a entender se esse ar-condicionado é o ideal para você. Confira!

Quer saber como escolher ar-condicionado com a capacidade certa? Confira nossas dicas!

Ar condicionado TCL Elite Series tem ótimos recursos (Foto: Divulgação/TCL)
Ar condicionado TCL Elite Series tem ótimos recursos (Foto: Divulgação/TCL)

Pontos fortes:

  • Modo Ecológico
  • Modo Silencioso
  • Função Não Perturbe
  • Motor Turbo
  • Dreno Bilateral
  • 2 anos de garantia de fábrica
  • Modelos inverter

Pontos fracos:

  • Não vem com comando de voz

Ficha técnica do ar-condicionado TCL Series Elite:

  • Quantidade de BTUs: 9.000, 12.000, 18.000 ou 24.000 nas versões frio, quente/frio e inverter
  • Tipo de aparelho: Split
  • Ideal para ambientes de: de 12 m² a 40 m² (dependendo da quantidade de BTUs)
  • Tipo de ciclo: Frio e Quente-frio
  • Voltagem: 220 V
  • Inverter: Alguns modelos sim
  • Inteligente (compatível com assistentes virtuais): Não
  • Selo Procel A em eficiente energética: Sim
Aparelho conta com versões de 9.000, 12.000, 18.000 ou 24.000 BTUs (Foto: Divulgação/TCL)
Aparelho conta com versões de 9.000, 12.000, 18.000 ou 24.000 BTUs (Foto: Divulgação/TCL)

Design

Aparelhos da linha Elite Series são split, ou seja, mais silenciosos

Em primeiro lugar, os aparelhos de ar-condicionado TCL Elite Series são modelos split, aqueles que ficam (em geral) na parte superior dos ambientes e que contam com duas unidades: a condensadora, que fica na parte externa do ambiente, e a evaporadora, que fica dentro do cômodo.

É importante ficar atento que esse tipo de aparelho necessita de espaço e de instalação um pouco mais complexa, pois a parte do ar que fica localizada internamente no ambiente precisa estar conectada à que fica do lado de fora.

O aparelho é discreto, com apenas um visor na parte da frente. O display exibe a temperatura e, em caso de erro, mostra um código relacionado ao problema. Há ainda um modo Mute, que reduz o ruído do funcionamento. Segundo a TLC, o barulho é inferior ao de um modelo normal portátil.

Ciclos

TCL Elite Series pode ser encontrado no ciclo frio e quente/frio

A série TCL Elite Series chega em três versões: ciclo frio, quente/frio e inverter frio, e cada um deles com 4 produtos de diferentes capacidades e indicados para tipos de uso e ambientes específicos, por isso é interessante ficar ligado em qual você realmente precisa.

O modelo com ciclo frio, por exemplo, é ideal para locais onde faz muito calor principalmente no verão, enquanto os modelos quente/frio são ótimos para localidades que também tenham um frio mais intenso, pois também são capazes de esquentar o ambiente. Agora, se você utiliza muito um ar-condicionado o ideal mesmo é apostar nos inverter - se você optar pela versão quente/frio, saiba que ela já vem com essa tecnologia.

Modelos inverter são mais econômicos pois conseguem refrigerar o ambiente de forma constante, sem ter picos durante o funcionamento, como acontece com os aparelhos não inverter. Além disso, eles também são considerados modelos mais silenciosos.

Quando falamos dos modelos de ciclo quente/frio, que também chegam com a tecnologia inverter, eles são capazes de chegar até 18℃ de temperatura em apenas 30 segundos, ou aumentar para 40℃ em apenas 60 segundos, de acordo com a fabricante.

Além disso, a TCL afirma que traz um sistema inovador nesses aparelhos, que faz com que o ar frio seja direcionado para a parte de cima do ambiente, enquanto o ar quente é soprado para baixo, dando uma sensação de mais imersiva, estilo "cobertor". Dessa forma, é possível que o ar seja distribuído de maneira mais uniforme no ambiente.

