Logo Buscapé
Logo Buscapé

No verão do Brasil, nada como ficar com o ar-condicionado ligado, principalmente quando se está em casa nos dias de folga. Aquela sensação de ficar o dia inteiro descansando no quarto geladinho é, de fato, maravilhosa! Mas o problema acaba aparecendo no fim do mês com o aumento da conta de luz. A boa notícia é que dá para reverter esse cenário e reduzir o valor da despesa sem deixar de ligar o ar.

Atitudes simples, como comprar um modelo de ar-condicionado econômico até limpar o aparelho com certa frequência podem fazer toda diferença no fim das contas, sabia? Dá só uma olhada nessas dicas de como economizar energia!

Limpe o seu ar-condicionado com frequência

Manter a limpeza do ar-condicionado em dia é uma maneira de melhorar a eficiência do aparelho. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A primeira regra para tornar o consumo do seu ar-condicionado ainda mais econômico é mantê-lo sempre limpo. Quando os filtros do ar estão sujos, eles impedem que o vento circule com mais facilidade, forçando o aparelho a trabalhar mais, o que acaba aumentando o consumo de energia elétrica. A recomendação neste caso é limpar o filtro todo o mês para tirar toda a poeira acumulada. Para isso, basta abrir a parte da frente do ar-condicionado e higienizar com uma escovinha. Outra técnica que vale para o modelo de janela/parede é lavar o filtro com água corrente, esponja e sabão. Depois é só esperar secar para colocar de volta.

Mantenha o ar-condicionado na temperatura média

Evite colocar a temperatura muito baixa, pois este é o pico de consumo de energia. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ficar de olho na temperatura do ar-condicionado está entre as dicas para economizar energia. Nos dias quentes, é um hábito colocar o ar na temperatura mais baixa, o problema é que o gasto na conta de luz acaba sendo bem maior. Por isso, o recomendado é manter o aparelho por volta dos 22°C e 24°C para refrigerar o ambiente gradativamente, sem afetar tanto o seu orçamento. Essa dica também vale para os dias que você quer usar o ar-condicionado no home office.

Antes de ligar o ar-condicionado, verifique se todas as portas e janelas estão bem fechadas

Evite o vazamento do ar gelado pelas janelas e portas. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ligar o ar-condicionado e esquecer a porta ou a janela do cômodo aberta é um descuido e tanto! Dessa forma o aparelho acaba trabalhando o dobro para gelar o ambiente novamente, gastando ainda mais energia. Por isso, antes de ligar o ar, certifique-se de que está tudo muito bem fechado.

Outra dica para economizar é investir em um ar-condicionado inverter.

Defina um horário para ligar o ar-condicionado

Escolha um período mais interessante para ligar o ar-condicionado. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Você também não precisa ficar com o ar-condicionado ligado o dia inteiro. Embora a vontade seja essa, é importante variar o uso do aparelho com os ventiladores, que gastam bem menos! Por isso, determine um horário para ligar o ar, que pode ser à noite na hora de dormir, por exemplo, quando o calor ameniza e, assim, o aparelho trabalhando bem menos para gelar o ambiente.

Se você pensa em comparar um ar-condicionado portátil, fique de olho nesses modelos!

Compre um ar-condicionado econômico

Se você ainda não investiu no seu ar-condicionado, ou está pensando em trocar o que já possui, o ideal é apostar num dos modelos mais econômicos - como os modelos inverter. Veja aqui uma lista dos melhores.

Confira essa lista e saiba qual o ar condicionado mais econômico!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!