Não sabe o que é ar-condicionado inverter? A gente explica mais sobre essa tecnologia.

BTUs

TCL Elite Series chegam com 9.000, 12.000, 128.000 e 24.000 BTUs

Se você não conhece o termo, a sigla BTU significa “British Thermal Unit” (unidade termal britânica) e representa a potência do ar-condicionado. Quanto maior o ambiente a ser refrigerado, maior deve ser a quantidade de BTUs do aparelho.

Os modelos TCL Elite Series são de:

  • 9.000 BTUs, ideias para ambientes entre 12 e 15 m²;
  • 12.000 BTUs, ideias para ambientes entre 15 e 20 m²;
  • 18.000 BTUs, ideias para ambientes entre 20 e 25 m²;
  • 24.000 BTUs, ideias para ambientes entre 30 e 40 m².

Por falar em BTUs, existem três versões desse ar-condicionado TCL e que possuem as mesmas quantidades de BTUs, são elas: os modelos de ciclo frio, os de quente/frio e os inverter - tecnologia que ajuda a economizar na conta de luz.

Com essa variedade, a TCL tem um leque com 12 modelos que podem atender a diversas necessidades, seja de quem precisa de um aparelho apenas para resfriar o ambiente, para quem quer também esquentar o local nos dias mais frios ou então que precisa economizar na conta de luz. Só é preciso ficar atento a um ponto aqui: os modelos com ciclo quente/frio e inverter costumam ser mais caros, pois trazem mais tecnologias.

Filtros

Ar-condicionado TCL avisa quando é hora de limpar os filtros

Manter os filtros sempre limpos é uma necessidade para que o ar no ambiente tenha melhor qualidade. O problema é esquecer de fazer a troca periodicamente, mas o TCL Elite Series dá uma força nessa hora. Após 500 horas de uso, um sinal é enviado pelo display lembrando o usuário que chegou a hora da limpeza do filtro. A TCL garante que a remoção, limpeza e reinstalação dos filtros pode ser feita sem grandes dificuldades.

Outro ponto bacana, mas que não conseguimos ver, é a presença de tubos de cobre no interior do aparelho. O material é mais durável e tem uma melhor eficiência de refrigeração.

Para garantir a eficiência do aparelho, confira aqui como limpar ar-condicionado da forma certa!

Extras

TCL Elite Series chega com alguns recursos que agilizam o dia a dia

Apesar de não ser um modelo de tecnologia de ponta, o ar-condicionado TCL Elite Series tem alguns recursos bem interessantes. Um deles é o I Set, que memoriza a configuração que o usuário considera ideal e a retoma com apenas um clique no controle remoto.

Função Eco aumenta a eficiência energética do aparelho (Foto: Divulgação/TCL)
Função Eco aumenta a eficiência energética do aparelho (Foto: Divulgação/TCL)

Há também o recurso iFell, um sensor no controle que mede a temperatura no ambiente e envia a informação para o aparelho regular o ar do ambiente. São ao todo 5 velocidades de resfriamento para que a temperatura se mantenha constante mesmo nos dias mais quentes.

Nos modos Ecológico e Dormir há redução de consumo de eletricidade, aumentando a eficiência energética do aparelho e ajudando a economizar na conta de luz.

Se você busca um aparelho mais potente e tecnológico, confira aqui a lista com os melhores aparelhos de ar-condicionado de 2021.

Custo-benefício

Vale a pena comprar esse ar-condicionado TCL?

A resposta para essa pergunta é sim, vale a pena! Apesar de não vir com muitos recursos tecnológicos, esse ar-condicionado TCL tem bom custo-benefício e atende bem às necessidades de quem procura um aparelho split para refrigerar o ambiente nos dias mais quentes do ano.

Confira as melhores ofertas para o ar-condicionado TCL com diferentes potências e tipos de ciclo

Ciclo frio:

Ciclo frio inverter:

Ciclo quente/frio:

Confira também nosso guia de compras com dicas de como escolher o ar-condicionado ideal para você.